Cidade Educadora
Quando se aborda uma Cidade Educadora, invariavelmente incorre-se no erro de se focar quase que exclusivamente na área da educação, por ser esta a “base” de formação no início do percurso de vida de cada um de nós. Porém, uma Cidade Educadora é muito mais que isso, é uma cidade que pensa em TODAS AS PESSOAS de igual forma e que concede aos seus concidadãos projetos e iniciativas promotoras de uma contínua aprendizagem.
Para uma cidade ser educadora, as pessoas têm invariavelmente de conhecer e intervir na sua cidade, no seu território, participando ativamente nos assuntos que lhes dizem respeito, adaptando sempre o processo à ecologia do meio e aos seus intervenientes. Acredita-se também que só através da mediação cultural e histórica de uma cidade, as pessoas obtêm as ferramentas necessárias para respeitar, preservar e participar na construção do um território mais inclusivo, mais educador e sustentável.
A adesão de Lagoa do Algarve à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) marca um passo importante no percurso que este Município vem desenvolvendo nos últimos anos.
Lagoa do Algarve é uma Cidade Educadora que em 2018 formalizou o seu processo de adesão à AICE, sendo que esta estrutura internacional subdivide em estruturas nacionais, nomeadamente Rede nacionais.
A Rede portuguesa é muita ativa e tem atualmente cerca de 90 membros, dinamiza grupos de trabalho temáticos e realiza diversos Encontros Nacionais e espaços de partilha de boas práticas e de reflexão sob a égide dos princípios da Carta das Cidades Educadoras subscrita por todos os Municípios aderentes.
Em Portugal temos uma forte dinâmica no movimento das cidades educadoras que é coordenado pela Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras.
Como membro da RTPCE, o Município de Lagoa organizou o 8º Congresso Nacional das Cidades Educadoras, que intercala anualmente com o Congresso Internacional. Este encontro das Cidades portuguesas decorreu no Centro de Congressos do Arade entre os dias 15 e 18 de maio de 2019 sob o tema “Criar (na) Cidade”, por inerência desde essa data Lagoa é um dos membros da Comissão de Coordenação Nacional da RTPCE.
Este Congresso Nacional em Lagoa foi bastante participado, marcando presença mais de 50 Municípios, representadas ao mais alto nível político e também ao nível técnico, bem como conferencistas nacionais e internacionais, com cerca de 500 participantes ao longo dos três dias de Congresso e ainda com o contributo de 40 jovens de todos os pontos do país que foram desafiados a construir, em conjunto, propostas criativas e inovadoras para uma Cidade Educadora.