- Início
- Viver
- Cultura e Cidadania
- Igualdade de Género e Cidadania
- PMIND - Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação
- Agenda Local para a Igualdade
Agenda Local para a Igualdade
O Município de Lagoa tem por objetivo assinalar datas importantes através de atividades diversas com a definição da Agenda local anual para a Igualdade e Cidadania de Lagoa em parceria com os agentes locais.
A Agenda local para a Igualdade espelha o compromisso do Município de Lagoa com todos e todas as lagoenses, ambicionando que as atividades desenvolvidas possam garantir uma maior sensibilização, igualdade e diversidade de ação e intervenção quer na esfera pública como privada. É preponderante o envolvimento de toda a organização, bem como dos agentes externos, como as escolas, as empresas e as entidades de caráter solidário, que intervêm ao nível desportivo, recreativo, educativo e humanitário, para a concretização de atividades diferenciadas nestas matérias.
2022
Dia Internacional da mulher |8 de março
Assinalou-se o Dia Internacional da Mulher, data que as Nações Unidas, começou a celebrar a 8 de março, o qual simboliza a vontade de promover a igualdade entre mulheres e homens a todos os níveis da vida cívica, política, económica, social e cultural. O dia em Lagoa ficou marcado com a abertura do período de candidaturas da 3ª Edição do Prémio Maria Barroso – 2022/2023 e a Campanha Rostos da Igualdade em Lagoa.
- Abertura das Candidaturas ao Prémio Maria Barroso 2022/2023
- Música Rostos da Igualdade
- Vereadora Ana Martins| Conciliação e Vida Política
- Fábio Rebelo| Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal
- Mónica e Cândida| Calceteiras
- Leonora Nascimento| A Mulher no Desporto e na Proteção Civil
- Susana Valente| A Mulher na Informática
Dia Internacional para a eliminação da discriminação racial |21 de março
A apresentação do livro Dicionário da Invisibilidade e abertura da Exposição das Ilustrações de André Carrilho, decorreu no dia 21 de março, dia em que se celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, dia esse que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville.
Festa da Juventude |8, 9 e 10 de julho
Nos dias 08, 09 e 10 de julho realizou-se a Festa da Juventude no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa - Recinto da Fatacil.
Foram três dias e noites com muita animação de rua e atividades desportivas, diversos expositores e muita música, tendo como ponto alto as atuações de Filipe Sambado e Luís Severo, Ivo Lucas e Pedro Mafama.
Os artistas locais também se fizeram ouvir com as participações de Black Puzzle e The Search. Os três dias foram recheados de atividades que diversas associações trouxeram até à Festa da Juventude e as noites terminaram ao som dos Djs Wilson Mausão e Likotta.
Desdobrável Festa da Juventude
Dia Municipal para a Igualdade | 24 de outubro
O Município de Lagoa aderiu mais uma vez às comemorações nacionais do Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro), que decorreu ao longo do mês de outubro, com o objetivo de promover, sensibilizar e explorar junto de diversos públicos, os diferentes contextos sobre a igualdade de direitos e oportunidades, a complexidade da relação entre género e migração, a discriminação e o preconceito no papel da mulher em contexto familiar e no trabalho.
As atividades comemorativas iniciaram-se na primeira semana de outubro com a visita do executivo da câmara municipal aos alunos/as do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário do concelho, nos dias 3, 12 e 17 de outubro com o objetivo de promover uma cidadania participativa na comunidade mais jovem, contando com a participação de mais de 900 estudantes e professores/as.
No dia 12 e 19 de outubro a CPCJ de Lagoa promoveu uma formação intitulada de “Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens” para os coordenadores do agrupamento escolar do AERA.
No dia 24 de outubro realizou-se uma atividade denominada por “Degraus para Igualdade” através de uma intervenção de arte urbana. No Convento de São José e na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues é possível vislumbrar alguns dados estatísticos que revelam a desigualdade ainda patente entre homens e mulheres no concelho de Lagoa. Neste mesmo dia, pelas 14 horas, cerca 70 alunos/as do ensino secundário puderam assistir à peça de teatro SAMOTRACIAS, no Auditório Carlos do Carmo, com o intuito de demonstrar as dificuldades que as pessoas migrantes ultrapassam ao longo das suas viagens.
A semana terminou com uma sessão de formação, no dia 26 de outubro, para os colaboradores/as da Câmara Municipal de Lagoa e Associações, com uma componente humorística e prática sobre as questões da desigualdade e violência de género e, ainda, com as XI Jornadas d´O Companheiro, intituladas “Percursos em Liberdade: o tempo não apaga…” que reuniu técnicos de demais áreas de especialidade da justiça e de diferentes inserções institucionais.