O Gabinete de Geminações, enquanto subunidade orgânica inserida na Divisão de Ação Socio cultural, iniciou as suas funções em 1 de janeiro de 2015, por força da alteração organizativa dos serviços e consequente mudança do organograma do Município de Lagoa.

No âmbito das relações com diferentes territórios as geminações entre cidades, regiões e países são, acima de tudo, ações descentralizadas de cooperação e desenvolvimento institucional e da consciência premente de partilha de conhecimento e da discussão de ideias que têm por base problemas comuns e o desenvolvimento local.

 

(…) A cooperação descentralizada reflete uma nova orientação do papel do Estado, da participação e protagonismo dos beneficiários, e um maior apoio ao envolvimento da sociedade civil no desenvolvimento. Tal, determina que a Cooperação Descentralizada implique uma participação ativa dos diversos agentes em todas as fases do processo e, entre outras considerações, a prioridade à capacitação institucional no sentido de incentivar a autonomia e a sustentabilidade das dinâmicas locais (…) ”.

(in Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2006:40)

 

Atribuições

  • Promover o estabelecimento de parcerias entre Municípios de diferentes países;
  • Promover o fortalecimento de relações internacionais;
  • Promover a troca de conhecimentos e de experiência ao nível da cooperação no que diz respeito ao intercâmbio escolar e sociocultural;
  • Estabelecer parcerias em projetos de formação e modernização intercultural.

 

Geminações

 

Cooperação internacional 

 

 

A Cidade e sede de concelho de Lagoa situa-se na Ilha de São Miguel, no grupo oriental do Arquipélago dos Açores. Este município tem uma área geográfica de 45,57Km2, e é constituído por cinco freguesias nomeadamente: Água de Pau, Cabouco, Nossa Senhora do Rosário (Lagoa), Ribeira Chã e Santa Cruz (Lagoa).

Segundo os últimos censos de 2011 detinha 14 416 habitantes e uma densidade populacional de 316,34 hab/Km2.

O Concelho é limitado a norte pelo município da Ribeira Grande, a leste por Vila Franca do Campo, a oeste por Ponta Delgada e a sul pelo Oceano Atlântico.

Foi elevada a cidade, por deliberação do parlamento dos Açores, a 22 de Março de 2012. 

 

 

O município de São Domingos é um dos 9 que integram o território da Ilha de Santiago do arquipélago de Cabo Verde. Obteve a categoria de município a 13 de março de 1993 como resultado da junção das 2 freguesias que até essa data integravam o concelho da Cidade da Praia. Tem uma área de 137.6 Km2 e é constituído pelas freguesias de Nossa Senhora da Luz e pela freguesia de São Nicolau Tolentino. A sede do concelho está instalada na Vila de São Domingos. O Concelho encontra-se delimitado a norte por Santa Cruz, a sul pela cidade da Praia, a oeste pela Ribeira Grande de Santiago, a noroeste por São Lourenço dos Órgãos e por fim a leste pelo Oceano Atlântico. Com uma população de 13 808 habitantes, é um município de forte dependência económica do setor primário e com 81.3 % da população rural e apenas 18.7% urbana, que se distribui pelas localidades Água de Gato, Banana, Mendes Faleiro Rendeiro, Praia Baixo, Milho Branco, Rui Vaz, Praia Formosa, Achada Baleia, Baía, Cancelo, Achada Lama, Várzea da Igreja, Ribeirão Chiqueiro, Nora e Godim.

Lautém, Timor Leste  

Acordo de cooperação celebrado a 21 de Março de 2013 em simultâneo com o Município de Grândola


  • CooperacaoInternacional
 

O acordo de cooperação foi assinado sob a mediação da Associação Nacional de Municípios e o Governo de Timor Leste, sob a tutela da Secretaria de Estado para a Descentralização administrativa de Timor Leste. 

Assim, vinte e três municípios portugueses, um dos quais Lagoa, aceitaram participar no processo de cooperação para a descentralização administrativa do território de Timor, concretamente na cooperação para a criação das autarquias e por conseguinte a instalação do poder local, enquanto instrumento de aprofundamento democrático. 

  • TimorLautemLospalos

(a laranja o Município de Lautem sendo a sua sede Lospalos)

 

Localizado na ponta oriental da ilha de Timor, inclui também a ilha de Jaco. Possui 59.787 habitantes (Censos 2010) e uma área de 1.702 km². A sua capital é a cidade de Lospalos que fica 248 km a leste de Díli, a capital do país. O distrito de Lautém é idêntico ao concelho do mesmo nome do tempo do Timor Português. Naquele tempo, muitas localidades tinham nomes portugueses, a começar pela vila de Lautém que se chamava Vila Nova de Malaca, mas também a actual Com (antigamente Nova Nazaré), Tutuala (antigamente Nova Sagres), Laivai (antigamente Nova Âncora) e Loré (antigamente Silvícola), entre outras. O distrito de Lautém inclui os subdistritos de Iliomar, Lautém Moro, Lospalos, Luro e Tutuala. Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, no distrito de Lautém os habitantes expressam-se em fataluco, idioma com raízes nas línguas papuas, faladas na ilha da Nova Guiné

 

Nesta primeira fase do processo de cooperação portuguesa foram delineados os seguintes objetivos: 

 

 

Igualdade e Cidadania

Imprimir


Igualdade de Género e Cidadania
37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 429
 +351 282 380 467
Caixa de correio eletronico 

 
 

 

Network of Role Models PortugalRoleModels

 
Imprimir

 

Comissão de Ética
37°08'05.932"N 8°27'20.995"W
Rua Dr.º Ernesto Cabrita, n.º1
8400-369 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 429
 +351 282 380 467
Caixa de correio eletronico c

documentos 1   

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.