Os Municípios de Lagoa, Algarve e Lagoa dos Açores estão geminados desde 2008 e, nesse âmbito, várias iniciativas têm sido realizadas no sentido de estreitar as relações institucionais e promover uma maior e mais efetiva aproximação das populações.

Nessa perspetiva, um grupo de alunos dos 5º e 6º anos do Agrupamento de Escolas Rio Arade, acompanhado por três professores, fez uma visita de estudo ao Concelho de Lagoa, na Ilha de São Miguel, de 30 de maio a 5 de junho.

No primeiro dia, o grupo foi recebido nos Paços do Concelho pela Presidente da Câmara, Cristina Calixto Dec Mota e restante Executivo bem como membros do Gabinete de Apoio à Presidência. Durante a sua intervenção, a Presidente referiu esperar “que seja uma viagem memorável onde possam conhecer e contatar de perto com o melhor que a Lagoa e a ilha de S. Miguel tem para oferecer, em experiências que se esperam únicas e, sobretudo, que favoreçam a aprendizagem e a confraternização entre todos.” Por outro lado, realçou que a visita fortalecia a geminação estabelecida com Lagoa, Algarve na realização de atividades que fomentem o conhecimento de ambos os territórios não só na sua diversidade, em termos culturais, educacionais, sociais, turísticos e económicos, mas também no que eles têm de semelhante, como seja o nome e a atividade piscatória e a cerâmica, entre outras.

O grupo de alunos e professores algarvios ficou alojado na Pousada da Juventude, pertença daquele Município, tendo usufruído de um completo programa que passou por visitas diversas ao Concelho de Lagoa, bem como a locais emblemáticos da Ilha de São Miguel, nomeadamente à Fábrica de Chá da Gorreana, Centro Histórico da Ribeira Grande, Mercearia Central, Complexo das Piscinas de porto Caneiros, Expolab, Lagoa das Sete Cidades, Cidade de Ponta Delgada, Parque Atlântico e Portas do Mar, Cerâmica Vieira, Convento dos Franciscanos, Casa das Memórias, Biblioteca Municipal, Furnas e Jardim Terra Nostra.

Paralelamente, os alunos do Algarve tiveram oportunidade de interagir com os seus colegas açorianos, participando em diversas atividades organizadas pela Escola Secundária de Lagoa e pela Escola Básica Integrada de Água de Pau.

No próximo ano letivo será a vez de Lagoa, Algarve receber um grupo de alunos de Lagoa dos Açores, no âmbito do acordado entre os Executivos Municipais.

Candidatura Online aos apoios educativos

Plataforma Municipal Digital de Gestão Escolar