- Início
- Viver
- Cultura e Cidadania
- Biblioteca Municipal
Biblioteca Municipal
Com o objetivo de servir a Cultura, o antigo Depósito de Água situado junto à Igreja Matriz foi remodelado para receber a Biblioteca Municipal de Lagoa. Assim, em 10 de junho de 1983 foi inaugurado este espaço, que já nessa altura albergava perto de 6.500 documentos.
Este primeiro edifício possuía uma bonita imagem arquitetónica que impunha preservar, no entanto com o decorrer dos anos tornou-se exíguo para as exigências da Biblioteca.
O plano de atividades do município de Lagoa datado de 1991, refere que “A Biblioteca Municipal tem tido um incremento bastante grande, pelo que urge dotá-la de outras instalações, assim importa um projeto de adaptação do ex-teatro a nova Biblioteca, para o candidatar a financiamento no âmbito do Programa da Rede Pública de Bibliotecas, patrocinado pelo Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro.”
No biénio 1992-93, o Programa de Criação da Rede Nacional de Bibliotecas de Leitura Pública, contemplou 18 municípios de norte a sul do país, entre eles o Município de Lagoa. Assim, no dia 15 de dezembro de 1993, foi celebrado o protocolo entre o IBL e o Município, suportando este 60% do financiamento e o IBL os restantes 40%.
O projeto das Bibliotecas de Leitura Pública visava proporcionar o acesso à informação e promover o livro e a leitura, constituindo-se como um fator importante não apenas do ponto de vista cultural e educativo (colaborando com as escolas na criação de hábitos de leitura), mas também no desenvolvimento socioeconómico da população em geral, apoiando atividades individuais ou em grupo.
Esta Biblioteca integrou o projeto tipo BM1 - para concelhos com população inferior a 20.000 habitantes -, pretendendo-se disponibilizar um espaço moderno, com diferentes áreas funcionais, uma coleção atualizada, diversa e em diferentes suportes, que permitisse o acesso e a utilização das tecnologias digitais e recursos humanos especializados.
Foi escolhido para albergar as novas instalações o edifício do início do século XX, inicialmente destinado a Teatro Municipal. Este, havia sido construído sobre o antigo cemitério, e a transladação dos corpos para o novo cemitério ocorreu em 1882. Supõe-se que à população de Lagoa não tenha agradado a construção do Teatro no local do antigo cemitério e, como tal, nunca funcionou como sala de espetáculos. Ao longo dos anos o edifício teve várias utilizações, desde canil, armazém de materiais vários, garagem de veículos de transporte do matadouro municipal, ginásio, entre outros usos.
Após a decisão do seu aproveitamento para a instalação da nova Biblioteca, iniciaram-se as obras de remodelação em 1994, ficando concluídas em 1997. Trata-se de um edifício com uma área de 680 m2 distribuída por 2 pisos.
A nova Biblioteca abriu ao público em 23 de setembro de 1997, inaugurada pelo então Ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho e sob a Presidência da Câmara de Joaquim Carlos Piscarreta Rego.
Com o decorrer dos anos tornou-se necessária a realização de obras para a modernização do espaço e adaptação às novas realidades. Assim, em 17 de maio de 2013, o Presidente da autarquia, José Inácio Marques Eduardo, inaugurou um novo espaço contíguo ao existente, que permitiu aumentar espaços, melhorar os serviços disponibilizados e as condições de trabalho.
Em outubro de 2016, passou a funcionar num espaço provisório enquanto decorreram novamente obras de melhoramento, reabrindo ao público a 08 de setembro de 2017, com o então Presidente da autarquia, Francisco José Malveiro Martins.
Com estas últimas obras procedeu-se à substituição do mobiliário, renovaram-se e modernizaram-se todos os espaços quer públicos quer de trabalho interno. O KOHA é o programa de gestão documental instalado desde 2018 que permite o tratamento técnico, a pesquisa, o empréstimo, a renovação, o tratamento de informação estatística e o catálogo informatizado e em linha.