- Wiremaze - Showcase
- Notícias
- Município de Lagoa investiu mais de 800 mil euros em iluminação pública LED em 2023
Município de Lagoa investiu mais de 800 mil euros em iluminação pública LED em 2023
O Município de Lagoa voltou a investir, durante o ano de 2023, na substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, com o grande objetivo de reduzir o consumo e assim contribuir para um concelho cada vez mais sustentável, economicamente e ambientalmente.
Lagoa tem vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, um grande investimento na reabilitação da iluminação pública e o ano de 2023 não foi exceção, tendo o Município de Lagoa investido mais de 800 mil euros, em diferentes zonas do concelho.
Durante o ano de 2023 foram realizadas a Fase III de Ferragudo, Fase III de Estômbar e a Fase III de Porches, tendo o território do concelho de Lagoa, com estas intervenções, ficado com mais de 30% coberto por tecnologia LED, permitindo, entre vários benefícios ambientais, aumentar a poupança em iluminação pública.
Para além da substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, as novas luminárias estão equipadas com um regime de regulação que permite que a iluminação pública diminua durante o período da noite, através da redução da potência, reduzindo, também, o consumo.
Neste momento já se encontram em concurso público os procedimentos que irão permitir ao Município de Lagoa continuar a investir na requalificação da rede de iluminação pública, durante o ano de 2024, estando previsto um investimento de mais de 800 mil euros. Assim, o Município de Lagoa encontra-se preparado para executar a requalificação da rede de iluminação pública em mais três zonas do concelho, denominadas por Ferragudo Fase IV, Estômbar Fase IV e Lagoa Fase V.
É, através destes e de outros projetos estratégicos, que o Município de Lagoa se encontra alinhado com a estratégica de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 7º e o 12º ODS que propõem “Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos”, bem como “Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”.
“Este é um investimento fundamental para contribuirmos para um planeta cada vez mais sustentável. Sabemos que é um investimento com pouca visibilidade, mas é de extrema importância. Só iremos ficar satisfeitos quando o concelho estiver totalmente coberto com tecnologia amiga do ambiente”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Notícias relacionadas
-
Município de Lagoa inicia a empreitada de requalificação do Reservatório das Sesmarias04 Julho 2024
Município de Lagoa inicia a empreitada de requalificação do Reservatório das ...
O Município de Lagoa iniciou, na semana passada, a requalificação do Reservatório das Sesmarias, num investimento total de 2 ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas -
Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa23 Abril 2024
Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa
A Taxa Municipal Turística de Lagoa entrou em vigor no dia 13 de abril para reforçar os investimentos estratégicos na ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas -
Executivo Municipal convida a comunicação social e Deputados Municipais a visitarem as empreitadas que decorrem no concelho de Lagoa18 Abril 2024
Executivo Municipal convida a comunicação social e Deputados Municipais a ...
O Executivo permanente da Câmara Municipal de Lagoa, liderado por Luís Encarnação, convidou a comunicação social, o Presidente ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas