Teresa Lacerda
Coordenadora do Serviço Nacional de apoio e Twinning

CONFERÊNCIA
"Metodologias ativas de aprendizagem com o eTwinning"

Nesta conferência abordar-se-á o tema “Metodologias ativas de aprendizagem com o eTwinning”, pretendendo-se dar a conhecer a dinâmica do eTwinning na sala de aula presencial e/ou a distância, apresentando-a como uma perspetiva de integração curricular e com recurso a metodologias ativas.

De facto, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória afirma-se como referência para a organização de todo o nosso sistema educativo e, neste sentido, os projetos eTwinning podem contribuir de forma determinante ao nível dos princípios, áreas de competência e valores preconizados na prática de sala de aula. Assim, os projetos eTwinning são uma mais-valia para a promoção de metodologias ativas na sala de aula, alargando o campo de abrangência de professores e alunos através da implementação de práticas de cooperação e colaboração entre elementos da sua escola e de escolas estrangeiras.

OFICINA
"Da planificicação ao desenvolvimento de um projeto eTwinning"

Nesta oficina pretende-se dar a conhecer as fases subjacentes à planificação, formalização, desenvolvimento, avaliação e disseminação de um projeto eTwinning para implementar em sala de aula. A participação neste workshop requer a inscrição prévia no Portal eTwinning. O tutorial disponível https://www.etwinning.pt/site/inscricao ajuda a concretizar essa ação.

Adelina Moura
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa

CONFERÊNCIA
"Estratégias educativas e recursos digitais mediados por tecnologias móveis"

Esta conferência tem como objetivo dar a conhecer estratégias educativas para potenciar os dispositivos móveis dos alunos dentro e fora da sala de aula. Nesta conferência, falra-se-á de como a generalização dos dispositivos móveis vem ampliar os suportes e a forma como aprendemos e trabalhamos. Havendo cada vez mais recursos em formato digital acessíveis aos professores e aos alunos, em qualquer momento e lugar, e sendo recorrente, na sociedade atual, o uso de tecnologias digitais a escola não deverá ficar alheada desta realidade.

OFICINA
"Transformar ambientes de aprendizagem através do Escape Room Educativo (ERE)"

Esta oficina tem como objetivo explorar o conceito de ERE e aprender como se faz. Sendo o ERE uma tendência crescente, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem possibilita a criação de atividades bastante desafiadoras devido à sua capacidade de promover o trabalho em equipa, a liderança, o pensamento criativo e a comunicação de maneira atrativa para os alunos.

José Malaquias
Um dos fundadores da The Inventors

José Malaquias nasceu em 1964 no Concelho de Sintra. É licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Tem um Master em Gestão Comercial e Marketing. Frequentou em 2015 o curso de Auditor de Defesa Nacional. Tem um percurso profissional com mais de 30 anos de experiência. É um dos fundadores da The Inventors que desde 2016 desenvolve produtos e programas didáticos para crianças nas áreas das engenharias, artes e criatividade atuando em Portugal, Reino Unido e Holanda.

José Malaquias
Um dos fundadores da The Inventors

CONFERÊNCIA

"The Inventors: o caminho para o Sec XXI"

Vivemos atualmente num contexto não só pela pandemia mas acima de tudo pelos enormes desafios que todos vamos ter no futuro, nomeadamente as novas gerações, em que a necessidade de encontrar novas soluções e tecnologias para a educação se tornou cada vez mais evidente.

A curiosidade humana, nomeadamente a das crianças e adolescentes, deve ser estimulada e potenciada ao máximo.

Se calhar, mais do que ensinar ofícios, há que mostrar às nossas crianças e jovens o enorme potencial que reside em cada um deles...há que permitir a experimentação de várias valências...há que desenvolver a capacidade que todos temos para aprender e para fazer coisas diferentes.

OFICINA

"The Inventors - Vamos construir um piano electrónico"

Nesta oficina os participantes irão explorar juntos o fantástico mundo da criação, inventando e construindo um piano eletrónico. Num só projeto irão ter contacto com o mundo da física, eletrónica, música, história e da mecânica. Esta oficina inclui a montagem dos elementos eletrónicos, a construção dos componentes mecânicos e uma introdução às notas musicais. Quem participar, irá receber todo o material necessário para la construção do piano eletrónico.

Adelina Moura
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa

Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e Tecnologia Educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra. Colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027.

37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José