Banner dark

Decorrerá em Lagoa, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, o Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente, SABERES EM FESTA, fruto de uma parceria constituída, no segundo ano consecutivo pelo Município de Lagoa (Algarve) pela Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP),pela Direção de Serviços da Região do Algarve (Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) e Universidade do Algarve.

SABERES EM FESTA, terá lugar nos espaços culturais do Auditório Carlos do Carmo e no edifício histórico do Convento de S. José, oferecendo momentos de participação diversificada como workshops, debates, exposições, mostras, espetáculos, num ambiente de aprendizagem, convívio e animação, em que se procura a promoção da cultura e da educação para todos, em todas as idades e contextos da vida social.

Tal como no ano transato, SABERES EM FESTA 2018 pretende reunir as muitas organizações e iniciativas que, enquanto frutos do dinamismo e do empenho cívico da sociedade algarvia, fomentam a curiosidade, a confiança, a vontade de saber mais e capacitam para a criação ou fruição de obras culturais: atividades de natureza cívica, socioeconómica, científica, artística, ambiental, desportiva ou recreativa; projetos que decorrem em instituições de promoção cultural e educativa para todos, (por exemplo, bibliotecas, museus, universidades seniores); iniciativas de ligação de escolas, centros de formação ou universidades à comunidade em geral.

As propostas de participação deverão ser inscritas preferencialmente até 20 de julho de 2018, no formulário.

Quaisquer esclarecimentos adicionais ou no apoio à formulação de candidaturas poderá usar o endereço  ou o contacto telefónico 282 380434.

Estamos perante um mundo que se encontra a sofrer mudanças tão rápidas que se torna fundamental que as próprias escolas, currículos e pedagogias reflitam e acompanhem essa dinâmica. Neste sentido, os atores-chave educativos, desde o governo, autarquias, direções escolares, até aos professores que trabalham nas escolas, procuram frequentemente na inovação novas respostas para problemas antigos.

A Câmara Municipal de Lagoa, sensível e alerta para estas mudanças, e confrontada com as necessidades emergentes do concelho, abriu as portas do município para uma intervenção conjunta entre as áreas da educação, arquitetura e engenharia, rumo ao desenvolvimento e implementação de uma Escola Aprender+, promotora de sucesso e de qualidade das aprendizagens de todos os alunos, num ambiente inovador, flexível, autónomo e inclusivo.

A Educação Permanente tem vindo a revelar que fora do meio escolar também se aprende e se desenvolvem atitudes e aptidões essenciais à vivência de todos os dias. Ao longo da vida, todos/as produzimos e adquirimos conhecimentos e competências, nas mais variadas ocasiões e dentro dos mais diversos contextos.

Aprendemos quando trabalhamos, observamos e escutamos, lemos, tocamos, cantamos ou dançamos; quando brincamos e praticamos desporto; quando fruímos ou produzimos obras, viajamos, passeamos na cidade e no campo; ou quando nos envolvemos em organizações e atividades de natureza cívica e social …

De facto, nascemos muito incompletos, mas dotados de uma capacidade permanente e quase ilimitada de buscar a perfeição, através de uma aprendizagem constante com outras pessoas e com o mundo em geral. Ora, neste processo permanente de aperfeiçoamento espera-se que a sociedade que nos integra proporcione os contextos e apoios mais adequados. Cabe, pois, às autarquias, como estrutura social mais próxima dos cidadãos, assegurar os meios e as medidas indispensáveis para que a educação aconteça em todos os momentos e espaços da vida local. Só assim é possível que o país avance decididamente na direção de uma sociedade educadora, assente em Concelhos Educadores e em Cidades Educadoras.

Dando continuidade aos Encontros Regionais de Educação Permanente de 2017 e 2018, com o objetivo de reunir e dar a conhecer as múltiplas e valiosas experiências de “Educação fora da Escola” que têm lugar um pouco por todo o país e, particularmente no Algarve, vai realizar-se em Lagoa a 3.ª edição deste certame, agora centrado nas atividades de Educação de Adultos que se enquadram no âmbito das Cidades Educadoras.
Assente numa parceria entre o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP), e o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços Regionais do Algarve e Universidade do Algarve esta iniciativa terá lugar no Convento de S. José | Centro Cultural, a 29 e 30 de novembro de 2019, por ocasião do Dia Internacional da Cidade Educadora, este ano assinalado sob o mote “Escutar a cidade para a transformar”.

Banner (Farol Alfanzina Lanterna)

Escola Aprender+

37°08'42.3"N 8°30'12.1"W