- Início
- Viver
- Ação Social e Educação
- CPCJ Lagoa
- Iniciativas
Iniciativas
-
Convenção Sobre os Direitos das Crianças
A 20 de novembro de 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança e no mesmo dia, em 1989, a Assembleia adotou por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC). O documento foi ratificado em 1990, inclusive por Portugal ( https://www.cnpdpcj.gov.pt/aniversario-da-convencao ).
A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.
Pela sua importância, a CPCJ de Lagoa, propõe anualmente, junto das entidades com competência em matéria de infância e juventude, assinalar esta efeméride através da divulgação da mensagem que a Convenção corporiza através da construção e exposição, pelas várias entidades, de estendais alusivos aos Direitos da Criança – Estendal dos Direitos, visando fazer-se ecoar a mensagem dos Direitos das Crianças.
-
Olimpíadas da Família
Esperamos pela tua família para uma manhã muito divertida!
O Dia Internacional da Família começou a ser celebrado, anualmente, a 15 de maio, desde 1994.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou, através da resolução 47/237, o dia 15 de maio, como o Dia Internacional da Família.
Pelo impacto e importância que as famílias têm nas crianças e nos jovens, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, em estreita articulação com o Município de Lagoa, lança o repto de se comemorar o mês de maio, enquanto mês da família, através da participação numa iniciativa pensada para trazê-las ao Estádio Municipal da Bela Vista, a fim de poderem desfrutar de uma manhã diferente em família.
Prevê-se que ao longo desta manhã existam vários jogos – desde os mais tradicionais aos mais contemporâneos – com vista a dar corpo à mensagem da efeméride.
Inscrições: https://forms.gle/h5p37u7Ktynx4jR57
13 de maio (sábado), das 10h às 12h, Estádio Municipal da Bela Vista (Parchal), inscrições gratuitas mas obrigatórias.
-
-
Olhar a Família
-
O Dia Internacional da Família começou a ser celebrado, desde 1994, anualmente, a 15 de maio.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou, através da resolução 47/237, o dia 15 de maio, como o Dia Internacional da Família.
Pelo impacto e importância que as famílias têm nas crianças e nos jovens, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, em estreita articulação com o Município de Lagoa, lança o repto de se comemorar o mês de maio, enquanto mês da família, através da realização de um encontro que prevê “Olhar a Família” sobre questões prementes para as mesmas, bem como, para quem junto destas intervém.
17 de maio, Auditório Carlos do Carmo (Lagoa)
Inscrições: https://tinyurl.com/y65tu5at
-
-
Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
-
“Serei o que me deres, que seja amor”, é o slogan desta campanha, que visa chamar a atenção da comunidade para a necessidade de todos prevenirmos e combatermos os maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas.
A origem da Campanha:
Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney), amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto, quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem, que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”, terá dito Bonnie W. Finney.
E porquê azul? Porque, apesar de ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas negras dos seus netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, passou por isso a ser uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A história que Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as laços azuis , em memória daqueles que morreram ou são vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos. É também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
-
-
Fevereiro - Mês dos Afetos
-
No âmbito da celebração do Mês dos namorados, a CPCJ de Lagoa em estreita articulação com a Câmara Municipal de Lagoa pretende assinalar a data, durante todo o mês de fevereiro, através da dinamização de um evento digital com algumas iniciativas de forma alertar para mensagem que a temática corporiza.
Um estudo recente sobre a violência no namoro demonstra que 53.1% dos inquiridos, já foram sujeitos a, pelo menos, um ato de violência no namoro, sendo que mais de metade são mulheres.
Face a esses valores, mais do que celebrar o dia de São Valentim, torna-se imperativo reforçar o que compreende o Amor.
Consciente da importância de despertar mentalidades com o intuito de por um fim aos números apresentados, a CPCJ de Lagoa mantendo a missão de promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens pretende sensibilizar para a necessidade de esclarecer e de os proteger num esforço coletivo para combater a violência no namoro.
A violência no namoro não é uma brincadeira
Campanha #NamorarNãoÉSerDon@
Campanha #NamorarSemViolência
-
Galeria de Videos
-
Mês dos AfetosMês dos Afetos