Carla Andrade

Carla Andrade
Psicóloga Clínica e Saúde

Mestre em Psicologia Clínica e Saúde, com Sub-área de Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Doutoranda em Psicologia, pelo Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e Investigadora no CIS, ISCTE-IUL.

Pós-Graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração – Mindfulness e outras abordagens. Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC) e Grau de Especialidade em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Exerce atividade profissional como Psicóloga Clínica e Saúde em Contexto Hospitalar, nomeadamente nas áreas da saúde mental, através da avaliação psicológica, intervenções psicoterapêuticas empiricamente validadas, intervenção em crise e emergências, e integração de Equipas de Saúde Mental Comunitária.

Desde, 2010 tem trabalhado como docente no ISMAT, lecionando unidades curriculares nas áreas de avaliação psicológica, psicopatologia, psicoterapias, intervenção em catástrofes, emergências e crises, e como orientadora de Estágios Curriculares.
Atualmente, está a realizar a Certificação como Professora de Mindfulness-based Stress Redution (MBSR) pelo Mindfulness-based Professional Training Institute (MBPTI) da Universidade da Califórnia, San Diego, vindo a orientar Programas de Redução de Stress em grupo, destinados à promoção da saúde e redução do stress.

Formação avançada em Intervenção em Crise Individual e em Grupo com Certificação da International Critical Incident Stress Foundation (ICISF), na Terapia Focada na Compaixão e na Terapia de Aceitação e Compromisso. Certificação de Formadora nas áreas e domínios da Psicologia/Psicossociologia e Educação para a Saúde, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Tem como áreas de interesse científico, e nas quais tem vindo a desenvolver projetos de investigação, as Terapias de Terceira Geração e sua aplicação às intervenções psicoterapêuticas (nomeadamente, nas áreas da patologia do comportamento alimentar e regulação de emoções) e a promoção da saúde mental junto de grupos vulneráveis (e.g., violência psicológica). Participação em Eventos e Congressos Científicos Nacionais e Internacionais como Oradora e integrando a Comissões de Organização.

 

 

Pin It