No passado dia 30 de janeiro comemorou-se o Dia Escolar da Não-Violência e da Educação pela Paz, data que pretende sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de trabalhar valores como a tolerância, a aceitação da diferença, a generosidade, a responsabilidade e o respeito pelo próximo.

Este ano o portalbullying, plataforma de referência na área da prevenção da violência e promoção de relações saudáveis, também celebrou 10 anos de existência. E o município de Lagoa, é seu parceiro desde há 5 anos, trabalhando, consecutivamente, nas escolas e com a comunidade, para as boas relações escolares, promovendo cidadãos ativos, conscientes e capazes de defender uma causa, envolvendo-se em atividades que promovam a melhoria do ambiente escolar.

Esta parceria, que envolve o município, o portalbullying e as associações de pais dos agrupamentos Espamol e Rio Arade, tem vindo, ao longo destes 5 anos, a trabalhar com as crianças e jovens de todo o município, quer ao nível da prevenção quer ao nível da promoção de comportamentos mais ajustados. O seu modelo de trabalho passa não só pela intervenção com as crianças e jovens, mas também pela formação aos assistentes operacionais, aos docentes e aos encarregados de educação, versando sobre temáticas relacionadas com a saúde e educação.

Paralelamente a estas atividades, foram criados materiais de trabalho para as crianças e jovens do 1º e 2º ciclo. Estes guiões são entregues anualmente em sessões de esclarecimento, com a devida orientação de como devem ser trabalhados, pois permitem aflorar situações de violência entre alunos e suas formas de prevenção.

Foi também criado um observatório para a convivência escolar, que pretende divulgar os dados recolhidos a cada ano. Os dados referentes ao ano letivo anterior serão divulgados por ocasião do próximo Seminário subordinado à temática da não-violência. Este terá lugar dia 18 do presente mês no Auditório Carlos do Carmo e, à semelhança dos anos anteriores, será dada voz aos alunos do município e estes serão levados a debater as questões mais prementes para a melhoria do ambiente escolar, e apresentarão os trabalhos que têm vindo a desenvolver na área da cidadania.

Como neste mês de Fevereiro também se celebra o dia da Internet mais Segura e o dia dos Namorados (que substituiremos estas comemorações pelo dia dos afetos, pois a nossa responsabilidade é refletir com as crianças e jovens o valor das relações e a forma que estas devem assumir), iremos realizar a ação de formação “Novas formas de Relacionamento – desafios dos docentes para as novas tecnologias” para os docentes do município e uma sessão de esclarecimento para os pais, com dicas e estratégias para uma utilização mais segura e feliz da internet, bem como iremos criar e divulgar material para a prevenção/promoção das relações amorosas saudáveis.

O município irá ainda distribuir os guiões a todos os alunos do agrupamento escolar, bem como todo o material criado para o efeito, teremos sessões mensais de tutoria e assessoria às turmas, consultas especializadas , que visam trabalhar a área da violência e da convivência entre pares, e em breve iremos anunciar mais material de prevenção e promoção das boas relações entre crianças para o publico mais jovem, estando já previstas ações para Março, com o lançamento de um livro infantil e um workshop para educadores de infância e professores do 1º e 2º ano.

Este é um projeto de continuidade, pois a forte aposta nas crianças e jovens deste município, para que se tornem cidadãos justos, cooperantes e ativos, é grande e o município está determinado a melhorar as relações escolares e a promover uma vivência mais justa e só com projetos de proximidade à escola e que não se esgotem num ano letivo, é que conseguiremos apoiar um adequado desenvolvimento e uma comunidade escolar mais ativa.

 

 

Pin It

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.