Fatacil
A FATACIL, Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa remonta a 1980 e começou por designar-se Feira Regional de Lagoa. Certame pioneiro no mundo empresarial do Algarve, a Feira surgiu numa altura em que o Turismo se perfilava como principal setor se sustento económico da região.
Tirando partido do amplo recinto construído junto a um dos principais eixos viários do Algarve, a EN125, para funcionar como parque de feiras e exposições da cidade de Lagoa, a FATACIL foi crescendo gradualmente, deixando de ser a singela feira da edição inaugural que mal assegurava as condições logísticas aos expositores – era da responsabilidade destes a construção dos pavilhões –, para se engrandecer e afirmar como uma das maiores, senão a maior montra de atividades económicas no Sul do país.
A primeira edição foi organizada pela Assembleia Municipal e Junta de Freguesia de Lagoa, enquanto a segunda já foi da responsabilidade da Câmara Municipal e de todas as Juntas de Freguesia concelhias. As edições de 1980-81 inserem-se na fase experimental da Feira. A sua afirmação dá-se entre 1982 e 1985. A fase seguinte, correspondente aos últimos anos da década, foi a da projeção nacional e princípio do futuro da FATACIL como local privilegiado para criação de negócios, promoção e comercialização de marcas, produtos e serviços junto dos residentes e dos turistas nacionais e estrangeiros que no verão escolhem o Algarve para férias.
A FATACIL é, ao cabo de 41 edições, um certame plenamente afirmado e uma referência incontornável no calendário de feiras de atividades económicas generalistas em Portugal, registando centenas de milhares de visitantes a cada ano com tendência para continuar a crescer.
A FATACIL integra, além das grandes áreas de exposição de Agricultura, Comércio, Indústria, Artesanato, Gastronomia, espaços para a animação cultural, destacando-se o palco principal, onde têm lugar os concertos musicais de artistas de renome nacional; o picadeiro, para espetáculos de arte equestre; ou o palco Lagoa, que recebe as atuações das bandas de música e grupos de folclore da região. Tudo isto e muito mais faz da FATACIL um dos principais destinos no roteiro da animação turística do verão algarvio.
Visite o website da FATACIL e a sua página oficial no Facebook.