Banner dark

 

 

 

 

Decorrerá em Lagoa, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, o Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente, SABERES EM FESTA, fruto de uma parceria constituída, no segundo ano consecutivo pelo Município de Lagoa (Algarve) pela Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP),pela Direção de Serviços da Região do Algarve (Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) e Universidade do Algarve.

SABERES EM FESTA, terá lugar nos espaços culturais do Auditório Carlos do Carmo e no edifício histórico do Convento de S. José, oferecendo momentos de participação diversificada como workshops, debates, exposições, mostras, espetáculos, num ambiente de aprendizagem, convívio e animação, em que se procura a promoção da cultura e da educação para todos, em todas as idades e contextos da vida social.

Tal como no ano transato, SABERES EM FESTA 2018 pretende reunir as muitas organizações e iniciativas que, enquanto frutos do dinamismo e do empenho cívico da sociedade algarvia, fomentam a curiosidade, a confiança, a vontade de saber mais e capacitam para a criação ou fruição de obras culturais: atividades de natureza cívica, socioeconómica, científica, artística, ambiental, desportiva ou recreativa; projetos que decorrem em instituições de promoção cultural e educativa para todos, (por exemplo, bibliotecas, museus, universidades seniores); iniciativas de ligação de escolas, centros de formação ou universidades à comunidade em geral.

As propostas de participação deverão ser inscritas preferencialmente até 20 de julho de 2018, no formulário.

Quaisquer esclarecimentos adicionais ou no apoio à formulação de candidaturas poderá usar o endereço  ou o contacto telefónico 282 380434.

 

 

Estamos perante um mundo que se encontra a sofrer mudanças tão rápidas que se torna fundamental que as próprias escolas, currículos e pedagogias reflitam e acompanhem essa dinâmica. Neste sentido, os atores-chave educativos, desde o governo, autarquias, direções escolares, até aos professores que trabalham nas escolas, procuram frequentemente na inovação novas respostas para problemas antigos.

A Câmara Municipal de Lagoa, sensível e alerta para estas mudanças, e confrontada com as necessidades emergentes do concelho, abriu as portas do município para uma intervenção conjunta entre as áreas da educação, arquitetura e engenharia, rumo ao desenvolvimento e implementação de uma Escola Aprender+, promotora de sucesso e de qualidade das aprendizagens de todos os alunos, num ambiente inovador, flexível, autónomo e inclusivo.

 

 

 

A Educação Permanente tem vindo a revelar que fora do meio escolar também se aprende e se desenvolvem atitudes e aptidões essenciais à vivência de todos os dias. Ao longo da vida, todos/as produzimos e adquirimos conhecimentos e competências, nas mais variadas ocasiões e dentro dos mais diversos contextos.

Aprendemos quando trabalhamos, observamos e escutamos, lemos, tocamos, cantamos ou dançamos; quando brincamos e praticamos desporto; quando fruímos ou produzimos obras, viajamos, passeamos na cidade e no campo; ou quando nos envolvemos em organizações e atividades de natureza cívica e social …

De facto, nascemos muito incompletos, mas dotados de uma capacidade permanente e quase ilimitada de buscar a perfeição, através de uma aprendizagem constante com outras pessoas e com o mundo em geral. Ora, neste processo permanente de aperfeiçoamento espera-se que a sociedade que nos integra proporcione os contextos e apoios mais adequados. Cabe, pois, às autarquias, como estrutura social mais próxima dos cidadãos, assegurar os meios e as medidas indispensáveis para que a educação aconteça em todos os momentos e espaços da vida local. Só assim é possível que o país avance decididamente na direção de uma sociedade educadora, assente em Concelhos Educadores e em Cidades Educadoras.

Dando continuidade aos Encontros Regionais de Educação Permanente de 2017 e 2018, com o objetivo de reunir e dar a conhecer as múltiplas e valiosas experiências de “Educação fora da Escola” que têm lugar um pouco por todo o país e, particularmente no Algarve, vai realizar-se em Lagoa a 3.ª edição deste certame, agora centrado nas atividades de Educação de Adultos que se enquadram no âmbito das Cidades Educadoras.
Assente numa parceria entre o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP), e o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços Regionais do Algarve e Universidade do Algarve esta iniciativa terá lugar no Convento de S. José | Centro Cultural, a 29 e 30 de novembro de 2019, por ocasião do Dia Internacional da Cidade Educadora, este ano assinalado sob o mote “Escutar a cidade para a transformar”.

Banner (Farol Alfanzina Lanterna)

 

 

 

 

 

JavaScript must be enabled in order for you to use Google Maps.
However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser.
To view Google Maps, enable JavaScript by changing your browser options, and then try again.

Imprimir

Escola Aprender+

37°08'42.3"N 8°30'12.1"W
Rua Domn João II
Mexilhoeira da Carregação
8400-092 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 101 110
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Imprimir


Educação

37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 455
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

documentos 1   

Valores de 10/04/2021