- Início
- Viver
- Ação Social e Educação
- Educação
- Aprender +
Aprender +
Estamos perante um mundo que se encontra a sofrer mudanças tão rápidas que se torna fundamental que as próprias escolas, currículos e pedagogias reflitam e acompanhem essa dinâmica. Neste sentido, os atores-chave educativos, desde o governo, autarquias, direções escolares, até aos professores que trabalham nas escolas, procuram frequentemente na inovação novas respostas para problemas antigos.
A Câmara Municipal de Lagoa, sensível e alerta para estas mudanças, e confrontada com as necessidades emergentes do concelho, abriu as portas do município para uma intervenção conjunta entre as áreas da educação, arquitetura e engenharia, rumo ao desenvolvimento e implementação de uma Escola Aprender+, promotora de sucesso e de qualidade das aprendizagens de todos os alunos, num ambiente inovador, flexível, autónomo e inclusivo.
Missão
O projeto Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores, surge como proposta de investigação-ação-intervenção, cujo objetivo central se prende com a promoção do sucesso de todos com todos, através do desenvolvimento de uma cultura de autonomia, flexibilidade e inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e do município.
Considerando o papel que a tecnologia e as ferramentas digitais gradualmente vão desempenhando no quotidiano escolar e das comunidades, este projeto alia o desafio tecnológico ao pedagógico, potenciando o desenvolvimento de uma escola “transformadora” desde a estratégia até à metodologia.
Com quem?
O projeto “Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores” irá ser desenvolvido com toda a comunidade educativa do Concelho de Lagoa.
Como?
Parceria com a Universidade do Algarve
Procedeu-se à contratação de uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve, cuja missão central se prende com o proporcionar de apoio técnico-científico na construção do projeto “Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores” no Agrupamento Escolas do Rio Arade, mais especificamente a Escola Básica da Mexilhoeira da Carregação (Lagoa), nomeadamente:
- Oferecer dinâmicas de formação contínua aos docentes envolvidos no projeto (ciclo de conferências temáticas, oficinas de formação, supervisão e acompanhamento);
- Reunir esforços no sentido de envolver toda a comunidade educativa no desenvolvimento do projeto;
- Produzir recomendações que ajudem a perspetivar ações futuras;
- Proporcionar momentos de reflexão e partilha de experiências do projeto pelas comunidades educativas regional, nacional e internacional.
A assinatura do protocolo entre a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Lagoa decorreu no passado dia 6 de dezembro de 2018.
Ação
Assim, numa ótica multi e interdisciplinar, desenvolveu-se um conjunto de linhas orientadoras a desenvolver entre a equipa da Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Lagoa, e o Agrupamento de Escolas de Rio Arade, no âmbito do Projeto Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores, cujas ações consistirão em:
- Consultoria & Assessoria
- Apoio na formulação e operacionalização das guidelines do projeto “Escola Aprender+” no Projeto Educativo do Agrupamento e na Carta Educativa do Município;
- Consultoria e assessoria na organização dos espaços e equipamentos (e.g., hardware) de aprendizagem.
Supervisão & Acompanhamento:
- Diagnóstico das necessidades de formação dos professores e educadores da escola-alvo;
- Organização de uma proposta de formação dirigida a vários destinatários (e.g., professores, educadores, funcionários, pais) de modo a preparar/capacitar para o processo de promoção de ambientes inovadores de aprendizagem.