O débito direto é uma forma prática e cómoda de pagar as faturas.
Registe-se em Serviços Online e adira ao pagamento através de débito direto, em alternativa, pode dirigir-se ao Balcão Único.
Neste espaço, poderá consultar as perguntas mais frequentes na interacção dos municipes com os serviços da Câmara Municipal de Lagoa. Seleccione a área que pretende consultar ou escreva o assunto a pesquisar:
Advertência: As FAQs pretendem disponibilizar ao cidadão informação relevante e de caráter geral. Não respondem a casos concretos, não se constituem como um aconselhamento jurídico, nem dispensam a consulta do texto legal sempre indicado, quando aplicável.
O débito direto é uma forma prática e cómoda de pagar as faturas.
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Em caso de avaria ou rotura nas condutas de abastecimento de água na via pública, solicitamos o contato direto e imediato com o piquete de àguas, através do telefone (+351) 964 423 244 ou pelo número (+351) 282 380 400.
A adesão à fatura por correio eletrónico permite a receção das faturas de forma mais rápida no seu correio eletrónico, permitindo aceder sempre que necessário, em qualquer hora e lugar, substituindo o arquivo em papel por um arquivo digital, uma vez que permite guardar os documentos em suporte digital.
Poderá aderir à fatura eletrónica pelos seguintes meios:
O Município de Lagoa dispõe de duas alternativas para a comunicação de leituras do seu contador de água:
A comunicação da leitura deverá ser efetuada até ao dia 15 de cada mês. As leituras fornecidas serão consideradas para efeitos de faturação se realizadas dentro das datas indicadas e, caso o Município de Lagoa não disponha de informação atualizada ou que indicie a incorreção da leitura comunicada.
Os utilizadores que disponham de título válido para a ocupação de um imóvel podem solicitar a contratualização dos serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos sempre que os mesmos se considerem disponíveis.
O título válido tanto pode resultar da compra do imóvel, arrendamento ou de outro documento que legitime a ocupação do imóvel, nomeadamente de usufruto ou comodato.
Pode solicitar a contratualização através das seguintes formas:
Através dos serviços online do Município;
Através do Balcão Único;
Através dos Balcões descentralizados nas Juntas de Freguesia.
Sim, o Regulamento Municipal do Serviço de Abastecimento Público de Água do Município de Lagoa aprovado, e em vigor desde o dia 21 de novembro de 2015, prevê a tarifa social para a água que, consiste na isenção das tarifas de disponibilidade e na aplicação ao consumo total do utilizador doméstico da tarifa variável do primeiro escalão, até ao limite mensal de 15 m³, e tem a duração de 1 ano, podendo ser renovado.
Este tarifário é aplicável aos utilizadores finais em situação de carência económica comprovada pelo sistema da segurança social, aplicando-se aos utilizadores domésticos que beneficiem de, pelo menos, uma das seguintes prestações sociais:
Para solicitar o seu tarifário social, deve registar-se nos serviços online ou em alternativa no balcão único.
Os tarifários e regulamentos poderão ser consultados no nosso site, na página "Gestão Autárquica".
Os utilizadores podem denunciar a todo o tempo os contratos de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas ou de recolha de resíduos urbanos que tenham celebrado por motivo de desocupação do local de consumo, desde que o comuniquem por escrito à entidade gestora, indicando a leitura final, e facultando nova morada e contacto, para caso exista necessidade de envio de fatura ou devolução de créditos.
O utilizador deve facultar o acesso ao instrumento de medição nos 15 dias subsequentes ao pedido de desligação, sendo que nos casos em que não seja possível aceder, por motivo imputável ao consumidor, continua o mesmo responsável pelos encargos entretanto decorrentes do contrato.
Para o efeito poderá efetuar o pedido pelos Serviços Online ou em alternativa, pode dirigir-se ao Balcão Único.