A Câmara de Lagoa e a Associação Vita Nativa acabam de assinar um protocolo que visa implementar um projeto de estímulo à fixação de aves no concelho.

“Alojamento Local para Aves” é o nome do projeto de educação ambiental que vai ser implementado durante os anos de 2021 e 2022 no concelho de Lagoa. Desenvolve-se no âmbito de um protocolo assinado, nos primeiros dias de janeiro deste ano, entre o Município e a Vita Nativa, uma Associação sem fins lucrativos dedicada à conservação do ambiente.

A implementação do projeto começa com a instalação e manutenção de várias dezenas de caixas-ninho em locais a identificar conjuntamente pelos técnicos da associação e do município. Esta e outras ações a desenvolver durante a vigência da parceria agora estabelecida, têm como objetivo promover a educação ambiental e divulgação científica junto de vários públicos, entre os quais a população escolar e vários agentes locais e regionais envolvidos na gestão do território.

Estimular a fixação de mais aves em locais específicos é um dos propósitos do “Alojamento local para aves”. Pretende-se assim aumentar o interesse, o conhecimento e os contactos mais diretos da comunidade humana, tanto com pequenas espécies como com algumas aves de rapina de média dimensão.

Para reforço da sensibilização dos cidadãos, este projeto contempla a instalação de câmaras de vídeo nalgumas caixas-ninho com transmissão em direto para uma plataforma on-line de acesso público.

O texto do protocolo assinado, e já em vigor, prevê que após os dois anos de vigência inicial possa vir a ser renovado mediante avaliação dos resultados.

Desta forma, o Município de Lagoa desenvolve mais um projeto alinhado com a estratégica de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 15º ODS que propõe “Proteger a Vida Terrestre”, e com a eleição da sustentabilidade, pelo segundo ano consecutivo, como tema orientador e prioritário da sua ação política.

 

 

Pin It

Candidatura Online aos apoios educativos

Plataforma Municipal Digital de Gestão Escolar

COVID-19: página oficial

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável

Valores de 05/04/2021