O Gabinete de Geminações, enquanto subunidade orgânica inserida na Divisão de Ação Socio cultural, iniciou as suas funções em 1 de janeiro de 2015, por força da alteração organizativa dos serviços e consequente mudança do organograma do Município de Lagoa.
No âmbito das relações com diferentes territórios as geminações entre cidades, regiões e países são, acima de tudo, ações descentralizadas de cooperação e desenvolvimento institucional e da consciência premente de partilha de conhecimento e da discussão de ideias que têm por base problemas comuns e o desenvolvimento local.
“ (…) A cooperação descentralizada reflete uma nova orientação do papel do Estado, da participação e protagonismo dos beneficiários, e um maior apoio ao envolvimento da sociedade civil no desenvolvimento. Tal, determina que a Cooperação Descentralizada implique uma participação ativa dos diversos agentes em todas as fases do processo e, entre outras considerações, a prioridade à capacitação institucional no sentido de incentivar a autonomia e a sustentabilidade das dinâmicas locais (…) ”.
(in Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2006:40)
Atribuições
- Promover o estabelecimento de parcerias entre Municípios de diferentes países;
- Promover o fortalecimento de relações internacionais;
- Promover a troca de conhecimentos e de experiência ao nível da cooperação no que diz respeito ao intercâmbio escolar e sociocultural;
- Estabelecer parcerias em projetos de formação e modernização intercultural.
Geminações
- São Domingos, Ilha de Santiago - Cabo Verde, 13 de Abril de 1997;
- Lepe, Andaluzia - Espanha, 19 de Abril de 2005;
- Lagoa, São Miguel - Açores, 16 de Janeiro de 2008.
Cooperação internacional