O Município de Lagoa obteve a recertificação do Programa 3 em Linha, tendo-lhe sido reconhecido o trabalho continuado de promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar dos seus trabalhadores.

Decorreu durante o mês de junho a auditoria externa, efetuada pela entidade BUREAU VERITAS CERTIFICATION PORTUGAL, com vista à Recertificação do Município de Lagoa com a norma Portuguesa 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Esta auditoria teve como objetivo a averiguação do impacto junto dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como no controlo de todo o processo e respetivos procedimentos, verificando-se por um lado a consolidação desta estratégica de gestão de recursos humanos adotada pela organização e, por outro, um acolhimento muito positivo pelos dirigentes e pelos trabalhadores e trabalhadoras, garantindo desta forma o sucesso deste projeto.

Depois de terem sido entrevistados os trabalhadores, abrangendo trabalhadores com antiguidade, idades distintas e de ambos os géneros, de vários setores do Município, a entidade certificadora confirmou que o sistema de gestão está conforme face a todos os requisitos das normas de referência, que o Município de Lagoa implementou efetivamente as medidas planeadas, que o sistema de gestão tem capacidade para atingir as políticas e objetivos da organização e avaliar a capacidade do sistema de gestão para cumprir com os requisitos legais, estatutários e contratuais, que o Município tem a capacidade de identificar áreas de potencial melhoria do sistema de gestão e consegue ser eficaz na sua implementação.

Assim, o Executivo Camarário vê reforçado o seu compromisso político de promover, cada vez mais, um Sistema de Gestão da Conciliação, que tem, simultaneamente, o objetivo de construir uma Cidade Educadora, Inclusiva, Inteligente e Sustentável que se pretende em constante evolução, com o intento de facilitar e melhorar a forma como as equipas e as pessoas gerem a afetação do tempo e as suas responsabilidades profissionais, familiares e pessoais e, desse modo, promover o bem-estar dos/as trabalhadores/as, os níveis motivacionais e a melhoria do desempenho da organização, bem como atrair e reter talentos, que se traduz também em maior qualidade de serviço público prestado às pessoas que escolhem Lagoa para viver, trabalhar, visitar ou investir.

Recorde-se que o Município de Lagoa foi o primeiro no país a obter a certificação da Norma Portuguesa 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal e continua a ser um dos poucos municípios que a tem, permitindo que os seus trabalhadores
tenham uma série de direitos/regalias que asseguram um planeamento do trabalho tendo em conta a satisfação das necessidades familiares e/ou pessoais do trabalhador ou trabalhadora.

“O objetivo é contribuir para a melhoria do clima organizacional. Acreditamos que trabalhadores mais motivados aumentam a sua produtividade e elevam a qualidade dos serviços prestados aos munícipes. Garantir a qualidade dos serviços e se possível melhorá-la, é o que pretendemos com o Programa Três em Linha”, afirmou Luís Encarnação.

 

Pin It

Candidaturas on line - Apoios escolares

Candidaturas on line Apoios Escolares

COVID-19: página oficial

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável