- Início
- Conhecer
- Património Cultural
- Património Imaterial
- Rancho Folclórico do Calvário
Rancho Folclórico do Calvário
Na década de 1960 o Algarve conhecia um impulsionamento económico e social motivado pela descoberta turística da região. Em resultado disso passaram a rumar ao concelho de Lagoa muitos forasteiros que, nas suas visitas, ambicionavam descobrir a verdadeira cultura popular. O Rancho Folclórico do Calvário nasceu nesse contexto, no dia 18 de abril de 1964, redundando da iniciativa do então Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís António dos Santos. Tirando partido do desfile carnavalesco organizado no Calvário (“cegada”), o autarca quis esboçar o embrião do grupo folclórico da então freguesia de Estômbar através da recuperação de um passado e uma consciência histórica tradicional que às gerações da época já chegava em perda.
Sem ter interrompido a atividade, o Rancho é, aos dias de hoje, um dos maiores embaixadores do folclore algarvio, levando, pelo mundo, com as suas vestes e artes manuais típicas das comunidades de camponeses e pescadores, a etnografia e os cantares tradicionais da serra e litoral algarvios.
O Rancho mostrou-se pela primeira vez ao público logo no mês da sua criação, com uma atuação na Sociedade Recreativa Irmãos Unidos, na Mexilhoeira da Carregação. O seu Presidente, Henrique Alberto é quem assume, desde as primícias, o papel de eterno líder, que valeu, em 2016, ao Rancho e a si, a devida homenagem na Gala “A Nossa Gente, a Nossa Identidade”.
O reconhecimento do prestimoso e contínuo contributo do Rancho do Calvário na preservação do património imaterial lagoense e algarvio ao longo de seis décadas foi reafirmado em 2018 pelo Município de Lagoa que, ao promover a requalificação da rotunda junto ao Parque Urbano do Calvário, decidiu nela erguer um monumento escultório em honra do rancho, autêntico ex-líbris estombarense. A obra, da autoria da algarvia Teresa Paulino, representa três casais de diferentes gerações a dançar o corridinho, tendo sido inaugurada a 11 de agosto por ocasião do festival anual de folclore organizado pelo Rancho.
O Rancho Folclórico do Calvário é filiado na Federação do Folclore Português desde 14 de novembro de 1979. Ouse conhecer mais em pormenor esta histórica coletividade através da MONOGRAFIA que, em 2005, Vítor Lourenço lhe dedicou.