- Início
- Viver
- Ambiente e Urbanismo
- Ambiente
- Educação Ambiental
Educação Ambiental
-
Enquadramento
O Município de Lagoa pretende evidenciar a importância de sensibilizar todos/as os cidadãos e cidadãs para agirem de modo responsável e consciente, conservando o ambiente saudável no presente e no futuro no Concelho de Lagoa do Algarve.
Seguindo a «Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA 2020)», definida pelo Ministério do Ambiente, em estreita cooperação com o Ministério da Educação, o Município de Lagoa tem assumido o compromisso de promover uma maior e melhor consciência ambiental da população, impulsionando a alteração e aquisição de novos comportamentos pró-ambiente.
O Município de Lagoa tem apresentado uma estratégia de médio e longo prazo para a Cidadania em prol da Educação e Ambiente, que procura corresponder na qualidade do ambiente urbano e na sustentabilidade dos ecossistemas naturais do concelho.
Contudo, a necessidade de prestar à comunidade um serviço educativo na área do ambiente de forma mais integrada com outro conjunto de valências que correspondessem às exigências dos diferentes cidadãos, o Município de Lagoa através dos seus serviços de educação ambiental tem apresentado uma estratégia ao longo destes últimos 6 anos de âmbito municipal para todos os estabelecimentos de ensino da rede pública, privada e social através do seu Plano de Atividades de Educação Ambiental para cada ano letivo.
Pretendendo desta forma consolidar e estimular as competências, valores e atitudes da população escolar e população em geral do concelho no sentido de se projetar uma sociedade mais ativa, inovadora e ambientalmente culta.
O Município de Lagoa através dos Planos de Atividades de Educação Ambiental pretende desta forma promover a articulação das ações educativas com as atividades de proteção, recuperação e melhoria ambiental e de potenciar a função de educação para as mudanças culturais e sociais inseridas na educação ambiental do planeamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do Concelho de Lagoa.
A escola, a nível da Educação Ambiental, deve sensibilizar o aluno a buscar valores que o conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam no planeta.
A tomada de consciência em relação à questão do lixo como problema ambiental e também a formação cidadã e participativa dos alunos através de atividades pedagógicas, traz mais qualidade de vida aos elementos da escola, e possibilita o exercício da cidadania através da preservação e conservação do meio ambiente local promovida via ação humana.
A Educação Ambiental é uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos face aos problemas ambientais, tornando a sua prática num ato importante para solucionar ou mitigar o problema de acúmulo de resíduos sólidos.
Este contributo é formulado a diferentes níveis, sendo o primeiro a “definição da visão e dos objetivos e metas estratégicas”.
Neste contexto, ficam estabelecidas as referências para a definição de objetivos operacionais a prosseguir, das ações a concretizar, bem como os agentes a mobilizar.
A escola tem um papel essencial na passagem do modelo cultural às gerações seguintes. As crianças, são muito recetivas à aprendizagem e assimilação de conhecimentos. A escola é pois, um espaço de ação educativa privilegiado para a prática de educação ambiental.
A principal meta de educação ambiental é o desenvolvimento de um espírito de co-responsabilidade e de cooperação que leve cada cidadão a não cruzar os braços e torna-se um Actor, face à complexidade das questões ambientais com que hoje nos deparamos.
-
Educação Ambiental
É evidente a importância de sensibilizar todos para agirem de modo responsável e consciente, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.
Entende-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e à sabia qualidade de vida e a sua sustentabilidade.
O Município de Lagoa tem promovido a articulação e promoção de atividades educativas que incluam componentes culturais e artísticas, no âmbito das temáticas apresentadas, de forma a reforçar a consciência para a importância de uma cidadania mais ativa e responsável sobre as questões sócio ambientais, sustentabilidade e o uso eficiente de recursos.
As parcerias estabelecidas entre o Município de Lagoa tem sido um fator do sucesso para a execução do Plano de Atividades de Educação Ambiental e indispensáveis à sua execução, destacando-se as seguintes entidades nacionais: APA (Agência Portuguesa do Ambiente), ABAE (Associação da Bandeira Azul da Europa,) QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza), ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável), já a nível local com os Agrupamentos de Escolas da Rede Pública (ESPAMOL e Rio Arade de Parchal), Nobel Internacional School do Algarve (rede privada) e as Instituições de Solidariedade Social (Rede Social) do Concelho de Lagoa,
O desenvolvimento e concretização da estratégia de educação ambiental de iniciativa municipal, desdobrar-se em múltiplos projetos que procuram envolver e mobilizar ativamente os diferentes públicos-alvo assentando na descentralização de atividades pelo concelho.
-
Principal Projeto
Os serviços de educação ambiental e do ambiente da Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a desenvolver e levar a cabo vários projetos que reforçam o papel da Educação Ambiental no contexto formal e não formal.
Para além do desenvolvimento destes projetos tem sido possível responder a várias candidaturas que ajudam no bom desenvolvimento das atividades de educação ambiental de acordo com os objetivos e prioridades estabelecidas por estes dois serviços da CML.
Os projetos e atividades levadas a efeito pelo Município com o envolvimento direto de toda a população escolar e população em geral do Concelho de Lagoa, aos quais foram pensados de forma a otimizar as soluções dos locais disponíveis com a possibilidade de criar áreas de visitação, investigação e estudo.
Tratando-se de promoção de iniciativas que incentivassem os participantes à descoberta de novos conhecimentos sobre a relação entre o mundo natural e o homem através de quatro pilares:
- Promover um espaço de debate e reflexão sobre as questões ambientais emergentes;
- Promover iniciativas de formação e informação ambiental orientadas em função do público-alvo;
- Desenvolver um centro de recursos acessível, diversificado e versátil em diversas temáticas ambientais;
- Fornecer informação tratada sobre os indicadores ambientais e sustentabilidade ambiental.
-
Projetos Educativos com as escolas
Para além dos projetos educativos (exclusivos para escolas) surgem outras iniciativas adaptáveis a diferentes públicos, sessões de esclarecimento, conversas de fim de tarde, atividades para grupos, comemorações de dias/anos temáticos.
No ano temático «Lagoa Sabor de Cultura – 2015 Ano do Vinho e da Vinha», o Município de Lagoa celebrou o protocolo com a QUERCUS no âmbito do Projeto Green Cork – Projeto de reciclagens de rolhas de cortiça. Iniciado pelos serviços de educação da Câmara Municipal de Lagoa, que completou na sua integra as três fases do projeto: Escolas, População e Hotelaria/Restauração.
Os serviços de educação da CML elaboraram o Plano de Atividades para o ano letivo de 2015/2016 de forma a contribuir com toda a comunidade escolar do Concelho de Lagoa numa estreita relação de parceira e colaboração, com vista á formação de cidadãos conscientes da importância de se preservar a natureza.
As ações desenvolvidas no âmbito da execução do plano de atividades e através dele foram enriquecedoras e permitiram mobilizar um grande número de pessoas (alunos, docentes, auxiliares, pais/encarregados de educação, etc…) que foram sensibilizadas pelo prazer da descoberta, da socialização, da colaboração, da pertença ao que é comum e da reflexão.
O Município de Lagoa através do projeto Green Cork acredita ter contribuindo, em parceria com as escolas/instituições, na aquisição de experiências de aprendizagem sobre o tema da sustentabilidade e preservação da natureza, instigando a formação de uma consciência ambiental responsável e promotora de hábitos e comportamentos de conservação da natureza suscitados através da capacidade reflexiva e pensamento crítico, facto que pode ser constatado a partir de alguns relatos dos coordenadores escolares inscritos no plano de atividades 2015/2016 e a avaliação que estes fizeram dos resultados.
Os objetivos delineados o ano letivo 2015/2016 foram, em sua grande maioria, alcançados com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas, Nobel Internacional School e com as instituições de solidariedade locais que entenderam a causa das atividades propostas e assumiram o compromisso de contribuir para com a natureza.
Em 2016 na sua terceira edição dos Prémios Município do Ano, criado e levado a cabo pela Universidade do Minho através da sua unidade UM-Cidades, das 93 propostas vindas de todo o país, o Município de Lagoa foi nomeado ao prémio com o Projeto Green Cork pela região do Algarve.
São objetivos dos “Prémios Município do Ano Portugal 2016” reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade; colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios; dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.
A salientar que através deste projeto o Município de Lagoa já reciclou cerca de 3760 (três toneladas setecentos e sessenta kilos) de resíduos de rolhas de cortiça através do concurso Municipal destes resíduos destinado a toda comunidade escolar. Sendo considerado um dos maiores Municípios da região do algarve e de todo o país que tem contribuído com maior numero destes resíduos para a reciclagem.
Através desta parceria entre o Município de Lagoa e a QUERCUS no âmbito do projeto Green Cork também foi possível realizar a candidatura ao Projeto Floresta Comum do ICNF, I.P. – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que também são parceiros ao projeto e cujo o objetivo pretende incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos níveis de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema. Sendo uma vantagem para o concelho de Lagoa ao contribuir desta forma a melhorar a composição da floresta portuguesa, com o recurso a espécies autóctones como carvalhos, medronheiros, castanheiros ou sobreiros, entre outras, são evidentes.
O Município de Lagoa através dos seus serviços de educação ambiental promoveu o projeto educativo intitulado «Semana Verde» com a atividade «Planta a tua árvore», uma vez que foram atribuídas ao Município 320 espécies autóctones.
Este projeto «Semana Verde» de âmbito Municipal destinado a toda a comunidade escolar de Lagoa, realiza-se em março e comemorando os dias «Equinócio – Primavera», dia 20, Dia Mundial da Árvore (dia 21), Dia Mundial da Água (dia 22), Dia Mundial da Meteorologia (Dia 23) e dia Mundial do Estudante (dia 24). Na sua primeira edição (2017) contou com a presença de 14 turmas do 1º ciclo e envolveu 335 alunos e já se realiza pela sua 6ª. Edição em 2022.
-
Plano de Atividades de Educação Ambiental
O Plano de Atividades de Educação Ambiental tem sido organizado por temáticas. Muitas das atividades compreendem duas fases (teórica e prática) ás quais os participantes são desafiados a elaborarem trabalhos através de materiais reciclados, bem como, em materiais/equipamentos em fim de uso.
As atividades destinadas para toda a comunidade escolar do concelho de lagoa da rede pública, privada e social deverão ser inscritas pelo órgão de gestão de cada agrupamento de escolas ou pela direção da escola/instituição dentro do prazo estabelecido.
No âmbito da Educação Ambiental apresentamos também projetos a nível local, regional e nacional, em que todos os interessados tiveram a oportunidade de participar, bastando para isso manter-se informado/a através da divulgação quer pelos serviços de educação e pelas redes sociais do Município.
O Município de Lagoa, têm instituído parcerias entre diferentes organismos públicos e privados, nomeadamente entre escolas, administração central, regional e local, organizações não-governamentais e outras entidades de âmbito local e regional.
Para a concretização dos objetivos previstos é necessário o desenvolvimento adequado de um conjunto de atividades que naturalmente, devem ir de encontro às necessidades e expectativas do público-alvo.
O desenvolvimento de qualquer projeto de educação ambiental pressupõe necessariamente a escolha de métodos e técnicas mais adequados, tendo em conta os objetivos que se pretendem.
No que respeita aos métodos e técnicas, um contacto direto com o meio ambiente será de privilegiar, sendo este a fonte direta de informação, não descartando a metodologia da investigação-ação. A metodologia da investigação-ação é muito importante para prossecução dos objetivos pretendidos, viso tratar-se de um processo emancipador, libertando os seus membros tradicionais “sujeitos” para se tornarem em “atores” nas diversas atividades. Este método constitui, pois, um processo contínuo composto pela observação, reflexão, ação e avaliação.
Também o recurso à técnica da animação educativa e sociocultural permitirá o desenvolvimento de um trabalho essencialmente prático, onde a consciencialização, participação e integração dos indivíduos, grupos ou instituições assume clara importância para a promoção de transformações em prol do ambiente e de uma melhor qualidade de vida.
É através da animação que a criatividade, imaginação, participação e motivação adquirem manifesta vantagem para a promoção de práticas e atividades voluntárias para um desenvolvimento sustentável.
Pretende-se com esta estratégia de educação ambiental de iniciativa municipal, desdobrar-se em múltiplos projetos que procuram envolver e mobilizar ativamente os diferentes públicos-alvo assentando na descentralização de atividades pelo concelho.
- Objetivos pedagógicos e ambientais:(Plano de atividades de Educação Ambiental)
- Promover espaços de discussão e de aprendizagem relativamente à educação ambiental para a sustentabilidade;
- Participar ativamente na política educativa relativamente à educação ambiental e à educação para a cidadania;
- Ampliar redes de reflexão e de ação na área da educação ambiental;
- Cooperar ativamente as entidades públicas e privadas, as freguesias, as associações de solidariedade local e as escolas dos vários graus de educação e de ensino, na implementação dos projetos de Educação Ambiental;
- Organizar iniciativas de âmbito nacional, regional e local para a promoção de projetos de inovação, investigação e educação ambiental;
- Apoiar ações e projetos de Educação Ambiental em desenvolvimento por parte das escolas, associações, freguesias e grupos de voluntários;
- Assegurar um programa de formação de monitores, de professores e de técnicos, na área da educação ambiental para a sustentabilidade;
- Participar em eventos e projetos nacionais e internacionais, de forma a partilhar e a ampliar os conhecimentos e fortalecer o papel de Educação Ambiental.
Estratégias e Áreas de Intervenção: (Plano de atividades de Educação Ambiental)
O trabalho técnico-pedagógico de intervenção educativa e de coordenação de projetos nacionais de Educação Ambiental, levados a cabo em cada ano letivo, tem conta o Plano de Atividades de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Lagoa, contemplando as seguintes estratégias e áreas de intervenção:
- Formação (formação contínua de professores, monitores e técnicos de ambiente);
- Formação e sensibilização de jovens (ações nas escolas, palestras e oficinas);
- Eventos nacionais e internacionais (participação, dinamização de atividades e comunicações em conferências, seminários, congressos);
- Campanhas, Mostras e Concursos (participação e dinamização de campanhas, mostras e concursos);
- Cooperação com outras entidades (freguesias, associações de pais, associações, etc…);
- Cooperação com as geminações existentes entre a Câmara Municipal de Lagoa e outros Municípios apoiando e colaborando na assessoria e implementação de Projetos de Educação Ambiental no âmbito da Cooperação e Desenvolvimento;
- Organização e participação em eventos comemorativos de efemérides;
- Coordenação e participação em projetos europeus;
- Cidadania ambiental através de informação e participação da população em geral;
- Produção de material didático de suporte à promoção de educação ambiental (elaboração de materiais informativos tais como agendas, calendários, folhetos, jogos didáticos que contribuem para um melhor esclarecimento do público-alvo e que sejam relevantes para a educação ambiental;
- Comunicação (manter a informação atualizada nos meios de comunicação da CML);
- Exposições temáticas, atividades de voluntariado ambiental;
- Participação do Conselho Eco Escolas;
- Estruturas das Atividades: (Plano de atividades de Educação Ambiental)
- As atividades propostas organizam-se de acordo com uma estrutura pré-estabelecida. Para a sua concretização consideramos essencial que seja extremamente clara e exemplar. Cada atividade faz uma compleição da informação que consideramos necessária para que seja fácil propor e dinamizar as atividades e que possa clarificar as dúvidas que surjam ao levá-las à prática.
- Pretende-se também que as recomendações sejam suficientemente abertas e flexíveis para que se possam adaptar às particularidades e circunstâncias de cada grupo e de cada contexto educativo sem perder o sentido original, evitando que sejam os grupos a ter de se adaptar a uma proposta rígida e fechada, permitindo, na prática a possibilidade de criar, inovar e modificar em função das necessidades e objetivos formativos.
- As atividades articulam-se à volta da temática do projeto.
A Educação Ambiental é um dos domínios a trabalhar na Cidadania e Desenvolvimento Sustentável que deve de ser visto como intercomunicador e têm vindo a ser produzidos, por parte da Direção-Geral da Educação, em colaboração com diversas entidades parceiras públicas e da sociedade civil, documentos que se podem constituir como referenciais na abordagem dos diferentes domínios de cidadania.
Em cada escola a Estratégia da Educação Ambiental para a Cidadania enforma a cultura escolar que se exprime através de atitudes, dos valores, das regras, das práticas quotidianas, dos princípios e dos procedimentos adotados tanto ao nível global da escola, como ao nível da sala de aula.
O Município de Lagoa pretende continuar a implementar uma estratégia local e dar oportunidades aos alunos para se envolverem na tomada de decisões futuras.
Os projetos desenvolvidos e realizados na escola devem de ser articulados e a ser desenvolvidos preferencialmente em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, numa perspetiva de trabalho em rede com outras escolas. A conceção e o desenvolvimento de projetos assentes nas necessidades, recursos e potencialidades da comunidade corporizam situações reais de vivência da cidadania.
- Pretende-se desenvolver atitudes e comportamentos de participação na conservação e proteção do ambiente;
- Contribuir para a formação e desenvolvimento integral das crianças e jovens abrangidas pelo sistema formal de escolaridade ou inseridos em espaços de ocupação dos tempos livres;
- Articular a natureza Sítio das Fontes de Estômbar com os conteúdos programáticos do currículo escolar;
- Sensibilizar as crianças e jovens para os problemas ambientais;
- Desenvolver atividades lúdico-pedagógicas no âmbito da E.A.;
- Desenvolver a participação ativa das crianças e jovens na resolução das problemáticas ambientais;
- Discutir soluções que ajudem a combater e minorar problemas ambientais;
- Promover o Plano de Atividades de Educação Ambiental, juntos dos diversos estabelecimentos de ensino e instituições escolares do concelho.
Com a elaboração e implementação do Plano de Atividades de Educação Ambiental para Escolas e IPSS´s (ano letivo 2015/16) a Educação Ambiental passou a ser um domínio estratégico de intervenção para o desenvolvimento ambiental do Município de Lagoa.
A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura despertar para a importância da mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental.
O Município de Lagoa tem se tornado numa referência, local, regional e nacional para toda a população do concelho, principalmente para a comunidade escolar, sendo um dos principais instrumentos dos serviços de educação ambiental para dotar os cidadãos de conhecimentos e meios que lhes permitam lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável tendo em conta os seus principais objetivos, nomeadamente:
- Permitir o acesso á informação;
- Incentivar a participação ativa da comunidade local;
- Promover projetos escolares na área da Educação Ambiental;
- Fomentar a cooperação e participação de entidades públicas e privadas;
As atividades deverão continuar a ser adequadas no seguimento da estratégia municipal e atuais a nível local, regional, nacional e mundial e deverão continuar a ser agrupadas da seguinte forma:
- Ações de formação/workshops;
- Ações de Sensibilização;
- Ateliês;
- Concursos;
- Datas comemorativas do ambiente;
- Exposições;
- Oficinas;
- Projetos;
- Seminários;
- Sessões diárias;
- Visitas de estudo;
A salientar que o Município de Lagoa tem participado através das datas comemorativas ambientais com exposições de educação ambiental itinerantes no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Ambiente em Lagoa.
As exposições apresentadas surgem de uma sequência de um conjunto de recursos pedagógicos realizados pela estratégica de âmbito Municipal no contorno da Educação Ambiental, é o resultado do percurso realizado pela temática do ano letivo, protagonizado por diversos atores locais (Escolas/IPSS´s) que, em conjunto, aceitaram as atividades e os seus desafios propostos no Plano de Atividades de Educação Ambiental onde tiveram a oportunidade de realizaram experiências de aprendizagens, imaginaram alternativas e construíram ações e projetos de mudança.
As exposições tem como objetivo integrar os valores inerentes ao Desenvolvimento Sustentável nas diferentes formas de aprendizagem com vista a fomentar as transformações necessárias para atingir uma sociedade mais sustentável e justa para todos promovendo o exercício de boas práticas ambientais da comunidade escolar do concelho de Lagoa, através do planeamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do concelho de acordo com a articulação e promoção de atividades educativas ambientais que incluam componentes culturais e artísticas, de forma a reforçar a consciência para a importância de uma cidadania mais ativa e responsável sobre as questões ambientais.
Na edição sobre a temática «A Terra» foi possível a utilização de equipamentos em fim de vida (campânulas de iluminação pública) e ainda nesta edição do presente ano letivo (2021/22) também vai ser possível no âmbito da temática «O Fogo» as turmas do 1º ciclo (4º ano) que participarem na atividade «Cork Tour – Viagem ao Mundo da Cortiça» em Silves, vão ter como desafio através da utilização das campânulas de iluminação (que foram substituídas por iluminação LED) cedidas pelo Município aos estabelecimentos de ensino participantes na atividade para elaboração de um Sol em materiais reciclados. e através dos objetivos estratégicos da Economia Circular,
A iluminação pública não é cara, mas a eletricidade que consome tem um custo muito maior comparativamente ao custo dos equipamentos (postes e luminária).
A saber ainda que, os candeeiros públicos modernos com LED são caros, mas consomem muito menos eletricidade pelo que a sua substituição das antigas pelas modernas é uma boa prática ambiental.
Por fim a referir que a Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização recuperação e reciclagem de materiais e energia substituindo o conceito de fim-de-vida da economia circular linear, por novos fluxos circulares de reutilização.
O Município de Lagoa ao promover estas exposições tem como objetivo alertar a população para as necessidades de preservar o meio ambiente e salvar o Planeta Terra.
De facto, havendo um investimento a ser desenvolvido pelo município e sua equipa técnica para a abordagem de temáticas ambientais, importa esses mesmos conteúdos fiquem disponíveis, de futuro, para integrar outros espaços e outros contextos. Para além dos catálogos e publicações a produzir, as exposições itinerantes são uma forma mais integrada e coletiva de formar e informar os cidadãos.
Pretende-se desafiar com este tipo de serviço educativo ser uma forma de cativar outros públicos que não as escolas, para participação em iniciativas de debate e reflexão de questões ambientais.
Os equipamentos de educação ambiental e para a educação para o desenvolvimento sustentável correspondem a todas as iniciativas que, contando com instalações apropriadas e equipas educativas especializadas, oferecem programas e atividades neste âmbito.
Estes equipamentos assumem em elevado potencial enquanto centros dinamizadores de educação ambiental para a sustentabilidade nos locais onde são inseridos, funcionando ainda como importantes recursos complementares para o sistema educativo formal.
A existência destes equipamentos é necessária na diversificação de destinatários numa perspetiva de educação ao longo da vida, o tipo de recursos de que se pretendem disponibilizar e as atividades educativas que se pretendem desenvolver, constituem um indicador da capacidade que a sociedade tem para criar condições culturais que tornem possíveis forma alternativas e diversificadas de desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente mais justas e equitativas para todos os cidadãos.
Os elementos base que devem fazer parte de um equipamento para a educação ambiental e para a educação para o desenvolvimento sustentável são:
- Ter um Projeto Educativo orientado a partir das diretrizes que caracterizam a educação ambiental e a educação para o desenvolvimento sustentável; (Exemplo: Projeto Green Cork)
- Ser um espaço físico com infraestruturas e recursos de forma a concretizar as atividades destinadas aos vários públicos-alvo (escolar e outros sectores da população);
- Oferecer um funcionamento regular ao longo do ano. (Exemplo: Concurso de Resíduos de rolhas de cortiça).
-
Parcerias
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania o Município de Lagoa tem tido um relevante papel em articulação com STAKEHOLDERS, nomeadamente, com as parcerias estabelecidas na área da Educação Ambiental com o objetivo de se tornar uma opção sistemática que seja integrada e plenamente refletida na cultura das escolas e se concretize nas parcerias estabelecidas e adoção de boas práticas.
O Município de Lagoa tem estabelecido parcerias com entidades externas à comunidade escolar de Lagoa para o desenvolvimento da sua estratégia de Educação para a Cidadania, nomeadamente:
- APA (Agência Portuguesa do Ambiente) com as ações de Voluntariado para a água e na Campanha «Por um País com bom ar»;
- ABAE (Associação da Bandeira Azul da Europa) no âmbito do Programa Eco Escolas e da Bandeira Azul.
- QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza) no âmbito do Projeto Green Cork – Programa de reciclagem de resíduos de rolhas de cortiça;
- ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) no âmbito da Pegada Ecológica de Lagoa;
As parcerias estabelecidas entre o Município de Lagoa e outras entidades afiguram-se como uma prática a privilegiar pelas escolas potenciando soluções de complementaridade e convergência capazes de gerar sinergias locais, regionais e nacionais que de forma contextualizada contribuam para o desenvolvimento de experiências reais de participação e de vivência da cidadania ambiental em Lagoa.
Em 2019 e pela primeira vez na região do Algarve o Município de Lagoa foi o anfitrião do Semanário Nacional Eco Escolas que decorreu no Centro de Congressos do Arade e na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Rio Arade de Parchal.
Este seminário anual reuniu técnicos na área da educação ambiental para a sustentabilidade, com predominância para professores e técnicos de municípios, sendo organizado pela Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
O programa do Seminário foi composto por diversos painéis, com destaque para os temas da Floresta e/ou Mar. Foram também apresentadas as Novas Estratégias e Referenciais de Importância para os profissionais nesta área, recentemente aprovados ou em vias de aprovação:
- Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (APA),
- Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DGE).
Do programa constava, além dos painéis temáticos, vários workshops com atividades práticas, fóruns de debate interpares e a divulgação de boas práticas apresentadas por jovens, professores e municípios, atores-chave da rede nacional de Eco-Escolas.
O Seminário Nacional Eco Escolas nesta edição contou com a participação de 350 participantes de todo o país incluído dos arquipélagos dos Açores e Madeira. Entre eles estiveram professores, técnicos dos municípios e outros profissionais da área do ambiente e educação.
Durante este evento e nos dois primeiros dias decorreu em simultâneo, uma Eco-Mostra, que contou com a presença de 40 entidades nacionais e 16 locais do Concelho de Lagoa.
-
Programa Eco Escolas
A adesão ao programa em parceria com o Município de Lagoa e os Agrupamentos de Escolas e Escola ao Programa Eco Escolas da ABAE (Associação da Bandeira Azul da Europa), marca profundamente o seu envolvimento em múltiplas iniciativas ambientais e é natural que muitas das atividades desenvolvidas se enquadrem no âmbito do Programa do Plano de Atividades de Educação Ambiental do Município.
Ao nível da região do Algarve, Lagoa tem se evidenciado com o maior número de estabelecimentos de ensino inscritos (15) ao programa e tem sido galardoados pela Coordenação do Programa Eco Escolas da ABAE através da atribuição da Bandeira Verde e da menção Honrosa ao Município por terem atingindo os objetivos propostos neste programa.
A salientar que estabelecimentos de ensino de Lagoa através da consulta ao Plano de Atividades de Educação Ambiental, elaborado para cada ano letivo, onde se encontra estipulada a programação de várias atividades, o seu objetivo, bem como os recursos envolvidos, tornou-se possível verificar que muitas atividades programadas ao longo do ano letivo, se dirigem para a prática da educação ambiental.
Constituem exemplos de dinamismo da escola nesta temática, as ações/atividades como: visitas de estudo; palestras, conferências, workshops, exposições, práticas de uma vida saudável na escola, circuitos ecológicos, comemorações de datas relacionadas com o ambiente, projetos, concursos de resíduos, atividades de animação culturais relacionadas com as temáticas, etc…
A referir ainda outros eventos do Município de Lagoa na área da educação ambiental como é o caso da Semana verde e as Comemorações do Dia da Floresta Autóctone que são projetos educativos que tem objetivos ambientais, formar cidadãos conscientes para a problemática do ambiente em geral e do ambiente florestal em particular, nas questões ligadas à preservação e defesa da floresta contra o flagelo dos incêndios florestais, a necessidade de uma correta ocupação e gestão dos espaços e dos recursos florestais, responsabilizando-os pelo futuro da floresta, ao serem eles próprios os veículos de transmissão dos princípios adquiridos.
Também tem sido um contributo nesta área as oficinas da biodiversidade, percursos exploratórios de história natural, descoberta de habitats do Sítio das Fontes, Aves e Plantas do Sítio das Fontes, etc… nas quais se realizam múltiplas atividades de investigação-ação proporcionando assim aos alunos, experiências educativas no âmbito da educação ambiental.
-
Considerações finais
O Município de Lagoa na área da Educação Ambiental pretende certamente contribuir para a produção e divulgação de conhecimento no domínio da educação ambiental, fomentar a investigação e a troca de experiências e projetos nesta área, bem como, promover o espírito de cooperação entre as escolas envolvidas, em torno de preocupações ambientais.
Deste modo, o Município de Lagoa pretende continuar a desenvolver a implementação de metodologias que promovam atividades de animação do espaço/comunidade. Muitas das atividades propostas poderão inserir-se nas áreas curriculares não disciplinares, principalmente ao nível dos conteúdos programáticos da Formação Cívica e no âmbito da Área Projeto.
Dando seguimento ao que já foi realizado nestes últimos anos letivos o trabalho a continuar a ser desenvolvido no domínio da educação ambiental permitirá a consolidação de estratégias de ensino-aprendizagem, envolvendo a comunidade educativa na melhoria da qualidade de vida rumo ao desenvolvimento sustentável.
Tratando-se, pois, de um desafio que, pela sua componente de intervenção e intercâmbio de experiências e ideias, contribui para a criação de uma consciência coletiva à volta dos problemas ambientais, quer globais, quer do meio urbano onde se insere a escola.
Face ao exposto nos contributos apresentados sobre o presente assunto, somos a referir caso sejam validados superiormente deverão constar no doc. na pág. nº.23 da Parte I – Diagnóstico, as duas estratégias apresentadas deverão ser inseridas no I.1.3 Metodologias – Planos, Programas e Estratégias de âmbito nacional.