O culminar das atividades comemorativas dos 247 anos da criação do concelho de Lagoa decorreu no Auditório Carlos do Carmo, no dia 18 de janeiro, com concerto de André Sardet e João Só, cuja a atuação foi precedida da apresentação do ano temático de 2020 que decorrerá sob o lema de Lagoa 2020 – Cidade Sustentável.

No âmbito das comemorações dos 247 anos da criação do concelho de Lagoa, foi dada a conhecer temática para o ano 2020. Lagoa abraçou neste ciclo de gestão as causas da educação, da inclusão, de uma gestão inteligente e sustentada dos nossos recursos, fomentando as aprendizagens através de uma educação permanente, bem como a inovação, a participação, a colaboração e o pensamento crítico de todos e de todas as cidadãs.

Neste contexto, Lagoa dá continuidade a uma política de anos temáticos que marcou o primeiro ciclo de gestão 2013-2017, preparando-nos agora para trabalhar a sustentabilidade, dedicando 2020 à continuidade de desenvolvimento de medidas tendentes a atingir as metas previstas nos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) subscritos pelos países presentes na Organização das Nações Unidas no âmbito da AGENDA 2030.

Com base neste desígnio, o Município de Lagoa assume o seu papel de instituição de referência profundamente comprometida com a prossecução de um desenvolvimento sustentável. Um desenvolvimento sustentável que corresponde a um modo de desenvolvimento capaz de responder às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de crescimento das gerações futuras. O objetivo global é melhorar as condições de vida das pessoas, preservando simultaneamente o meio envolvente a curto, médio e, sobretudo, longo prazo. Este desenvolvimento sustentável comporta um triplo objetivo: um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente

sustentável, que para ser alcançado, depende do planeamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

“O Município de Lagoa empenha-se todos os dias para que tais objetivos sejam cumpridos, porque um desenvolvimento sustentável deve ser visto enquanto um direito humano, nós temos o poder! O poder de criar máquinas, o poder de criar felicidade, o poder de fazer mais e melhor! Então, em nome da humanidade, vamos todos nos unir e lutar por um mundo melhor, sem deixar ninguém para trás.”

 

 

Pin It

Lagoa 2020 - Cidade Sustentável

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.