O Município de Lagoa tem por objetivo assinalar datas importantes através de atividades diversas com a definição da Agenda local anual para a Igualdade e Cidadania de Lagoa em parceria com os agentes locais.

A Agenda local para a Igualdade espelha o compromisso do Município de Lagoa com todos e todas as lagoenses, ambicionando que as atividades possam garantir uma maior sensibilização, igualdade e diversidade de ação e intervenção quer na esfera pública como privada. É preponderante o envolvimento de toda a organização, bem como dos agentes externos, como as empresas e as entidades de caráter solidário, que intervêm ao nível desportivo, recreativo, educativo e humanitário, para a concretização de atividades diferenciadas nestas matérias.

O Município de Lagoa, aceitando o desafio lançado pela Comissão Europeia e pela Agência Nacional ERASMUS + Educação e Formação, aderiu à iniciativa Network of Role Models, que se encontra na sua segunda edição. Esta iniciativa conta ainda com a participação de vários municípios de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

Network of Role Models ou Rede de Modelos Inspiradores é uma iniciativa europeia que visa promover a inclusão social, a cidadania, a igualdade de oportunidades, o respeito pelos Direitos Humanos, e pretende destacar cidadãos/ãs pelo seu percurso ou competências. Os Role Models (Modelos Inspiradores) são cidadãos/ãs do concelho de Lagoa que devido às suas experiências e objetivos, bem como às escolhas que efetuaram ao longo do seu percurso se tornaram reconhecidos a nível local, nacional ou mesmo internacional. Através da partilha de experiências, estes role models (modelos inspiradores) irão motivar os seus pares a ultrapassar os seus problemas, adversidades, sempre numa perspetiva positiva, resiliente e de superação.

A Agência Nacional ERASMUS + Educação e Formação é a entidade responsável por implementar a iniciativa europeia Modelos Inspiradores / Network of Role Models em Portugal

Para mais informações contacte o Gabinete de Igualdade de Género e Cidadania.

Plataforma My Polis

images

A Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a Associação Discurso Paralelo está a implementar o projeto “MyPolis – Cidadania 4.0 em Lagoa”, resultante da aprovação da candidatura ao Portugal Inovação Social.

Este projeto pretende promover a participação ativa das pessoas nas escolhas para a sua cidade com recurso a uma aplicação mobile e web e, paralelamente, promover uma educação para a cidadania por parte dos mais novos.

A utilização da ferramenta MyPolis insere-se numa estratégia de disponibilização de espaços e mecanismos de participação por parte de todas as pessoas de todas as idades na construção e melhoria das vivências comunitárias em Lagoa.

mypolis21

Para se registar e fazer alguma proposta de melhoria, aceda à plataforma através do seguinte link: https://beta.mypolis.eu/.

A Câmara Municipal de Lagoa em parceria com Between- Patersnships 4 Development e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa (CPCJ) irá promover uma conferência intitulada de “Refletir a Cidadania, Proteção e Inclusão na Infância”, no dia 2 de novembro, no Auditório do Convento de São José. Esta conferência surge no âmbito das comemorações dos 30 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos das Crianças.

A conferência terá quatro momentos, que serão dinamizados por Edwin Maria John, Conselheiro da ONU para a ação dos Direitos da Criança, Margarida Mesquita, Professora Doutora e Coordenadora do Curso de Pós-graduação em proteção de Crianças em Perigo e Intervenção Local, IEPG/ISCSP, Ana Fazenda, Coordenadora da Equipa Técnica Regional do Algarve da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e Licínia Lourenço, Presidente da CPCJ de Lagoa.

No primeiro painel, o Conselheiro Edwin Maria John abordará a metodologia adotada na Índia que foi distinguida com o Prémio UNICEF San Marino por Alexander Bodini como a melhor organização liderada por crianças para a ação dos direitos da criança, em 2009. A metodologia "Círculos de Cidadania", é a base do trabalho desenvolvido pelo movimento "Global Governance from below", promovido pela organização neighborhood community network , iniciado na Índia pelo próprio conselheiro em 1998.

No segundo painel, a Professora Doutora Margarida Mesquita, irá promover um momento de reflexão sobre “O lugar da Criança: do direito a ser criança, à criança com direitos”, evidenciando a emergência da criança enquanto sujeito de direitos e a natureza desses direitos, correspondendo a uma nova perspetiva sobre o significado de ser criança e o reconhecimento da especificidade da infância.

Num terceiro momento, será apresentado pela Doutora Ana Fazenda, de forma breve, a história dos direitos das crianças e dos jovens, a partir do Iluminismo dos séculos XVII e XVIII, altura em que nasce uma consciência de que as crianças deixam de ser consideradas como adultos, mas seres em formação, e por este motivo devem ter um tratamento diferente dos adultos, com o painel “Os direitos das crianças e dos jovens no sistema protetivo português”.
Por fim, será apresentado pela Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, a história da CPCJ local e os respetivos dados estatísticos, à luz do Relatório de Atividades e Avaliação referente ao ano de 2018.

Edwin Maria John

Conselheiro da ONU para