Lagoa sentou-se à mesa com os melhores sabores do país. Foi na 39ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém onde o Município de Lagoa participou como convidado especial.

 

Um dos dez municípios portugueses convidados a mostrar os seus sabores no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém de 2019, que decorreu entre 24 de outubro e 3 de novembro, foi Lagoa, Algarve.

E ao sétimo dia da festa onde se prova Portugal, 30 de outubro, o destaque foi para a genuinidade diferenciadora dos sabores do concelho de Lagoa. A gastronomia e a doçaria tradicionais revelaram-se numa relação de cumplicidade com os melhores vinhos produzidos neste território, a que se associaram as interpretações do cancioneiro popular algarvio do Grupo de Cantares Fonte Nova.

A participação de Lagoa foi particularmente apreciada em três momentos altos.   Primeiro, à hora do almoço, apresentou-se “Um mar de tradições” com iguarias de Moreia frita, Muxama de atum, Peixe Alimado, Ovas de Polvo Secas, Sardinha da boa morte e Feijoada de Buzinas.

Cerca das 17 horas, foi tempo de “Pecado conventual” com a apresentação e degustação dos Florados de Lagoa, aromatizados pelo suave e doce Algarmoscatel da ÚNICA. À hora de jantar, pelas 20 horas, voltou a acontecer um momento gastronómico marcante, desta vez intitulado “Lagoa, a sua história, os seus produtos e a cozinha”. Serviram-se então petiscos como o Biqueirão estivado, a Cavala de conserva com cenoura temperada, a Sopa de Lingueirão com batata-doce e as Papas de Milho talhadas com caldo de ameijoas.

O Restaurante Charneco foi o embaixador gastronómico de Lagoa, enquanto a doçaria esteve representada pela especialista Cremilde Paias Andrez, ambos originários de Estômbar.

Os três destacados momentos deste sétimo dia do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém 2019 foram harmonizados com os vinhos da Quinta dos Vales, Monte dos Salicos, Dona Niza e pela ÚNICA.  

Pin It

Agenda de Lagoa - Out/Nov 2019

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.