O facto de estarmos em pleno mês de agosto, com um significativo afluxo de turistas e um aumento exponencial da atividade comercial no concelho, resulta num aumento também exponencial na quantidade de resíduos produzidos.

Esta situação tem sido sentida, principalmente, desde a segunda quinzena de julho e os serviços desta Câmara Municipal têm dado a resposta necessária, com vista à recolha diária dos resíduos urbanos indiferenciados, de forma a que não existam contentores por recolher.

No entanto, no que toca à recolha dos resíduos recicláveis, importa aqui esclarecer, mais uma vez, que a entidade responsável por essa recolha não é o Município de Lagoa, mas sim a Algar, fruto de uma concessão do Estado Português desde os anos 90. Assim, a Algar, uma empresa com capital maioritariamente privado, é a responsável pela recolha seletiva em todos os municípios do Algarve. Não é uma empresa contratada por esta Câmara e não temos, infelizmente, qualquer poder na gestão/organização dos serviços de recolha da ALGAR.

Face ao significativo aumento nas quantidades de resíduos produzidos no concelho nestas últimas semanas, apesar do forte investimento que tem sido feito na instalação de novas ilhas ecológicas por parte do Município e de novos ecopontos de superfície por parte da ALGAR, a ALGAR não tem tido capacidade para recolher diariamente os ecopontos que vão ficando cheios, originando situações indesejáveis e que reprovamos veementemente.

Os Serviços deste Município, numa ótica de colaboração com a ALGAR, acompanham/monitorizam diariamente o estado de enchimento de todos os ecopontos existentes no concelho, reportando, também diariamente, essa informação à ALGAR, com o objetivo de ajudar a uma melhor organização dos seus circuitos de recolha e de evitar que os ecopontos estejam cheios e sejam recolhidos com a frequência necessária a garantir que o concelho se mantenha limpo e com a qualidade que se pretende.
Infelizmente, a ALGAR não tem conseguido dar a resposta necessária e temos assistido a inúmeras situações em que nos deparamos com ecopontos e ilhas ecológicas completamente cheias e com resíduos na sua envolvente. Para minimizar essa situação, o Serviço de Limpeza desta Câmara afetou parte das suas equipas (com os custos inerentes para o erário público e num serviço que não nos compete), à recolha e limpeza dos resíduos recicláveis que se vão acumulando no exterior, de forma a que pelo menos o espaço exterior envolvente aos ecopontos esteja minimamente limpo e sem resíduos.

Solicitamos, também, a colaboração de todos os nossos munícipes, para que sempre que identifiquem algum ecoponto ou ilha ecológica cheia, possam transportar os seus resíduos até ao próximo ponto de recolha que esteja disponível, evitando-se, assim, acumulações indesejadas. Poderão também os munícipes contactar desde logo a própria ALGAR, informando que em determinada localização o ecoponto está cheio, ajudando assim a que aquela entidade organize os circuitos com vista à sua rápida recolha. Esse contacto poderá ser realizada para os números 289 894 480 / 800 203 251 (Linha Verde), ou para o email .

Por outro lado, apelamos a que todos os produtores Não-Domésticos (restaurantes, bares, supermercados, etc…), possam aderir ao serviço gratuito da Algarlinha (800 915 331), o qual recolhe os resíduos recicláveis diretamente no local de produção, evitando-se, assim, a colocação desses resíduos recicláveis nos ecopontos ou nas ilhas ecológicas, ficando esses equipamentos mais disponíveis para que os produtores domésticos ali possam colocar os seus resíduos.

Obrigado pela compreensão!

 

 

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