- Início
- Comunicação
- Notícias
- Município de Lagoa iniciou a substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário
Município de Lagoa iniciou a substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário
O Município de Lagoa iniciou a obra de substituição de uma das principais condutas de distribuição de água no concelho, a conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário, num investimento de cerca de 650 mil euros, numa intervenção com cerca de oito meses de execução.
O Município de Lagoa deu início à substituição de uma das principais condutas da rede de abastecimento de água do concelho, com o objetivo de melhorar o sistema de distribuição, diminuir os problemas de manutenção, nomeadamente diminuir as roturas e as perdas de água, bem como reduzir os gastos energéticos, tornando o funcionamento do sistema hidráulico muito mais eficaz.
Assim, esta intervenção, com cerca de 5,2 quilómetros, para além de substituir a conduta velha e degradada, irá renovar cerca de 80 ramais e irá também permitir a correção da rede de distribuição no que às cotas diz respeito, uma vez que não faz sentido o reservatório da Palmeirinha, que está à cota 80, fornecer o de Estômbar Apoiado, à cota 18, que, por sua vez, bomba para o de Estômbar Elevado, à cota 57, quando ambos poderiam ser abastecidos por gravidade.
Esta intervenção realiza-se no âmbito da 1ª Fase da reformulação e otimização do sistema adutor do concelho de Lagoa, onde, para além da substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário, está contemplada a substituição de mais duas das principais condutas adutoras do concelho de Lagoa, tais como a Cerca da Lapa – Sesmarias e a Cerca da Lapa – Moinhos/Vale de Milho. Com a substituição destas três condutas adutoras, o Município de Lagoa investe mais cerca de 3 milhões na rede de abastecimento de água do concelho.
Paralelamente, no concelho de Lagoa, encontra-se a decorrer a obra de implementação de mais 47 ZMC´S que inclui 7 Zonas de Pressão Controlada (ZPC´S), no valor de 1 milhão e 700 mil euros, num investimento totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Esta intervenção é fundamental para continuarmos a reduzir as perdas de água no concelho e para prestarmos um serviço de qualidade à população. Intervenções como esta têm um custo elevado e pouca visibilidade, mas são de extrema importância”, considerou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
Notícias relacionadas
-
Município de Lagoa inicia a repavimentação de várias estradas e ruas do concelho14 Outubro 2024
Município de Lagoa inicia a repavimentação de várias estradas e ruas do concelho
Teve início no mês de outubro, a repavimentação de várias estradas e ruas do concelho, num investimento total de cerca de 850 ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas -
Lagoa foi o segundo Município do Algarve que mais água poupou, entre janeiro e agosto de 202430 Setembro 2024
Lagoa foi o segundo Município do Algarve que mais água poupou, entre janeiro ...
O Município de Lagoa foi o segundo município do Algarve que mais água poupou, de janeiro a agosto de 2024, face ao consumo ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas -
Município de Lagoa altera as frentes de trabalho das empreitadas que decorrem nas principais vias de circulação para minimizar os constrangimentos na época alta19 Julho 2024
Município de Lagoa altera as frentes de trabalho das empreitadas que ...
O Município de Lagoa suspendeu, durante os meses de julho e agosto, algumas frentes de trabalho das empreitadas que decorrem ...Notícias | Iniciativa e PromoçãoNotícias | Todas