- Início
- Viver
- Cultura e Cidadania
- Centro Cultural Convento São José
Centro Cultural Convento São José
O antigo convento ou recolhimento de São José, hoje Centro Cultural – Convento de S. José, é um monumento ex-líbris do concelho de Lagoa.
A sua origem remontará ao século XVII. A fixação de religiosas no local do atual convento será ainda desse século, porém uma datação exata é ainda desconhecida. O lintel da porta da igreja – à época ermida de S. José – no qual está inscrito o ano de 1738, muito provavelmente assinala uma campanha de obras, relacionando-se indiretamente com a fundação do Convento. Em meados do século XVIII as casas junto à Ermida, onde se reuniam algumas “donzelas devotas”, dão lugar ao edifício conventual que chegou aos nossos dias. A Irmandade, designada do Santíssimo Coração de Jesus (carmelita), é reconhecida por Sua Santidade o Papa. O Recolhimento do Senhor S. Jozé manteve, assim, a vocação de acolher meninas órfãs, e a sobrevivente Roda do Expostos é disso testemunho.
Aos danos estruturais provocados pelo terramoto de 1755, seguiram-se as consequências político-sociais da extinção das Ordens Religiosas, em 1834. No último quartel do século XIX, o Convento viria a ser adaptado a colégio sob a regência da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, cuja fundadora foi Madre Teresa de Saldanha. Assim funcionou até à Implantação da República, em 1910, passando após a saída das Irmãs para a posse da Câmara Municipal, que o adquiriu em 1924. Até à década de 70 nele funcionou uma escola primária, além de diversos serviços públicos. Em meados do século XX, a Diocese do Algarve ainda procurou reaver o imóvel, mas o acordo com a edilidade lagoense não surtiu efeito. No final dos anos 80, grandes intervenções de reabilitação, concluídas em 1993, conferiram ao antigo convento o seu aspeto atual e a nova funcionalidade que mantém há quase três décadas, a de Centro Cultural.
-
Espaços e Valências
-
Receção, Bilheteira e Loja
Na receção do Centro Cultural Convento de S. José poderá usufruir dos habituais serviços de acolhimento: informações, compra de bilhetes, bengaleiro. O espaço conta com uma loja onde se pode adquirir obras literárias editadas pelo Município, produtos de artesanato e de gastronomia local.
-
Exposição Permanente
São duas as áreas expositivas permanentes do Centro Cultural: uma entre a receção e o claustro, no piso térreo, e outra no primeiro piso. Nela conta-se, através de painéis ao longo dos corredores, a história do edifício, desde a fundação do Recolhimento carmelita, passando pela construção do Convento, culimando na conversão em espaço de Cultura. Também a Roda dos Expostos foi preservada.
-
Sala de Exposições Temporárias Pintor Manuel Gamboa
A sala de exposições temporárias desenvolve-se ao longo de do piso superior do edifício, em formato de "U" em torno do claustro, ocupando 152m2. A sua configuração resulta da abertura daquele espaço, que se encontrava dividido em celas-dormitório e outras salas. À sala foi atribuído o nome de um dos maiores nomes da pintura algarvia do século XX, o Mestre Manuel Gamboa, natural do concelho de Lagoa. Por esta sala passam anualmente diversas exposições temporárias e itinerantes de entidades promotoras nacionais e artistas nacionais e internacionais. Encontra-se equipada com calha de iluminação led direcional de tonalidade neutra, bem como de sistema de suspensão de obras de arte.
-
Celas Conventuais
Das antigas celas, que outrora serviram de dormitório às Irmãs e alunas do Recolhimento-Convento, restam cinco. São hoje utilizadas para fins expositivos, reunindo as do piso térreo, espólio de profissões ancestrais liberais, como o sapateiro, o barbeiro e a costureira, e as do piso superior, exposições temporárias e itinerantes. Qualquer destes espaços, que apresentam em média uma área de 7m2, encontra-se equipado com calha de iluminação led direcional de tonalidade neutra, bem como de sistema de suspensão de obras de arte.
-
Auditório
O pequeno auditório, localizado no corpo noroeste do edifício, é um volume construído nos inícios do século XX pela Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Cena, então instaladas no Convento. É uma sala com plateia com capacidade para 83 pessoas sentadas, dos quais dois lugares para cadeiras de rodas (lotação COVID 43 + 1). Acolhe ações e eventos de natureza diversa. Encontra-se equipado com um palco de 30m2, projetor e tela de projeção mecânica, sistema de áudio e vídeo (conferência) e acesso à internet.
-
Claustro
O claustro é o um dos espaços mais emblemáticos de um convento. O do Convento de São José, com 240m2 de área, é um espaço aprazível ao ar livre que centraliza toda a dinâmica de circulação do antigo espaço conventual. Constitui ponto de paragem obrigatório das visitas ao monumento e uma valência na realização de atividades culturais e educacionais.
-
Salas Polivalentes
No piso térreo, sob o auditório, há um conjunto de salas habitualmente utilizadas para reuniões e ações de formação, uma com 18m2 e outra com 82m2. A ambivalência destes espaços traduz-se na possibilidade de funcionarem como uma extensão da área expositiva temporária. Futuramente, serão convertidas para darem lugar ao Espaço Gamboa, núcleo museológico dedicado à vida e obra do Mestre Manuel Gamboa.
-
Capela de São José
A Capela de S. José, em tempos ermida, é anterior ao próprio convento. Foi em seu redor que se instalaram as casas onde as primeiras devotas se recolheram, originando posteriormente o espaço conventual tal qual hoje se conhece. Encontra-se encerrada ao culto católico desde há muito. Atualmente, além de ser utilizada pela Igreja Anglicana, é palco de espetáculos de música, dança, poesia e outras artes performativas. Encontra-se equipada com som e iluminação ambiente e iluminação de espetáculos a partir do coro-alto, designadamente: 2 PC + 6 parled frente e 2 PC picado para a zona do altar.
-
Parque de Estacionamento Automóvel
A zona envolvente ao Centro Cultural Convento de São José beneficia de um parque automóvel com 22 lugares de estacionamento, que serve o Centro Cultural, as instalações da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e a Escola Básica 1 + JI de Lagoa. Junto ao Centro Cultural existem dois lugares destinados a estacionamento de cargas e descargas reservados a viaturas autorizadas.
-
Horário de Funcionamento
O Centro Cultural Convento de São José funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
-
Morada e Contactos
O Centro Cultural Convento de S. José situa-se na cidade de Lagoa, na rua Joaquim Eugénio Júdice, 8400-325 Lagoa.
Contactos
Telefone: 282 380 434
Email: cultura@cm-lagoa.pt
-
Cedência de Espaços
As instalações municipais existem para satisfazer as necessidades da Autarquia e das suas populações. O Município de Lagoa cede os seus espaços culturais a distintos agentes sociais, culturais e económicos da comunidade local e de fora desta. A reserva das instalações deve ser sempre precedida de pedido apresentado em formulário próprio e de acordo com as instruções disponíveis AQUI.