- Início
- Viver
- Empreendedorismo
- Iniciativas e Promoção
- Lagoa é o segundo melhor concelho, de média dimensão, na eficiência financeira
Lagoa é o segundo melhor concelho, de média dimensão, na eficiência financeira
Lagoa alcançou o segundo lugar do ranking da lista dos concelhos de média dimensão (entre 20 mil a 100 mil habitantes) de todo o país, no que diz respeito à eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que acaba de ser apresentado.
O Município de Lagoa volta a destacar-se na área da eficiência financeira, referente ao exercício de 2022, tendo arrecadado o 2º lugar na lista de município de média dimensão, com 1566 pontos alcançados, ficando apenas atrás de Tavira.
Para além de ter alcançado o 2º lugar global na eficiência financeira, entre os municípios de média dimensão, o Município de Lagoa alcançou o 4º lugar na lista de municípios com menor índice de divida total, o 4º lugar na lista de municípios com menor prazo médio de pagamentos e o 5º lugar na lista de municípios com maior independência financeira. Destaque ainda para o facto de o Município de Lagoa não aparecer nos 35 primeiros lugares da lista de municípios com maior receita cobrada de IMI em 2022, nem na lista de municípios que em 2022 apresentaram maior valor de receita fiscal.
Recorde-se que o Município de Lagoa no exercício referente a 2021 alcançou o 3º lugar do ranking da lista dos concelhos de média dimensão (entre 20 mil a 100 mil habitantes) de todo o país, no que diz respeito à eficiência financeira, em 2020 alcançou o 2º lugar e em 2019 alcançou o 1º lugar.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios, de 137 empresas municipais e dos 24 serviços municipalizados, relativas ao exercício económico de 2022. O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2022 é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), coordenado por Maria José Fernandes, membro do CICF, tendo ainda como autores, Pedro Camões, da Universidade de Aveiro e Susana Jorge da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.
“O resultado deste ano e dos últimos anos refletem bem a gestão rigorosa que fazemos do dinheiro publico É um enorme orgulho para nós continuarmos entre os melhores municípios Portugueses no que à eficiência financeira diz respeito,” considera Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.