- Início
- Viver
- Empreendedorismo
- Iniciativas e Promoção
- Município de Lagoa investiu mais de 800 mil euros em iluminação pública LED em 2023
Município de Lagoa investiu mais de 800 mil euros em iluminação pública LED em 2023
O Município de Lagoa voltou a investir, durante o ano de 2023, na substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, com o grande objetivo de reduzir o consumo e assim contribuir para um concelho cada vez mais sustentável, economicamente e ambientalmente.
Lagoa tem vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, um grande investimento na reabilitação da iluminação pública e o ano de 2023 não foi exceção, tendo o Município de Lagoa investido mais de 800 mil euros, em diferentes zonas do concelho.
Durante o ano de 2023 foram realizadas a Fase III de Ferragudo, Fase III de Estômbar e a Fase III de Porches, tendo o território do concelho de Lagoa, com estas intervenções, ficado com mais de 30% coberto por tecnologia LED, permitindo, entre vários benefícios ambientais, aumentar a poupança em iluminação pública.
Para além da substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, as novas luminárias estão equipadas com um regime de regulação que permite que a iluminação pública diminua durante o período da noite, através da redução da potência, reduzindo, também, o consumo.
Neste momento já se encontram em concurso público os procedimentos que irão permitir ao Município de Lagoa continuar a investir na requalificação da rede de iluminação pública, durante o ano de 2024, estando previsto um investimento de mais de 800 mil euros. Assim, o Município de Lagoa encontra-se preparado para executar a requalificação da rede de iluminação pública em mais três zonas do concelho, denominadas por Ferragudo Fase IV, Estômbar Fase IV e Lagoa Fase V.
É, através destes e de outros projetos estratégicos, que o Município de Lagoa se encontra alinhado com a estratégica de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 7º e o 12º ODS que propõem “Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos”, bem como “Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”.
“Este é um investimento fundamental para contribuirmos para um planeta cada vez mais sustentável. Sabemos que é um investimento com pouca visibilidade, mas é de extrema importância. Só iremos ficar satisfeitos quando o concelho estiver totalmente coberto com tecnologia amiga do ambiente”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Notícias relacionadas
-
Câmara Municipal de Lagoa compra os terrenos junto da EB1 de Lagoa para permitir o alargamento da via e o aumento do Parque de Estacionamento07 Janeiro 2025
Câmara Municipal de Lagoa compra os terrenos junto da EB1 de Lagoa para ...
A Câmara Municipal de Lagoa celebrou, no passado dia 02 de dezembro, a escritura de compra de três terrenos que irão permitir ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Página Inicial | Destaque 2 notíciasNotícias | Todas -
Lagoa aprova o maior orçamento de sempre para o Ano de 202506 Janeiro 2025
Lagoa aprova o maior orçamento de sempre para o Ano de 2025
A Assembleia Municipal de Lagoa aprovou no dia 18 de dezembro, o maior orçamento que alguma vez Lagoa já teve, no valor de ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Página Inicial | Destaque 2 notíciasNotícias | Todas -
Plano de Pormenor do Sítio da Canada06 Dezembro 2024
Plano de Pormenor do Sítio da Canada
Luís António Alves da Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, torna público, nos termos do n.º 1 do artigo 76.º e ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas