Embora estejamos a passar por um momento difícil, no quadro das suas competências e atribuições, o Município de Lagoa mantém-se atento às necessidades da comunidade. Nesta, integram-se também as crianças, jovens e famílias que se encontram recolhidas nas suas casas. Apesar da distância física e da reduzida mobilidade que nos é imposta, o mundo não pode parar e como tal o município procura alternativas para que estejamos mais próximos.
Neste contexto, e com vista ao apoio da comunidade escolar, a equipa da Educação disponibiliza um conjunto de projetos de proximidade através da comunicação on-line, os quais destacamos a seguir.
Conte connosco! Nós contamos consigo para este novo desafio: juntos vamos transformar este momento numa oportunidade para criar laços mais fortes!
Longe, mas cada vez mais perto. Estamos à distância … de um clique.
Lagoa a Ler em Casa
Dando continuidade ao trabalho que temos realizado no âmbito do Programa Municipal do Livro e da Leitura “Lagoa a Ler”, disponibilizamos histórias, metodologias e estratégias que têm como objetivo apoiar as crianças, famílias, educadores de infância e docentes de 1º ciclo na promoção da linguagem e da literacia. Neste âmbito, inclui-se ainda o envio semanal das sessões dos projetos “Brincar com as palavras” e “Crescer a Ler” aos educadores de infância e docentes dos estabelecimentos de ensino do concelho que beneficiam destes projetos normalmente ao longo do ano letivo.
A par destas iniciativas, partilhamos ainda na página do município a rubrica do “Lagoa a Ler” que, mensalmente, está disponível no “Lagoa Informa” e que tem como objetivo levar até aos leitores, informação sobre o que de mais recente há na investigação relacionada com literacia e literatura para crianças. Nesta rubrica, apresentam-se também propostas de livros de diferentes editoras, autores, ilustradores e géneros literários, acompanhados de dicas e estratégias de leitura.
eBook's
As aulas terminaram, mas continua a ser importante recordar o que aprendeste!
Desta forma, o Município de Lagoa, a pensar nas crianças, criou dois ebook’s, um para pré-escolar e outro para 1º ciclo, com atividades divertidas e que contemplam várias áreas.
Diverte-te enquanto aprendes e realiza algumas atividades em conjunto, aproveitando assim momentos em família!
Não percas tempo e descarrega os pdf’s disponibilizados abaixo para que possas começar o quanto antes.
A tua opinião é importante e, por isso, envia-nos um e-mail para a contar como correram as atividades e quais as que mais gostaste.
A história da semana
1.ª Semana | ''Escondidas''
Guião de Exploração da história “Escondidas”
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Materiais
Objetivos
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Antes da visualização da história
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que achas que vai acontecer na história?
- Onde se passará a história?
- Quem será que vai participar nesta história?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
Após a visualização da história
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Quais as personagens da história?
- Onde se passa a história?
- Porquê que os meninos decidiram brincar naquele dia?
- Quais foram as brincadeiras em que pensaram?
- Como se sentiram as personagens?
- Achas que o menino fez bem em esconder-se tão longe?
- Gostaste da história? Porquê?
- Se pudesses mudar alguma parte, o que mudavas?
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Elogie a criança pelo seu desempenho e, de seguida, aproveite para se divertirem com o jogo “Dominó de Rimas”.
2.ª Semana | ''A Ilha do Avô''
Guião de Exploração da história “A Ilha do Avô”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- Quais as personagens da história?
- Onde se passa a história?
- Em que local da casa começa a viagem?
- Qual foi a primeira coisa que fizeram quando chegaram à ilha?
- De quem era a carta que o menino recebeu?
- O que costumas fazer com o teu avô?
- O que farias se fosses para uma ilha deserta?
- Se pudesses mudar alguma parte, o que mudavas?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Quais as personagens da história?
- Onde se passa a história?
- Em que local da casa começa a viagem?
- Qual foi a primeira coisa que fizeram quando chegaram à ilha?
- De quem era a carta que o menino recebeu?
- O que costumas fazer com o teu avô?
- O que farias se fosses para uma ilha deserta?
- Se pudesses mudar alguma parte, o que mudavas?
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividades sugeridas:
- “A carta” - imagina que és o CID e que tens de responder ao avô com uma carta, o que lhe dirias?
- Acede ao link que partilhamos contigo e joga para tentares adivinhar quantas sílabas têm as palavras. Consegues acertar?
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A Ilha do Avô - Modelo da Carta |
3.ª Semana | ''Pé-ante-pé''
Guião de Exploração da história “Pé-ante-pé”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que achas que vai acontecer na história?
- Onde se passa a história?
- Quem será que vai participar nesta história?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
- Que animal aparece na capa do livro?
- O que é um pé?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Quais as personagens da história?
- Onde se passa a história?
- O que fez a lagarta quando percebeu que ia ser comida?
- Na história, qual a utilidade da lagarta? E que animais mediu?
- Porque é que a lagarta não conseguia medir canções?
- Se fosses uma lagarta e estivesses prestes a ser comido por um rouxinol, o que farias?
- Qual a função da lagarta na natureza? Pesquisa um pouco sobre este animal e tenta conhecê-lo melhor.
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividade sugerida - “O jogo - “Literacia Divertida ” - que permite desenvolver competências de literacia ao mesmo tempo que proporciona um momento em família.
4.ª Semana | ''A Árvore da Escola''
Guião de Exploração da história “A Árvore da Escola”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que vês na capa da história?
- O que achas que vai acontecer na história?
- Quais serão as personagens da história?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
- Que animal aparece na capa do livro?
- O que está na mão do menino?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Onde se passa a história?
- O que gostava de fazer o Pedro durante o recreio?
- Como era a árvore?
- O que foi acontecendo à árvore ao longo do tempo?
- Porque ralhou a professora com o Pedro?
- O que explicou o Pedro aos colegas?
- O que fizeram a Marta, o Luís e a Sofia?
- O que construíram na árvore?
- Porque é que mudaram a biblioteca para a cabana na árvore?
- Qual a importância das árvores na natureza? Pesquisa um pouco sobre este tema e descobre porque é que estas são essenciais.
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividade sugerida - Realize a nossa atividade de Consciência Fonológica (Manipulação Silábica), recorrendo ao separador "Brincando com as Histórias".
5.ª Semana | ''Nina''
Guião de Exploração da história “Nina”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que vês na capa da história?
- O que achas que vai acontecer na história?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
- Que animal aparece na capa do livro?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Onde se passa a história?
- Quem era a Nina?
- Porquê que a Nina era diferente das outras rãs?
- O que foi achas que acontecia aos girinos quando desapareciam?
- Achas que os girinos tinham razão para ter medo do peixe GLUP?
- E tu, se fosses um girino terias medo do GLUP? Porquê?
- O que fez a Nina quando foi perseguida pela GLUP?
- Pesquisa um pouco sobre a transformação pela qual os girinos passam.
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividade sugerida - Realiza o nosso "Quantos Queres da Literacia" e divirte-te enquanto aprendes, recorrendo ao separador "Brincando com as Histórias".
6.ª Semana | ''O Rebanho''
Guião de Exploração da história “O Rebanho”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que vês na capa da história?
- O que achas que vai acontecer na história?
- Quais serão as personagens da história?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
- O que é um rebanho?
- O que tem a ovelha pendurado na orelha? E porque tem?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Onde se passa a história?
- Porquê que é fácil ser ovelha?
- O que é que as ovelhas têm que fazer quando o Miguel não consegue dormir?
- Qual foi a ovelha que não quis saltar? Porquê?
- Como reagiu o rebanho?
- O que acontece se a quatro não saltar?
- Porquê que a quatro saltou depois de receber a carta?
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividade sugerida - Realize a nossa atividade de memória visual, recorrendo ao seguinte link: https://wordwall.net/play/2622/006/206
7.ª Semana | '''Cá por casa somos...'
Guião de Exploração da história “Cá por casa somos...”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que vês na capa da história?
- O que achas que vai acontecer na história?
- Quais serão as personagens da história?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Quantos são lá em casa?
- O que faz a mãe todos os domingos?
- O que acontece quando chega a primavera?
- O que faz com que espirrem?
- O que é a tosquia? Quem costuma ir à tosquia?
- O que significa "falar como uma gralha"?
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividade sugerida - A partir do exemplo disponibilizado no separador "Brincando com as histórias", construa uma casinha e peça à criança que represente a sua própria casa.
8.ª Semana | '''O Olharapo'
Guião de Exploração da história “O Olharapo”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que vês na capa da história?
- O que achas que vai acontecer na história?
- Quais serão as personagens da história?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
- O que significa "olharapo"?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- O que estava "a dar, a dar"?
- De quem achava a Zé serem as pegadas que viu no chão?
- Quem é que o Olharapo assustou?
- O que roubou ele?
- O que fez o Olharapo com o que roubou?
- Quem era afinal o Olharapo?
- Porque quis o Olharapo construir um balão de ar quente?
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividade sugerida - Realize a nossa atividade "Labirinto das Rimas", disponibilizada no separador "Brincando com as histórias", e trabalhe consciência fonológica.
9.ª Semana | '''Baralhando Histórias'
Guião de Exploração da história “Baralhando Histórias”
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Materiais:
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Antes da visualização da história:
1. Tente explorar os vários elementos da capa, despertando o interesse da criança para a leitura da história. Estas questões permitem que a criança fique mais atenta e promovem a imaginação.
- O que vês na capa da história?
- O que achas que vai acontecer na história?
- Quais serão as personagens da história?
- O que tem a girafa na boca?
- Onde está o título? Quantas palavras tem? Consegues dizer que letras são aquelas?
Após a visualização da história:
1. Faça perguntas à criança para explorarem em conjunto os vários acontecimentos da história e tente que a criança expresse a sua opinião e se envolva na história:
- Quem é a personagem principal da história?
- O que pediu a mãe que ela levasse?
- Quem é que ela encontrou pelo caminho?
- Quem estava a contar a história?
- Que história estava o avô a tentar contar?
- Que factos é que ele alterou?
- Alguém da tua família também costuma baralhar histórias? Quem?
2. Peça à criança para recontar a história, por palavras suas, de modo a perceber se compreendeu os vários acontecimentos e a estimular o seu discurso oral.
3. Atividade sugerida - escolha uma história com a criança e peça para que ela a conte alterando determinadas partes a seu gosto.
Calendário semanal
Abril “Momentos Mil”
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Abril 2020 Abril momentos mil |
4ª Semana
27 |
28 |
29 |
30
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01 |
02 |
03 |
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Recordações da Quarentena |
3ª Semana
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
Maio “Lê como um papagaio”
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Maio 2020 "Lê como um papagaio" |
4ª Semana
25 Diga uma frase no presente e peça à criança que coloque a frase no passado. (ex:A joana come a laranja - a joana comeu a laranja). |
26 Peça à criança para completar as suas frases com a opção correta. (ex: se o gato for pequeno chamamos-lhe gatinho).
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27 Sempre que a criança ouvir uma uma palavra que comece com uma sílaba acordada inicialmente deve bater com a palma da mão na mesa. |
28 Peça recados à criança durante a semana e aumente gradualmente a complexidade da instrução. |
29 |
30 Peça à criança que divida a palavra nos sons que a constituem (ex:boneco - /b/; /u/; /n/; /é/; /k/; /u/). Atenção não é para soletrar! |
31
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3ª Semana
18 |
19 |
20 |
21
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22 |
23 |
24 |
2ª Semana
11 |
12 |
13
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14 |
15 |
16
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17 |
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Diário da Quarentena |
1ª Semana
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
Junho “Aproveita cada momento”
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Junho 2020 "Aproveita cada momento" |
1ª Semana
01 Dia Mundial da Criança - pedir à criança que se descreva (aspeto físico, qualidades, ...). Poderá pedir, também, que faça um desenho de si mesmo. |
02 |
03 Hoje celebra-se o dia Mundial da bicicleta. Organize uma passeio de bicicleta em família e peça a criança que no final descreva o passeio. |
04 Diga uma frase à criança e peça para que ela diga se está correta ou incorreta. Caso esteja incorreta, peça para que a corrija. Ex: Amanhã fui à praia. |
05 |
06 |
07 |
2ª Semana
08 Dia Mundial dos Oceanos - peça à criança para descobrir palavras derivadas de “Mar”. |
09 |
10 Hoje celebra-se o dia de Portugal. Descobre palavras que rimem com a palavra “Portugal”. |
11 Peça à criança que lhe explique alguns conceitos que não representem algo material (ex: simpático; valente; curioso;...). |
12 Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil - pesquise um pouco com a criança sobre este tema. |
13 Juntamente com a criança faça um registo das datas de aniversário da família. |
14 Peça à criança para fazer o conto de um livro que não conheça apenas com base nas imagens. |
3ª Semana
15 Dia Mundial do Vento - desafie a criança a construir uma história em que a personagem principal seja o vento. |
16 Jogo Sílaba Humana - atribuam a cada jogador uma sílaba. Os jogadores deverão juntar-se para formar palavras. |
17 Descubram as profissões dos membros da família e explorem-nas, descrevendo a sua função, local de exercício da atividade e utensílios utilizados. |
18 Dia Internacional do Piquenique - Imaginem que vão fazer um piquenique e façam uma lista do que irão precisar de levar. |
19 Com ajuda da criança faça massa para biscoitos e aproveitem para moldar em formato de letras.
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20 Início do Verão- descubra com a criança palavras que rimem com “verão” e façam uma quadra. |
21 Dia Mundial da Girafa - façam um trabalho de pesquisa, onde descubram o seu habitat, alimentação, entre outras características. |
4ª Semana
22 Atividade “Mundo de Palavras”- com ajuda da criança aponte numa cartolina grande as palavras novas que vão surgindo. |
23 Arranje algumas imagens e peça à criança que desenhe o seu contrário. |
24 Celebra-se o dia de São João - pesquise com a criança um pouco sobre esta tradição. |
25 Dia Mundial do Marinheiro - crie com a criança uma história em que a personagem principal seja um marinheiro.
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26 Recorte imagens e peça para a criança rodear da mesma cor as que pertencem à mesma categoria semântica (ex: roupas, animais, transportes, alimentos…) |
27 Atividade “TOP 5” - peça à criança que atribua um lugar do pódio a 5 dos livros que leu ou ouviu recentemente, sendo que o 1º lugar corresponde ao livro de que mais gostou. |
28 Ajude a criança a elaborar uma lista de atividades que gostaria de realizar nas férias de verão. |
As Terapias vão a casa
Em alternativa às sessões de intervenção, quer de Terapia da Fala quer de Neuropsicologia, desenvolvidas normalmente em contexto escolar com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, as famílias poderão ter acesso nesta página a variadas estratégias e atividades que poderão desenvolver diariamente com as suas crianças. Assim, serão divulgadas, duas vezes por semana, “Neuro-dicas para fazer em casa” com o intuito de partilhar conteúdos que contribuam para a estimulação de diversas funções cognitivas essenciais para o processo de aprendizagem (memória, atenção, raciocínio, entre outras). “As terapias vão a casa” dão ainda continuidade às intervenções individualizadas, comunicando com as famílias que pretenderem via on-line através do watsapp, e-mail, skype ou zoom.
''B’ Epis'' em casa
O projeto EPIS faz parte do dia-a-dia dos alunos dos 2º, 3º ciclo e secundário do concelho de Lagoa desde o ano letivo 2018/2019. Sendo fundamental que continuemos o apoio a estes alunos, o município tem adaptado para o formato on-line, através de ferramentas como o Whatsapp, Skype e Zoom, as metodologias de intervenção utilizadas em contexto escolar, mantendo-se assim um contacto muito próximo com os alunos, famílias e docentes. Disponibilizamos de seguida vídeos com temas pertinentes para o contexto atual e que desempenham um papel facilitador na manutenção do equilíbrio pessoal e familiar.
Agarra a emoção em casa
Querendo manter-nos próximos de todos os profissionais de educação que diariamente contribuem para uma educação feliz em casa no concelho de Lagoa, o município está ainda disponível para o apoio psicológico individualizado a esses profissionais, através de sessões individuais por videoconferência e sessões de grupo que permitirão a partilha de experiências e de estratégias de controlo emocional e equilíbrio pessoal. Ainda no apoio à gestão do stress e das emoções neste período de isolamento, a equipa da Educação partilha nesta página as “psica-dicas” dirigidas aos docentes e famílias.
Uma Escola Feliz é o que se quer, em casa!
No âmbito do trabalho que o município tem vindo a desenvolver em parceria com o portalbullying e as associações de pais dos agrupamentos Espamol e Rio Arade desde 2015, continuamos a apostar no mote “Uma Escola Feliz é o que se quer!” contribuindo para que a escola seja também feliz em casa. Assim, o portalbullying nesta fase constitui-se, mais do que nunca, uma ferramenta de apoio online com o objetivo de apoiar todos os alunos e demais comunidades educativas (famílias, educadores e professores, pessoal não docente). Para além do chat e do forúm, disponibiliza a modalidade skype e a ferramenta Zoom. O intuito é trabalhar sobre a temática da comunicação não violenta e auxiliar na criação de momentos de reflexão e partilha conjunta sobre estratégias para lidar com o stress, com a ansiedade e o medo. (em vez de “com a ansiedade, com o medo...”)
Aceda ao Portal Bullying através do link https://www.portalbullying.com.pt/forum/
As aventuras da Julieta...em casa
Episodio 1
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Momento de reflexão: Explorem as emoções (pais e filhos). Falem abertamente de algumas sensações que os mais pequenos já captaram, mas se as desmistificarem, eles integrarão melhor (não tem mal sentir tristeza, medo zanga...) Falem-lhes desta fase de forma clara e simples, com honestidade e encoraje-os a ouvirem, partilharem e validarem as emoções (pois as crianças são sensíveis aos comportamentos dos adultos) Conversas objetivas, curtas e factuais sobre a pandemia, e conversas alargadas e emotivas acerca de como tudo isto veio mexer connosco e como poderemos sair daqui mais fortes.
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Episodio 2
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Momento de reflexão: Mais uma vez fazemos o convite à conversa das vossas emoções; Mais que nunca, é importante falar do que estão a sentir (claro que com o devido filtro, a regra é nunca dizer mais do que a criança já captou e sempre ajustado à sua idade e curiosidade), das dificuldades que esta fase vos tem causado, de se sentirem assoberbados com tanto trabalho, com tanta informação, com tanto desafio. Mais uma vez reforcem que, não tem mal sentir tudo isto, e que o grande desafio é aprender a lidar com tantas sensações e emoções, falar acerca delas e transformá-las. Podem também referir que por vezes se sentem mal por não lhes estarem a dar tanta atenção como gostariam, perguntem-lhes o que eles pensam acerca disto e tentem arranjar uma estratégia que satisfaça as duas partes. Use a ilustração que acompanha o texto e solicite à criança que diga qual a brincadeira que gostaria que em conjunto, fizessem. Reservem então um momento do vosso dia/fim-de-semana e façam-na. Proponham-se a seguir as orientações das vossas crianças e viajem para o mundo da imaginação/criatividade. Far-vos-á tão bem quanto a eles.
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Episodio 3
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Momento de reflexão Estes momentos atípicos que vivemos criam uma sobrecarga quer nos adultos, quer nas crianças, pelo que excesso e défice de energia são uma constante. Se por um lado os miúdos parecem ter energia para dar e vender, os adultos, com tantas tarefas ao mesmo tempo, ficam sem qualquer capacidade de brincar, de compreender as suas birras e chamadas de atenção.
Este momento de reflexão da história é também um convite:
MAIS QUE NUNCA ESTAMOS COM AS EMOÇÕES á "FLOR DA PELE", APROVEITAMOS ENTÃO PARA AS TRABALHAR
ACIONE SOLUÇÕES
IMPLEMENTE
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Episodio 4
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Momento de reflexão Este pequeno texto convida, mais uma vez a um diálogo com as nossas sensações e emoções. Vivemos um tsunami emocional e tudo acontece a partir da nossa casa, pelo que a sobrecarga é emensa. Somos seres com necessidades distintas que, por vezes, essas são bem diferentes das dos nossos filhos, o que não tem mal nenhum, pelo contrário, é extremamente saudável procurar equilibrar as suas emoções para estar bem para as demandas das crianças.
MAIS QUE NUNCA ESTAMOS COM AS EMOÇÕES à "FLOR DA PELE", APROVEITAMOS ENTÃO PARA AS TRABALHAR
Se por vezes se sente culpado/a por não ter o tempo que desejava para dedicar às suas crianças, não se deixe levar por essas emoções,
ACIONE SOLUÇÕES
IMPLEMENTE
As crianças adoram desafios e esforçam-se ao máximo para os vencer. Por isso, aproveite e combinem um prémio/valorização para cada desafio alcançado. No final, explorem os achados desses 5 minutos. Dediquem-se à brincadeira criada, elogiem os esforços, falem sobre as maiores dificuldades, sobre o que foi mais fácil e proponha novos desafios. São momentos como estes que permitem estreitar laços entre a família, lhes dão a noção de grupo, mas de ser individual também, bem como auxiliam no pensamento criativo e na noção de responsabilidade. |
Episodio 5
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Momento de reflexão A exigência a que estamos agora expostos, com tudo a acontecer a partir de casa, faz com que nos sintamos sobrecarregados. Pais e filhos nem sempre estão em sintonia, e não tem mal nenhum, e nem sempre apetece aos pais brincar e os filhos têm dificuldades em compreender que agora se faz tudo em casa e daí a difícil tarefa na gestão do tempo. É FUNDAMENTAL FALAR PARA EXPLORAR AS EMOÇÕES DE CADA UM E MELHOR COMPREENDER A OUTRA PARTE. Voltamos a dizer: se por vezes se sente culpado/a por não ter o tempo que desejava para dedicar às suas crianças, nãos e deixe levar por essas emoções.
ACIONE SOLUÇÕES
O DESAFIO DO VULCÃO
Respondendo à Julieta com o E AGORA? ÀS VEZES NÃO CONSEGUIMOS EVITAR MAS PODEMOS SEMPRE TENTAR E FALAR SOBRE O QUE ACONTECEU :) |
Episodio 6
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Momento de reflexão A exigência desta nova fase é grande e causa um misto de emoções, mas apesar de estarmos todos a viver a mesma situação, as vivências e as sensações associadas são distintas e existem tantas realidades que merecem que as exploremos. Façam então um convite aos vossos filhos para que sejam uns detetives e olhem para outras realidades familiares. É FUNDAMENTAL O TREINO DA EMPATIA, SERMOS CAPAZES DE NOS COLOCARMOS NO LOCAL DO OUTRO, É UM EXERCÍCIO QUE NUNCA DEVEMOS ESQUECER DE APLICAR Seguindo esta premissa, crie exercícios que permitam compreender as diferentes perspetivas e acionar a capacidade de sermos atentos aos outros, para que se transforme numa competência para a vida. Mas sabendo que estamos a iniciar uma nova normalidade, é também importante compreender que isto suscita dúvidas, anseios e receios E DEVEMOS PROPORCIONAR MOMENTOS PARA EXPLORAR ESTAS EMOÇÕES.
ACIONE SOLUÇÕES
O DESAFIO DO DETETIVE
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Episodio 7
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Momento de reflexão A exigência desta nova fase é grande e causa um misto de emoções, bem como alterações profundas na forma de estar com os outros, baseada num maior distanciamento físico, mas é importante distinguir o distanciamento físico do social. Não precisamos estar distantes socialmente, precisamos é arranjar novas formas de nos relacionarmos, sem deixar que o medo e a dúvida perante o outro persista. É FUNDAMENTAL O TREINO DA EMPATIA, QUE NADA MAIS É DO QUE SERMOS CAPAZES DE NOS COLOCARMOS NO LUGAR DO OUTRO. Só assim poderemos ser mais atentos e próximos (se não física, emocionalmente) Seguindo esta premissa, crie exercícios que permitam compreender os medos mais profundos das crianças, e até mesmo os seus, e trabalhem na sua desmistificação e na sua ressignificação, não deixe que os medos se instalem. Uma cabeça cheia de medos não tem espaço para sonhar, nem para funcionar adequadamente. Por isso, sabendo que esta nova normalidade causa incertezas dúvidas, anseios e receios, DEVEMOS PROPORCIONAR MOMENTOS PARA EXPLORAR ESTAS EMOÇÕES E TRABALHAR NOVAS FORMAS DE MOSTRAR AFETOS.
ACIONE SOLUÇÕES
O DESAFIO DA CAIXA DOS MEDOS E DO POTE DE AMOR
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Episodio 8
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Momento de reflexão Toda esta fase alterou as nossas vidas, modificou a forma como nos relacionamos com os outros, impondo um distanciamento físico como meio de proteção, transportando-nos para um conceito de uma nova normalidade. MAS CONTINUAMOS A SER PESSOAS DE RELAÇÕES PRÓXIMAS E O MEDO E A INSEGURANÇA NÃO PODE FAZER COM QUE NOS AFASTEMOS DOS OUTROS. É NECESSÁRIO BRINCAR, TROCAR AFETOS, ENTÃO TEMOS QUE NOS REINVENTAR PARA COM OS OUTROS NOS DAR. Seguindo esta premissa, crie exercícios que permitam compreender os medos mais profundos das crianças, e até mesmo os seus, e trabalhem na sua reorganização.
ACIONE SOLUÇÕES
O DESAFIO DA NOVA NORMALIDADE
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