O Município de Lagoa tem por objetivo assinalar datas importantes através de atividades diversas com a definição da Agenda local anual para a Igualdade e Cidadania de Lagoa em parceria com os agentes locais. 

A Agenda local para a Igualdade espelha o compromisso do Município de Lagoa com todos e todas as lagoenses, ambicionando que as atividades possam garantir uma maior sensibilização, igualdade e diversidade de ação e intervenção quer na esfera pública como privada. É preponderante o envolvimento de toda a organização, bem como dos agentes externos, como as empresas e as entidades de caráter solidário, que intervêm ao nível desportivo, recreativo, educativo e humanitário, para a concretização de atividades diferenciadas nestas matérias.

 

O Município de Lagoa, aceitando o desafio lançado pela Comissão Europeia e pela Agência Nacional ERASMUS + Educação e Formação, aderiu à iniciativa Network of Role Models, que se encontra na sua segunda edição. Esta iniciativa conta ainda com a participação de vários municípios de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

Network of Role Models ou Rede de Modelos Inspiradores é uma iniciativa europeia que visa promover a inclusão social, a cidadania, a igualdade de oportunidades, o respeito pelos Direitos Humanos, e pretende destacar cidadãos/ãs pelo seu percurso ou competências. Os Role Models (Modelos Inspiradores) são cidadãos/ãs do concelho de Lagoa que devido às suas experiências e objetivos, bem como às escolhas que efetuaram ao longo do seu percurso se tornaram reconhecidos a nível local, nacional ou mesmo internacional. Através da partilha de experiências, estes role models (modelos inspiradores) irão motivar os seus pares a ultrapassar os seus problemas, adversidades, sempre numa perspetiva positiva, resiliente e de superação.

A Agência Nacional ERASMUS + Educação e Formação é a entidade responsável por implementar a iniciativa europeia Modelos Inspiradores / Network of Role Models em Portugal

Para mais informações contacte o Gabinete de Igualdade de Género e Cidadania.

 

Plataforma My Polis

images

     A Câmara Municipal de Lagoa em parceria com a Associação Discurso Paralelo está a implementar o projeto “MyPolis – Cidadania 4.0 em Lagoa”, resultante da aprovação da candidatura ao Portugal Inovação Social.

Este projeto pretende promover a participação ativa das pessoas nas escolhas para a sua cidade com recurso a uma aplicação mobile e web e, paralelamente, promover uma educação para a cidadania por parte dos mais novos.

A utilização da ferramenta MyPolis insere-se numa estratégia de disponibilização de espaços e mecanismos de participação por parte de todas as pessoas de todas as idades na construção e melhoria das vivências comunitárias em Lagoa.

 

 mypolis21

 

 Para se registar e fazer alguma proposta de melhoria, aceda à plataforma através do seguinte link: https://beta.mypolis.eu/.

 

 

 

 

 

A Câmara Municipal de Lagoa em parceria com Between- Patersnships 4 Development e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa (CPCJ) irá promover uma conferência intitulada de “Refletir a Cidadania, Proteção e Inclusão na Infância”, no dia 2 de novembro, no Auditório do Convento de São José. Esta conferência surge no âmbito das comemorações dos 30 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos das Crianças.

 

A conferência terá quatro momentos, que serão dinamizados por Edwin Maria John, Conselheiro da ONU para a ação dos Direitos da Criança, Margarida Mesquita, Professora Doutora e Coordenadora do Curso de Pós-graduação em proteção de Crianças em Perigo e Intervenção Local, IEPG/ISCSP, Ana Fazenda, Coordenadora da Equipa Técnica Regional do Algarve da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e Licínia Lourenço, Presidente da CPCJ de Lagoa.

 

No primeiro painel, o Conselheiro Edwin Maria John abordará a metodologia adotada na Índia que foi distinguida com o Prémio UNICEF San Marino por Alexander Bodini como a melhor organização liderada por crianças para a ação dos direitos da criança, em 2009. A metodologia "Círculos de Cidadania", é a base do trabalho desenvolvido pelo movimento "Global Governance from below", promovido pela organização neighborhood community network , iniciado na Índia pelo próprio conselheiro em 1998.

 

No segundo painel, a Professora Doutora Margarida Mesquita, irá promover um momento de reflexão sobre “O lugar da Criança: do direito a ser criança, à criança com direitos”, evidenciando a emergência da criança enquanto sujeito de direitos e a natureza desses direitos, correspondendo a uma nova perspetiva sobre o significado de ser criança e o reconhecimento da especificidade da infância.

Num terceiro momento, será apresentado pela Doutora Ana Fazenda, de forma breve, a história dos direitos das crianças e dos jovens, a partir do Iluminismo dos séculos XVII e XVIII, altura em que nasce uma consciência de que as crianças deixam de ser consideradas como adultos, mas seres em formação, e por este motivo devem ter um tratamento diferente dos adultos, com o painel “Os direitos das crianças e dos jovens no sistema protetivo português”.
Por fim, será apresentado pela Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, a história da CPCJ local e os respetivos dados estatísticos, à luz do Relatório de Atividades e Avaliação referente ao ano de 2018.

 

 


Edwin Maria John
 

Edwin Maria John
Conselheiro da ONU para
a ação dos Direitos da
Criança
nota biográfica

           

 

 
Margarida Mesquita
 

Margarida Mesquita
ISCSP-ULisboa
nota biográfica

           
 
Ana Fazenda
 

Ana Fazenda
Coordenadora da Equipa
Técnica Regional do
Algarve da CMPDPCJ
nota biográfica

           
     

Licínia Lourenço
 

Licínia Lourenço
Presidente da CPCJ
de 
Lagoa
nota biográfica

           

 

 
Marcos Baraona
 

           
 
Marcos Baraona
 

 

           

 

 

  • CartazPrograma2
 
  • CartazBetween

 

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais artigos...

Igualdade e Cidadania

Imprimir


Igualdade de Género e Cidadania
37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 429
 +351 282 380 467
Caixa de correio eletronico 

 
 

Inscrições Prémio Maria Barroso