- Início
- Conhecer
- Concelho
- A nossa terra…
- A Palavra "Lagoa"
A Palavra 'Lagoa'
O topónimo Lagoa tem origem nas características do seu território. Pelo menos até à Idade Média existia, a leste da atual cidade, um ecossistema lagunar que foi assoreando. A drenagem dos terrenos por ação humana ter-se-á iniciado nos séc. XII-XIII, sob o domínio islâmico, intensificando-se a partir do séc. XVI para exploração agrícola, conforme documentam as memórias de Frei João de São José:
“…A vila chamada Alagoa (…) tomou o nome de ûa grande alagoa de água empoçada que tinha diante si, a qual se vazou e enxugou depois por certar abertas que lhe fizeram em torno (…) não sem grande industria e gastos, mas tudo bem empregado, porque, além de ficar a terra mais sadia, lavra-se nela muito pão e toda a semente que lhe deitam dá em grande abundância.”
Manuel Viegas Guerreiro, Joaquim Romero Magalhães
in Duas Descrições do Algarve do Século XVI: Frei João de S. José, Corografia do Reino de Algarve (1577) e Henrique Fernandes Sarrão, História do Reino do Algarve (circa 1600). Cadernos da Revista de História Económica e Social, n.º 3,
1983, Lisboa: Editora Sá da Costa, p. 45.
“…o lugar d´Alagoa, ao longo de duas alagoas, de que tomou o nome, que causa ser o lugar doentio de Verão. É de quinhentos moradores (…) pelas lagoas acima tem terras de pão muito grossas, e no cimo delas está um cano feito de pedra e cal de muito custo, largo que cabe por ele um homem em pé, e corre muito espaço de terra; este cano se fez por causa das águas, que vinham dar em ûa lagoa, que se aproveitou para se desviarem por esse cano as águas para outra parte.”
Manuel Viegas Guerreiro, Joaquim Romero Magalhães
Idem, ibidem, p. 157.
Nos últimos anos a arqueologia tem vindo a identificar vestígios do que se presumem ser os canais aludidos na historiografia, construídos em pedra e argamassa de cal sobre as linhas de água, erguidos para desviar o escoamento natural dos terrenos para outra zonas.