Empreendedorismo e Inovação no pós-pandemia.

Uma caravana composta por empresários, empreendedores e diversas instituições públicas vai percorrer os 16 concelhos do Algarve, durante os meses de maio e junho, para promover o empreendedorismo, a inovação e o espírito empresarial, numa altura em que urge desencadear a retoma económica e repensar o futuro da região. O primeiro destes eventos acontece já no próximo dia 21 de maio, em Lagoa.

O Restart Algarve Innovation | Roadshow Autárquico é uma iniciativa conjunta da Associação Nacional de Jovens Empresários [ANJE], da Universidade do Algarve [UAlg-CRIA] e do Núcleo de Empresários da Região do Algarve [NERA], que uniram esforços na promoção do empreendedorismo, da inovação e da internacionalização na região, num período conturbado em que a retoma económica do Algarve, acompanhada por uma reflexão crítica sobre o seu futuro, se tornam prementes.

O Roadshow Autárquico consiste na realização de um périplo pelos vários concelhos da região, numa parceria institucional com os municípios algarvios, o IEFP, o IAPMEI e a CCDR-Algarve, ao longo de 16 sessões que vão decorrer entre os meses de maio e junho.

A estrutura dos eventos é a de um dia aberto, dividido em dois workshops com várias palestras. No período da manhã, o workshop “Cria a Tua Empresa”, promovido pela ANJE, tem como público-alvo jovens, empreendedores e desempregados, e pretende estimular o interesse pela iniciativa empresarial, bem como facultar algumas ferramentas úteis no processo de criação do próprio emprego ou negócio.

Durante a tarde, o workshop “Inovação, Internacionalização e Financiamento” promovido pelo NERA irá focar-se na apresentação de boas práticas empresariais nestes domínios, bem como das áreas prioritárias de financiamento por fundos europeus previstas no Plano de Recuperação e Resiliência e no Programa Operacional do Algarve 2021 – 2027.
Este workshop contempla ainda a apresentação do Concurso de Projetos Inovadores "INOVA ALGARVE 2.0", e tem como público-alvo empresários e quadros de start-ups e empresas do concelho.

Complementarmente pretende-se traçar um retrato sócio-económico do Algarve que permita avaliar os impactos provocados pela atual pandemia e identificar estratégias de apoio à recuperação económica. Para tal, serão convidados, em cada concelho, especialistas e profissionais de diferentes áreas - social, cultural, política e/ou económica – para debaterem, numa mesa redonda, o passado, o presente e o futuro do território.

Os eventos estão planeados para ocorrer presencialmente com um número de participantes reduzido (30 a 40 pessoas), cumprindo as normas sanitárias em vigor, e contemplam ainda a transmissão em direto nas redes sociais.
O roadshow Restart Algarve Innovation é apoiado pelo Programa Operacional Regional do Algarve 2014-2020 (CRESC ALGARVE 2020).

Hugo Barros [CRIA Coordenador Executivo]
Hugo Vieira [ANJE Vice Presidente]
Juan Correia [ANJE Diretor Nacional Algarve]
Marco Vieira [NERA Diretor Executivo]

 

 

Pin It

Candidaturas on line - Apoios escolares

Candidaturas on line Apoios Escolares

COVID-19: página oficial

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável

Valores de 21/06/2021