O Município de Lagoa entregou casas condignas a cinco famílias carenciadas do concelho. A assinatura dos contratos de arrendamento apoiado teve lugar no edifício principal da Câmara de Lagoa no dia 3 de fevereiro 2020.

O executivo presidido por Luís Encarnação deslocou-se, na segunda feira seguinte, ao Bairro municipal de Porches onde foram atribuídas três casas, e ao Bairro Jacinto Correia no sitio do Poço Partido em Carvoeiro onde se localizam as outras duas, para verificar as condições de habitabilidade e de adaptação das famílias alojadas.

Nesta oportunidade Luís Encarnação afirmou que «enquanto houver um lagoense sem habitação digna, a missão da Câmara não estará concluída». Sublinhou ainda que o direito à habitação para além de garantir uma função social importante, está diretamente ligado ao desenvolvimento económico do concelho e da região, já que a oferta de mão de obra às empresas depende da oferta de habitação a custos compatíveis com os rendimentos das pessoas.

A escolha das famílias lagoenses que acabam de receber casa foi ditada por um concurso público onde os critérios mais pontuados foram as condições de habitabilidade dos candidatos à data da candidatura, cruzadas com o nível de rendimentos.

Estes concursos inscrevem-se no conjunto de políticas municipais de promoção da habitação que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2016, nomeadamente com a publicação do regulamento para a atribuição de habitações sociais, e com a atribuição de sete fogos em 2017. O Município de Lagoa admite a possibilidade de abrir novo concurso publico logo que fiquem disponíveis e reabilitadas outras habitações sob sua tutela.

Luís Encarnação afirmou que «para mitigar o problema da falta de habitação em Lagoa o município sente-se desafiado a procurar soluções. Entre estas está a aquisição de terrenos na freguesia de Porches para colocar no mercado de arrendamento, que se encontra em fase de conclusão. Mas está também a intensificação de esforços para aumentar a oferta de habitação apoiada.»

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável