O Litoral do concelho de Lagoa é inesquecível. A beleza natural das arribas alcantiladas só é ultrapassada por um mar de um azul límpido, a beijar pequenas praias cheias de acolhedores recantos naturais.
Não é por acaso que a Praia da Marinha foi galardoada com a Bandeira Dourada e colocada entre as 100 mais belas praias do mundo. A Natureza excedeu-se neste recanto do Algarve, e forjou um recanto mágico. Quem pensou que as arribas alcantiladas e os pórticos suspensos sobre o mar; os gritos das aves marinhas e o azul do mar, esgotavam o encanto desta praia, enganou-se! Uma máscara de mergulho e umas barbatanas são as chaves para penetrar no reino submarino.
Este património natural mereceu a atenção de várias entidades como a Universidade do Algarve, a CCDE-Algarve e o Município de Lagoa para estabelecer um conjunto de percursos subaquáticos de descoberta da natureza.
Aventure-se! Belas, mas de temperamento instável, as arribas rochosas podem dar origem a desmoronamentos inesperados, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança.
A natureza muito frágil das arribas torna sensato guardar uma distância de segurança.
Para obter o galardão QUALIDADE OURO da QUERCUS, as águas balneares deverão cumprir um conjunto de critérios, de que se destaca a qualidade da água EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares, segundo a informação disponibilizada pela APA - Agencia Portuguesa do Ambiente.
Com a bandeira Qualidade De Ouro para as praias, a QUERCUS pretende contribuir para motivar os Municípios a dinamizarem uma cultura de desempenho ambiental com reflexos na qualidade da água balnear.
Por favor utilize os caixotes de lixo existentes e, se houver recolha selectiva, separe os resíduos correctamente.
Não deixe o lixo na praia, nem o lance para o mar.
Utilize os sanitários, não faça as suas necessidades no mar ou na praia, evitando a contaminação da areia e da água.
Por favor coloque as pontas de cigarro em local adequado. Não deixe na praia.
Por favor não produza ruído de forma a incomodar os outros utentes da praia.
Evite o uso de aparelhagens com som demasiado elevado.
Para sua própria segurança, respeite as indicações do Nadador-Salvador bem como as Bandeiras de Sinalização do estado do mar.
É proibida a presença de animais na praia.
Ao caminhar ao longo das arribas, por favor utilize os caminhos já estabelecidos. Não danifique a vegetação e não perturbe os animais que aí vivem.
Se possuir embarcações de recreio, evite o derrame de óleos e combustíveis para o mar. Acondicione o lixo produzido na embarcação e deposite-o num contentor ao chegar a terra.
A evolução (erosão) natural das arribas processa-se numa sequência intermitente e descontínua de derrocadas instantâneas que constitui perigo para os utentes das praias.
A FAIXA DE RISCO correspondente à área passível de ser ocupada pelos resíduos do desmoronamento e tem largura até 1,5 vezes a altura da arriba. Quanto mais próximo da arriba estiver, mais provável é ser atingido pelos blocos de uma derrocada. Para sua segurança permaneça afastado do topo e da base das arribas, bem como de penedos isolados.