- Início
- Viver
- Agenda de atividades
- "Lagoa: (i)materialidade" | "Arquivo Municipal de Lagoa: 20 anos a preservar e a divulgar a memória local"
'Lagoa: (i)materialidade' | 'Arquivo Municipal de Lagoa: 20 anos a preservar e a divulgar a memória local'
Exposições ao Ar Livre
A efeméride dos 250 anos da elevação de Lagoa a vila e da criação do seu termo por desanexação de Silves, que presentemente se assinala, é uma oportunidade de (re)visitar a história local. Nesse copto, o Município de Lagoa apresenta ao público duas exposições ao ar livre que traçam um olhar pelo seu património cultural.
A primeira, "ARQUIVO MUNICIPAL DE LAGOA: 20 anos a preservar e a divulgar a memória local", evoca o aniversário deste serviço e equipamento municipal. O percurso expositivo recua à criação do concelho e ao nascimento do seu arquivo, abordando os locais onde esteve depositado e os principais núcleos documentais do seu acervo, passando pelas principais atividades de âmbito cultural e editorial que foram desenvolvidas, até à reconversão e inauguração do espaço onde se encontra atualmente, devidamente ilustrados com documentação oriunda de distintos sistemas de informação à guarda da instituição.
A segunda exposição, “Lagoa: (i)materialidades”, é uma duologia que apresenta como fio condutor os efeitos gerados, no plano local, com a vitória da democracia a 25 de abril de 1974, e debruça-se sobre duas manifestações que remontam a meados do século passado: "ADEGA COOPERATIVA DE LAGOA: um alicerce para uma região vitivinícola", que retrata a indústria vitivinícola no concelho, materializada numa das quatro adegas cooperativas criadas na região algarvia - a Adega Cooperativa de Lagoa -, e na sua larga escala de produção, que em 1980 levaria à demarcação do Algarve como região vitivinícola; e "FESTA DA FAMÍLIA AGRÁRIA: celebrar os campos", que recupera a memória coletiva de uma das grandes manifestações da fé católica de Lagoa na década de 1960, onde se exibia, em dois cortejos processionais, a ruralidade da freguesia-paróquia de Nossa Senhora da Luz, extinta no dealbar da Revolução dos Cravos.
Ambas as exposições ficarão patentes ao público no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, sendo a abertura a 18 de agosto de 2023 por ocasião da inauguração da 42.ª FATACIL. Permanecerão neste local até ao final do certame, iniciando, em setembro de 2023, uma itinerância por diversas localidades do concelho.
18h30
Acesso mediante entrada na Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (𝗙𝗔𝗧𝗔𝗖𝗜𝗟)
Exposição itenerante pelo concelho de Lagoa após término da FATACIL