Bullying
Uma em cada 3 crianças, em todo o mundo, é vítima de Bullying e só 5% das testemunhas defendem as vítimas. No último ano letivo, segundo os dados da PSP, houve um aumento das ocorrências em contexto escolar. Facto este que se tem vindo a registar nos últimos anos. De acordo com um estudo de 2017, citado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal aparece em 15º lugar na lista dos países mais atingidos por este flagelo.
Ciente desta realidade, o Município aposta, desde 2015, num projeto de prevenção do Bullying e de promoção das relações saudáveis entre pares. O projeto PortalB – Alertar para Ajudar – Uma Escola Feliz é o que se quer assenta na política de prevenção primária e abarca todos os ciclos de ensino, desde pré-escolar até secundário, pois está ciente que em cada ano letivo, em cada ciclo de estudos, existem contextos, dinâmicas e realidade específicas que merecem uma atenção redobrada.
Falar de Bullying não é falar de conflito, de zangas, de chatices, falar de Bullying é falar de um problema sério com consequências graves para todos/as os/as intervenientes, e pode deixar marcas no percurso escolar e na vida adulta também. Importa dar a conhecer o que é o Bullying, para que este não seja banalizado e impeça a sua real delimitação e intervenção e dotar todos os agentes educativos de estratégias de gestão de conflito, de treino da empatia, da aceitação da tolerância perante a diferença e, em caso de situação efetiva de Bullying, de formas de atuação. Por isso, para além de abranger todos os ciclos de estudo, integra todos os agentes educativos (alunos, encarregados de educação, docentes, assistentes operacionais).
- Consulta especializada (para crianças e jovens com dificuldade no relacionamento entre pares)
- Capacitação na resposta educativa face à violência escolar:
Oficinas para encarregados de educação;
Oficinas para pessoal docente;
Oficinas para pessoal não docente.
- Criação do grupo de voluntários das amizades
- Assessoria às turmas
- Dinamização do programa de competências sociais e emocionais Maria-Rapaz, Manel-Rapariga, em todas as turmas do 1º ano do 1º ciclo do município, com o objetivo de aumentar a empatia e tolerância.
- Seminário da Não Violência e Educação pela Paz
- Apresentação e distribuição do material de apoio à prevenção
Documentos: