A entrega de cerca de 300 tablets e centena e meia de outros dispositivos de acesso à internet a alunos das escolas do concelho aconteceu esta quinta feira, 23 de abril.

Estes meios destinam-se às crianças e jovens, de todos os níveis de ensino que não dispunham de meios tecnológicos para acompanhar o ensino on line que está a ser implementado nos vários estabelecimentos de ensino de Lagoa, no contexto das medidas de prevenção do contágio por COVID-19.

Depois de um levantamento exaustivo dos casos de alunos que comprovadamente não dispunham de meios de ligação à internet, a Câmara de Lagoa promoveu uma parceria entre várias instituições que se disponibilizaram para ajudar a resolver a carência identificada.

As Uniões e Juntas de Freguesia do concelho, o Rotary Club, a EPIS (Associação de Empresários para a Inclusão), são as instituições que se juntaram ao Município de Lagoa para viabilizar a compra dos referidos equipamentos num valor que rondou os 75 mil Euros.

O processo de identificação das carências de meios de acesso ao ensino on line teve inicio imediatamente a seguir à declaração do estado de emergência nacional, a 18 de março de 2020, e culmina agora na entrega dos equipamentos adequados aos alunos das diferentes escolas do concelho de Lagoa.

Esta entrega de equipamento tecnológico pretende garantir a todos os alunos deste concelho algarvio o acesso e integração nos planos de ensino à distância, desenvolvidos por cada estabelecimento de ensino.

A iniciativa, articulada com as direções dos Agrupamentos de Escolas do concelho, inscreve-se no objetivo definido pelo Presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, de «não deixar ninguém para trás» neste tempo de impactos da pandemia do novo coronavírus.

Candidatura Online aos apoios educativos

Plataforma Municipal Digital de Gestão Escolar