Arranca já na próxima segunda-feira uma campanha de testagem que permitirá à população residente no concelho de Lagoa e aos funcionários da autarquia, realizarem testes gratuitos à SARS –CoV-2, nas farmácias aderentes, num total de investimento que ultrapassa os 160 mil euros.  

O Município de Lagoa celebrou, durante o mês de maio, um protocolo de colaboração com a Associação Nacional de Farmácias que permitirá à população, independentemente da idade, e aos funcionários da autarquia realizar, gratuitamente, dois testes à SARS-CoV-2, nas farmácias do concelho, que para já aderiram a esta campanha. A realização dos testes dispensa receita médica, quem optar por realizar os dois testes, os mesmos terão de ter, no mínimo, um intervalo de 14 dias, entre eles, e não serão aplicados testes em munícipes ou funcionários que testaram positivo à SARS-CoV-2 nos últimos 90 dias, a contar a partir da intenção da realização do mesmo.

A testagem é realizada nas instalações das farmácias aderentes e, neste momento, aderiram à campanha a Farmácia Lagoa e a Farmácia José Maceta, ambas em Lagoa, e a Farmácia de Ferragudo. A realização dos testes obriga a marcação prévia através dos contatos telefónicos das respetivas farmácias.

A testagem é feita segundo um conceito de proximidade aos utentes, por profissionais da rede de farmácias, que, no caso de haver registos positivos, imediatamente os reportam no SINAVE, sistema gerido pelo Ministério da Saúde.

Esta campanha vem de encontro dos objetivos traçados pela Direção Geral de Saúde, no âmbito da Norma 019/2020 – Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, onde serão utilizados exclusivamente testes rápidos de antigénio (TRAg), com o objetivo de prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis e monitorizar a evolução epidemiológica da COVID-19.

“Não se trata de testar em massa, mas sim de dar oportunidade, aos munícipes e funcionários da autarquia, de testarem gratuitamente, quando assim o entenderem, contribuindo dessa forma para a campanha “Lagoa, Segura de Si” e para o aumento da confiança entre a população” afirmou o presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação.

A lista das farmácias aderentes poderá sofrer alterações, com a adesão de mais farmácias do concelho, e pode ser consultada nos sites da Câmara Municipal de Lagoa e da Associação Nacional de Farmácias.

Contatos telefónicos – Farmácias Aderentes

Farmácia Lagoa – 282 352 137

Farmácia José Maceta – 282 342 678

Farmácia de Ferragudo – 282 461 232

 

 

Pin It

Candidaturas on line - Apoios escolares

Candidaturas on line Apoios Escolares

COVID-19: página oficial

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável

Valores de 31/07/2021