- Início
- Município
- Juntas e Uniões de Freguesias
- União das Freguesias Estômbar e Parchal
União das Freguesias Estômbar e Parchal
Heráldica
Estômbar
Escudo de azul, poço de prata, lavrado de negro, acompanhado em chefe, à dextra de uma cabeça de rei cristão, coroado de ouro e à sinistra, de uma cabeça de rei mouro com turbante e véu de prata, ambas as cabeças de sua carnação e em ponta de dois ramos de oliveira de ouro, frutados de negro, com os pés passados em aspa. Coroa mural de prata de quatros torres. Listel branco com a legenda a negro: Vila de Estombar.
Parchal
Escudo de azul, ponte de três arcos de prata, realçada de negro, firmada nos flancos e movente de uma ponta ondada de prata e azul de três tiras ondadas, a do meio carregada de um peixe de prata, animado de vermelho, em chefe, roda dentada de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: Parchal – Lagoa.
História
A Vila de Estômbar é uma das mais antigas freguesias do Algarve. Com uma importante estrutura denominada "Quinta dos Burros" ou refugio dos burros que preserva esta espécie ameaçada, Estômbar é uma das vilas mais importantes do Algarve devido à sua história da conquista do Castelo por D. Sancho I em 1191 e que serviu de base para a conquista de Silves. Foi elevada a Vila em 16 de agosto de 1991.
O topónimo Parchal parece derivar de Parchel ou Praxel, nome que designava o antigo convento Franciscano situado na vizinha povoação do Calvário, na freguesia de Estômbar. O vocábulo Praxel, que advém do árabe, [carece de fontes] significa lugar alagado ou alagadiço, precisamente como se encontravam as terras do Parchal nas suas origens, constantemente invadidas pelas marés do Rio Arade. Mas antes da atual designação, foi também conhecida por Aldeia dos Cucos, numa referência popular à família Cuco, uma das primeiras a instalar-se no Parchal. A criação da Freguesia em junho de 1997 e a elevação à categoria de Vila em abril de 2001 foram o justo reconhecimento do extraordinário desenvolvimento e de todas as potencialidades e perspetivas que se abrem ao Parchal. Teve como marcador desportivo o clube de futebol Sociedade Recreativa Boa União Parchalense, extinto em 2006. Foi elevada a vila em 12 de julho de 2001.Povoações: Bela Vista e Pateiro.
Executivo
- Presidente: Joaquim Dimas Neto Varela
- Secretária: Maria de Fátima da Silva Valdire Lopes
- Tesoureiro: Mário Jorge Ferreira Teixeira
- 1º Vogal: José Salvador Pinto Rego
- 2º Vogal: Paula Cristina Duarte Ventura Mourinho Leandro
Horário de Funcionamento Estômbar e Parchal:
Segunda a Sexta-Feira: 09:00hm às 13:00hm e das 14:00hm às 17:00hm
Horário Atendimento Executivo: Mediante marcação prévia
Balcão Único Descentralizado Estômbar: Quarta-Feira das 09:30hm às 12:00hm
Balcão Único Descentralizado Parchal: Terça-Feira das 09:30hm às 12:00hm
Contactos
Estômbar (Sede)
Travessa Maria Sárrea Mascarenhas Gaivão 8400-047 Estômbar - Lagoa
Telefone: 282 420 030
Contacto para Marcação de Atendimento: 967 350 769
Email: festombarparchal@sapo.pt
Parchal
Rua João de Deus - Edifício Vila Verdense R/C 8400-609 Parchal
Telefone: 282 418 626
Contacto para Marcação de Atendimento: 967 350 769
Email: festombarparchal@sapo.pt
Website: festombarparchal.pt