No passado dia 12 de setembro de 2019, no promontório de Nossa Sr.ª. da Rocha, Porches, a Câmara Municipal de Lagoa promoveu mais uma conferência no âmbito do projeto MuCidmuseu da cidadania e dos movimentos sociais, intitulada “Um programa de ação: transmitir o saber fazer, preservar a memória e lutar contra a corrente” pelo Prof. Doutor Filipe Themudo Barata, coordenador da Cátedra UNESCO em património imaterial, da Universidade de Évora.

A sessão foi aberta pela Vereadora da Cultura, Ana Martins, que apresentou o projeto MuCid e o integrou na estratégia cultural que está a ser implementada em Lagoa, onde as questões da cidadania são estruturantes. Aproveitou ainda o momento para, em breves palavras, ressalvar a importância do património cultural e, em particular, do santuário de Nossa Sr.ª da Rocha, para um desenvolvimento sustentável.

Paulo Lima, antropólogo e coordenador do projeto, apresentou, de forma breve, o MuCid e o conferencista.

Filipe Themudo Barata, professor catedrático da Universidade de Évora, desenvolveu, e partilhou, uma reflexão sobre os atuais referenciais da sociedade global e como esses referenciais criam dificuldade na transmissão do património cultural imatrial, nomeadamente o património ligado às práticas sociais. Foi igualmente transmitida a importância da salvaguarda deste património, dando alguns exemplos de caminhos a seguir e de boas práticas, quer nacionais quer feitas em outros países, em particular em África.

Esta conferência contou com a presença musical do La Mar de La Música Ensemble, que interpretou temas seculares e religiosos transversais à cultura cristã, mourisca e sefardita, encontrados tanto em fontes escritas da época, como em recolhas feitas por etnomusicólogos.

A 28 de setembro, pelas 17h00, acontecerá mais uma conferência MuCid, a realizar no Auditório Carlos do Carmo, cujo tema será “História Oral e Movimentos Sociais”, e será proferida pela Prof.ª Doutora Luísa Tiago de Oliveira, do ISCTE-IUL.

Recorde-se que o MuCid – museu da cidadania e dos movimentos sociais é um projeto em curso e será instalado nos antigos Paços do Concelho de Lagoa, cuja abertura prevê-se para 2021, após obras de valorização no edifício que foi uma ermida construída no último quartel do séc. XVIII, e que em 1859 foi adquirida pela Câmara Municipal de Lagoa para aí instalar a casa da cidadania lagoense.

Agenda de Lagoa - Out/Nov 2019