- Início
- Viver
- Lagoa 250 Anos
- Apresentação
Apresentação
-
16 de janeiro de 1773 é uma data consagrada na história algarvia. Neste dia, por meio de carta régia, D. José redefinia as divisões administrativas da região e fazia nascer dois novos concelhos: Lagoa e Monchique. A ação reformista, saída do plano de modernização política e económica para o país gizado pelo Marquês de Pombal, eleva o “notável lugar de Lagoa” à condição de vila e sede do recém-criado município litorâneo.
O século XVIII foi importante para a definição do concelho de Lagoa, registando acontecimentos determinantes para a evolução da estrutura administrativa do Reino do Algarve. Desde a criação do concelho, a evolução geográfica de Lagoa foi sofrendo alterações nas delimitações, tendo localidades e freguesias integradas ou desagregadas e até permutadas com o concelho de Silves, ainda que algumas das mudanças tivessem sido efémeras ou ficado pelo papel.
Gradualmente, Lagoa foi consolidando a sua administração e economia. Os particularismos de cada uma das localidades concelhias, decorrentes das divergências que as circunstâncias do passado contrapuseram, mas que as gentes souberam atenuar em prol de um território uno, são características que enformam a identidade territorial e o sentimento de Ser Lagoense.
Ao longo de dois séculos e meio, as Gentes de Lagoa souberam manter e desenvolver o seu território administrativo.
Enlaçando o oceano com o rio, souberam prender um pedaço de terra, enriquecendo-o social, cultural e economicamente.
Comemorar os 250 anos de existência será orgulharmo-nos do Passado, ter consciência do Presente e sonhar com o Futuro.
Nestas comemorações vamos falar e disseminar o conhecimento do Passado e refletir sobre o Presente, mas também preparar a estratégia para as próximas décadas.
A consciência do presente, fortemente ancorada na nossa Identidade Lagoense, é o laço com que nos queremos prender ao Futuro e alinhar cada vez mais Lagoa com uma estratégia de Sustentabilidade assente em três grandes pilares: o ambiental, o social e de uma governação sustentada em princípios éticos e de gestão inteligente.
Lagoa é um território que recebe, que acolhe de braços abertos todas as pessoas.
O Município de Lagoa é hoje uma Pólis onde a Educação, a Democracia, os Direitos Humanos, a Cidadania e a Igualdade constroem-se todos os dias numa Cidade Educadora e Sustentável.
Desde 1773 somos Concelho de Lagoa.
Celebramos a terra, o rio e o mar que marcam este território.
Celebramos milhares de anos de ocupação humana que resultam na construção de uma paisagem única, onde o passado convive com o futuro, construindo-se, num presente diálogo com o Mundo.
Celebramos 250 anos de património e de identidade, a sonhar em criar um lugar único.
Um lugar onde nos Orgulhamos de Ser!
Em Ser Lagoa.
Luís Encarnação
Presidente da Câmara Municipal de Lagoa