Lagoa foi local de romaria, festas e manifestações de fé, entre os dias 26 e 29 de maio, com a receção de uma comitiva, de cerca de sessenta pessoas, vinda de Lagoa Açores, à qual se juntaram muitos Lagoenses, durante as comemorações das Festas do Divino Espírito Santo, que decorreram por todo o concelho.

O programa das Festas do Divino Espírito Santo contou, à semelhança do que já tinha acontecido no ano de 2018, com uma grande participação dos Lagoenses.

As festividades iniciaram-se no dia 26 de maio no Largo Rainha D. Leonor, em Ferragudo, passando por todas as freguesias, durante os 4 dias, tendo os pontos mais altos do programa o Cerimonial Quarto do Espírito Santo, a Missa Solene do Divino Espírito Santo na Igreja Matriz de Lagoa, seguida de procissão, e as Sopas do Divino Espírito Santo, o jantar da partilha pela comunidade.

Estas celebrações acontecem em Lagoa, fruto do protocolo de geminação existente com Lagoa Açores, desde 2008, recebendo um vasto programa religioso e cultural, com várias celebrações católicas e atuação de grupos de música tradicional dos Açores e do Algarve.

As Festas do Divino Espírito Santo comemoram-se, por esta altura do ano, em todas as ilhas dos Açores, em ambiente de festa, num culto ao Espírito Santo, através de diversas manifestações, sendo considerada uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo.

“Felizmente este ano foi possível comemorar as Festas do Divino Espírito Santo e receber os nossos congéneres de Lagoa Açores. Saliento a forma como o programa decorreu e a grande participação dos Lagoenses”, afirma Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 

Pin It

Candidaturas on line - Apoios escolares

Candidaturas on line Apoios Escolares

COVID-19: página oficial

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável