Geral
O Programa “Lagoa a Ler” inclui quatro projetos: “Brincar com as Palavras”, “Crescer a Ler”, “Leituras em Viagem” e “Lemos em Família”. Com estes projetos pretende-se a estimulação das competências pré-leitoras, a promoção da motivação para a leitura e hábitos de leitura desde a primeira infância e o desenvolvimento de atividades de leitura em ambiente familiar. Desde muito cedo, as crianças começam a interessar-se pelas histórias e pela linguagem, demonstrando comportamentos reveladores de que estão a construir conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Estes comportamentos são preditores do sucesso na futura aprendizagem nestas áreas. Contudo, muitas crianças dão entrada no jardim-de-infância em desvantagem social, cultural e linguística, provenientes de famílias menos envolvidas e informadas acerca da literacia emergente. O objetivo principal do Programa Lagoa a Ler é diminuir as desvantagens e desigualdades sociais, culturais e linguísticas no Município, através de uma oferta variada e gratuita de atividades de leitura para toda a população, com foco nas crianças a frequentar o jardim de infância. Pretende-se assim estimular a igualdade no acesso ao conhecimento logo desde a primeira infância e dotar todas as crianças com as competências necessárias para obter sucesso na entrada para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Brincar com as Palavras
O projeto “Brincar com as Palavras” é direcionado a crianças a frequentar o último ano de Jardim de Infância. Este projeto ocorre anualmente, principiando no início do ano letivo, com uma avaliação individual das competências pré-leitoras e identificação dos alunos com capacidades abaixo do esperado. Posteriormente são realizadas sessões quinzenais em pequeno grupo (realizadas pelas Terapeutas da Fala e Psicólogos do Município aos alunos identificados) e em grande grupo (realizadas pelas educadoras de infância a toda a respetiva turma, como reforço) para estimulação dessas mesmas competências. No final do ano letivo as competências intervencionadas são reavaliadas, para verificação da eficácia do programa implementado. Os alunos com capacidades abaixo do esperado nesta reavaliação, cumprem os critérios para participarem no Projeto “Crescer a Ler”. Este projeto ocorre desde o ano letivo 2017/2018.
Crescer a Ler
O projeto “Crescer a Ler” é direcionado a crianças a frequentar o 1º ano do Ensino Básico, cujo desempenho no projeto “Brincar com as Palavras” ainda se encontrava abaixo do esperado, no final do ano letivo anterior. O projeto ocorre de janeiro a maio, com a dinamização de sessões quinzenais, que têm como objetivo intervir nas competências leitoras. No mês de junho, estas competências são avaliadas para verificação da eficácia da implementação do projeto, que ocorre desde o ano letivo 2019/2020.
Leituras em Viagem
O projeto “Leituras em Viagem” está também pensado para ocorrer anualmente, principiando no início do ano letivo com uma avaliação individual da motivação para a leitura das crianças do ensino pré-escolar e da frequência dos hábitos de literacia familiar. Estão previstas sessões mensais de mediação de leitura e apresentação de livros de literatura infantil (realizadas pelas Professoras Bibliotecárias dos Agrupamentos Escolares) que os alunos poderão levar emprestados para casa. Os livros emprestados poderão ser acompanhados com cartões com atividades básicas de estimulação das competências pré-leitoras, a serem realizadas em família. No início do ano letivo, todos os alunos recebem um Passaporte de Leitura, um documento no qual podem anotar, com o apoio da família, informações como o nome do livro lido, com quem leram o livro e o quanto gostaram do livro. No final do ano letivo realiza-se a reavaliação da motivação para a leitura das crianças e da frequência dos hábitos de literacia familiar. Os livros selecionados fazem parte do espólio da Biblioteca Municipal de Lagoa, que em conjunto com a Rede de Bibliotecas Escolares, são parceiros fundamentais para o desenvolvimento deste projeto, que ocorre desde o ano letivo 2019/2020.
Documentos:
Lemos em Família
Dentro do projeto “Lemos em Família”, há a referir a newsletter e a rubrica mensais. A newsletter é um documento enviado mensalmente para os funcionários do Município de Lagoa, como medida do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Este documento inclui uma recomendação de leitura e atividades de literacia associadas, para serem realizadas em família. A rubrica no Jornal Lagoa Informa apresenta, mensalmente e de forma intercalada, um artigo informativo com uma temática associada à literacia ou uma sugestão de leitura e atividades associadas. Este projeto é realizado em conjunto com a Biblioteca Municipal de Lagoa, uma vez que as sugestões de leitura têm em consideração a literatura aí disponível. Este projeto ocorre desde o ano letivo 2019/2020.
Vídeos de Histórias