“Das primeiras palavras à literacia: compreender e promover o desenvolvimento comunicativo e linguístico” foi o mote para o programa de formação acreditada pelo Centro de Formação de Albufeira, Lagoa e Silves que envolveu 40 profissionais.

Esta iniciativa foi direcionada para os profissionais que trabalham direta e indiretamente na área da literacia. Educadores de infância, professores do 1º ciclo e da educação especial, bibliotecários, psicólogos, terapeutas da fala entre outros com intervenção na área da promoção e mediação da leitura, integraram o grupo que beneficiou deste investimento que o Município de Lagoa tem em curso para prevenir as dificuldades de aprendizagem nas áreas da leitura e escrita nas escolas do concelho.

João Canossa Dias, diretor técnico da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), foi o formador convidado pela Câmara de Lagoa, Algarve, para desenvolver conjuntamente com os 40 participantes, soluções de melhoria das competências comunicativas e linguísticas especialmente nos primeiros anos de vida e de escolaridade.

Na ausência destas competências, a participação da criança nos processos de aprendizagem e de inclusão fica seriamente ameaçada, pelo que esta intervenção preventiva, inscrita no âmbito do programa municipal do livro e da leitura “Lagoa a Ler”, vem reforçar um conjunto mais vasto de medidas em que a Câmara de Lagoa tem vindo a apostar.

Agenda de Lagoa - Out/Nov 2019