- Início
- Viver
- Lagoa 250 Anos
- As Comemorações
As Comemorações
Comemorar os 250 anos da criação do município de Lagoa, para além de uma celebração, deve também ser um momento de reflexão e de construção de uma estratégia para o futuro.
Pretende-se no programa comemorativo integrar ciclos de conferências e ações de formação e capacitação das equipas técnicas da autarquia e das empresas, mas também dos agentes desportivos e educativos, trazendo a Lagoa investigadores, decisores e pensadores.
Estes ciclos de reflexão e partilha de conhecimento e saber, serão pensados numa articulação entre a memória e a construção do território e os novos desafios que hoje se levantam aos municípios e ao mundo.
As especificidades do mundo atual impulsionam à capacitação das pessoas de Lagoa, transformando os desafios em oportunidades, para que possamos continuar na senda do desenvolvimento e crescimento do território, formando uma nova monografia para Lagoa.
O objetivo é a partilha de ideias, preocupações e propostas, de forma a criar uma agenda estratégica para Lagoa alinhada com a Agenda 2030 para a Sustentabilidade.
Estas reflexões estratégicas, bem como outros produtos literários e científicos serão editados ao longo do ano, complementados por Exposições diversas.
A arte pública marcará também este momento celebrativo nas várias freguesias do concelho, assinalando a identidade e a memória dos lugares.
Será ainda desenvolvido um conjunto de eventos, onde o trabalho com a comunidade possa continuar a fortalecer a identidade de Lagoa e dos Lagoenses, num diálogo permanente do Município com os agentes sociais e culturais do concelho, de forma a que estes também construam programações comemorativas, conscientes de que todos contribuímos para o desenvolvimento do concelho.
A marca desta gestão, no momento em que celebramos os 250 anos de criação do concelho, é o nosso compromisso com todas as pessoas e entidades na coconstrução de uma Cidade Educadora, a força motriz e a raiz estrutural para a edificação de uma Cidade Sustentável, Inteligente, Ativa, Saudável, Resiliente e Criativa com e para as pessoas, num contexto global desafiante, privilegiando uma abordagem holística da governação através de políticas organizacionais inclusivas, que contribuam para a remoção de barreiras e o avanço de grupos sub-representados.
Consideramos que tudo é necessário para a vida do território educador, desde os serviços mais básicos e essenciais à vida e bem-estar das pessoas, passando pelos apoios socioeconómicos, pela valorização do património cultural e artístico, pela prestação de serviços cada vez mais inovadores e cada vez mais próximos de cada pessoa. Todas as ações e intervenções realizadas, permitem às pessoas que vivem, visitam, trabalham ou estudam no concelho tudo o que necessitam para que se orgulhem em Ser Lagoa.
Neste contexto comemorativo serão também iniciadas várias intervenções relevantes no território assinalando o que hoje se projeta para o bem maior dos nossos concidadãos e concidadãs, das quais destacamos a CASA DA CIDADANIA DE LAGOA, a requalificação do CENTRO CULTURAL CONVENTO DE S. JOSÉ, a obra do ESPAÇO DE GAMBOA e o desenvolvimento de estudos sobre o edifício e a sua história para renovação do discurso expositivo através do PROJETO CONVENTUS; a abertura de um NÚCLEO DE OLARIA na Escola de Artes de Lagoa – Mestre Fernando Rodrigues; a aquisição de edifício e elaboração do estudo para a construção de um novo ARQUIVO MUNICIPAL; a construção de fogos em Lagoa e Porches no âmbito da ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO; diversas obras na área do saneamento e fornecimento de água potável pelas várias freguesias; o PARQUE URBANO do Parchal; a requalificação da Rua 20 de janeiro na baixa de Estômbar e também da frente ribeirinha da Mexilhoeira da Carregação e respetivos equipamentos públicos.
Esperamos que as comemorações sejam uma oportunidade para festejar a nossa identidade e memória, representando a coesão e a afirmação de Lagoa na geografia global, através deste processo de compreensão do que Somos, projetando o que ainda pretendemos Ser, conscientes e orgulhosos do que já fomos.