Vanessa Cunha

Vanessa Cunha
Socióloga
ICSUL

Vanessa Cunha é socióloga, investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e coordenadora do Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP). É ainda uma das coordenadoras da secção temática ‘Famílias e Curso de Vida’ da Associação Portuguesa de Sociologia e membro da Assembleia Geral da Associação para o Planeamento da Família.

Tem desenvolvido duas linhas de pesquisa: uma sobre baixa fecundidade, adiamento dos nascimentos e decisões reprodutivas; e outra sobre o papel dos homens e das políticas públicas na igualdade de género. Participou em vários projetos de investigação, coordenou o projeto "O duplo adiamento: as intenções reprodutivas de homens e mulheres depois dos 35 anos" (2012-2015) e atualmente coordena o projeto “PARENT – Procriação e Parentalidade em contexto de baixa fecundidade, mudança familiar e crise económica” (2018-2021).

Recentemente foi coorganizadora ou coautora das seguintes publicações: A(s) problemática(s) da Natalidade em Portugal: Uma Questão Social, Económica e Politica (2016); LIVRO BRANCO Homens e Igualdade de Género em Portugal (Imprensa de Ciências Sociais e Associação para o Planeamento da Família, 2016); “O impacto da crise nos nascimentos em Portugal: uma perspetiva territorial” (Instituto de Ciências Sociais, 2017); “Conciliação da atividade profissional com a vida familiar: igualdade entre mulheres e homens e natalidade” (Conselho Económico e Social, 2018).

 

 

Pin It