Nesta área poderá aceder a estudos ou estatísticas relativos ao Município de Lagoa, aos restantes municípios portugueses ou a aspetos da sociedade portuguesa que possam ser relevantes para os munícipes.
- Início
- Conhecer
- Concelho
- Território
- Economia
Economia
Lagoa é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Faro, região do Algarve, com cerca de 6000 habitantes.
É sede do município de Lagoa com 88,25 km² de área e 23 718 habitantes (censo de 2021), subdividido em 4 freguesias (União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, União de Freguesias de Estômbar e Parchal, Ferragudo e Porches). O município é limitado a norte e leste pelo município de Silves, a oeste por Portimão e a sul tem costa no Oceano Atlântico.
As potencialidades naturais desta região contribuíram decisivamente para actual estrutura económica assente nas seguintes atividades: agricultura, pesca, pequena indústria e turismo.
Lagoa é, atualmente, um dos mais importantes municípios turísticos do Algarve. São vários os fatores que contribuem para este reconhecimento, nomeadamente a oferta diversificada (a beleza das suas praias - apoiadas por magníficas unidades hoteleiras, os campos de golfe, o património cultural), a correta ocupação do solo em termos de ordenamento do território, a estabilidade social e a afabilidade das suas gentes.
Com uma renovada visão cultural, preconizada pela atividade turística, Lagoa acarinha inúmeras técnicas ancestrais, ligadas à olaria, à doçaria, com o intuito de as potenciar e valorizar como componente do produto turístico.
A comprovar esta dinamização está a grande mostra de artesanato, realizada anualmente no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa – FATACIL.
Alguns conjuntos patrimoniais têm vindo a ser alvo de iniciativas que visam torná-los espaços vivos de cultura, nomeadamente a Biblioteca Municipal e o Convento de São José – Centro Cultural da cidade de Lagoa - onde se leva a efeito espetáculos de vária ordem e origem, exposições, entre outras atividades. Por outro lado, há que referir também, as inúmeras atividades de âmbito cultural realizadas no Parque Municipal das Fontes, em Estômbar, ao longo do ano, nomeadamente teatro, danças e cantares tradicionais.
Por outro lado, há que referir também, as inúmeras actividades de âmbito cultural realizadas no Parque Municipal das Fontes, em Estômbar, ao longo do ano, nomeadamente teatro, danças e cantares tradicionais.
O grande desenvolvimento do município tem assentado numa estratégia de grande preocupação ambiental. Lagoa tem resistido à invasão do desordenamento, preservando a sua linha de costa e mantendo uma harmoniosa conjugação entre habitações antigas e modernas. Construção equilibrada, sem impacto ambiental, onde os edifícios de muitos pisos não têm lugar.
Nos últimos 15 anos, Lagoa registou um dos maiores índices de desenvolvimento económico suplantando todos os municípios da região algarvia. Hoje em dia, encontra-se dotado de inúmeros equipamentos na área da saúde, do ensino e educação, desporto, lazer e turismo.