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Apoios Especializados
Psicologia da Educação
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais, o comportamento humano e as interações destes com o ambiente físico e social.
A psicologia educacional é um ramo da psicologia que intervém no contexto educativo para dar resposta a dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais e comportamentais que possam interferir na aquisição e desenvolvimento de competências essenciais ao sucesso escolar dos alunos.
As/os Psicólogas/os Escolares têm um âmbito de atuação alargado, desempenhando diversas funções, que não se esgotam, mas incluem, fundamentalmente:
- A avaliação psicológica e psicopedagógica, com o objetivo de identificar e analisar as causas do insucesso ou desadaptação escolar para se poderem propor medidas e respostas educativas adequadas.
- O acompanhamento psicológico e psicopedagógico, com vista à promoção do desenvolvimento, do sucesso escolar, da saúde e bem-estar de todos os alunos.
Considerando as competências no âmbito da educação, o psicólogo educacional do Município de Lagoa atua na Educação Pré-Escolar e 1º. Ciclo do Ensino Básico, em articulação com os/as docentes e a equipa de Educação Especial dos dois Agrupamentos de Escolas da rede pública do concelho de Lagoa, dando resposta às necessidades psicopedagógicas dos alunos.
Os encaminhamentos são dirigidos ao Serviço de Educação, em formulário próprio, através das direções dos agrupamentos e posteriormente analisados, iniciando-se o processo de avaliação e/ou intervenção, de acordo com a problemática e sempre que se justifique.
Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que interage com a Neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.
O papel do Neuropsicólogo passa por realizar:
- Avaliação detalhada das funções intelectuais (raciocínio. Memória, atenção, linguagem e funcionamento executivo) que permitirá efetuar o diagnóstico;
- Intervenção nas áreas comprometidas sempre que se justifique.
Em contexto escolar os quadros mais comuns de intervenção são: as perturbações de aprendizagem especificas (dislexia, disortografia e disgrafia) e as dificuldades de atenção, memória e défice intelectual.
A valência de Neuropsicologia atua na educação pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico nas escolas da rede publica do concelho de Lagoa, mediante encaminhamento realizado pelo(a) respetivo docente/educador(a) do estabelecimento de ensino que o aluno(a) frequenta.
Documentos de Neuropsicologia:
- Apoios Especializados | Neuropsicologia
- Neuro-dicas Raciocinio
Terapia da Fala
O Terapeuta da Fala, é atualmente, definido como o técnico de diagnóstico e terapêutica responsável pelo “desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações na comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal” (Dec. Lei nº564/99 de 21 de dezembro).
Quando este profissional está envolvido na área da educação, o trabalho desenvolve-se ao nível da Prevenção, Rastreio, Avaliação, Diagnóstico e Intervenção.
O papel preventivo do Terapeuta da Fala passa por identificar precocemente as dificuldades escolares tanto na aprendizagem da linguagem como, mais tarde, no processo de aquisição da leitura e escrita.
Após o processo de avaliação, o Terapeuta da Fala estabelecerá um plano de intervenção de acordo com as especificidades de cada caso e desenvolverá atividades com os alunos, dentro das diversas áreas:
- Perturbações da comunicação
- Perturbações da linguagem (englobando as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita)
- Perturbações da articulação verbal
Essas áreas são fundamentais para que os alunos compreendam e consigam aplicar a informação que é transmitida na sala de aula, que será imprescindível para o desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos. Uma alteração no desenvolvimento destas competências poderá afetar diferentes domínios de desenvolvimento das crianças, tais como aprendizagem escolar, socialização e/ou comportamento.
A atuação do Terapeuta da Fala na escola é sempre realizada, em parceria com o(a) professor(a), educador(a) de infância, professor(a) de educação especial e encarregados de educação, permitindo desta forma um melhor desenvolvimento e desempenho escolar dos alunos. Assim, o facto de o terapeuta atuar na escola, permite uma interação próxima com os restantes intervenientes na vida escolar da criança. Esta articulação possibilita a discussão dos casos, a passagem de estratégias e, acima de tudo, traçar objetivos comuns e adequados às características de cada criança.
No Município de Lagoa é feito um acompanhamento das crianças em idade pré-escolar e no 1º ciclo nas escolas da rede pública do concelho, mediante encaminhamento realizado pelo(a) respetivo docente/educador(a) do estabelecimento de ensino que o aluno(a) frequenta.
Documentos Terapida da Fala: