Estamos perante um mundo que se encontra a sofrer mudanças tão rápidas que se torna fundamental que as próprias escolas, currículos e pedagogias reflitam e acompanhem essa dinâmica. Neste sentido, os atores-chave educativos, desde o governo, autarquias, direções escolares, até aos professores que trabalham nas escolas, procuram frequentemente na inovação novas respostas para problemas antigos.

A Câmara Municipal de Lagoa, sensível e alerta para estas mudanças, e confrontada com as necessidades emergentes do concelho, abriu as portas do município para uma intervenção conjunta entre as áreas da educação, arquitetura e engenharia, rumo ao desenvolvimento e implementação de uma Escola Aprender+, promotora de sucesso e de qualidade das aprendizagens de todos os alunos, num ambiente inovador, flexível, autónomo e inclusivo.

 

 

Missão

O projeto Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores, surge como proposta de investigação-ação-intervenção, cujo objetivo central se prende com a promoção do sucesso de todos com todos, através do desenvolvimento de uma cultura de autonomia, flexibilidade e inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e do município.

Considerando o papel que a tecnologia e as ferramentas digitais gradualmente vão desempenhando no quotidiano escolar e das comunidades, este projeto alia o desafio tecnológico ao pedagógico, potenciando o desenvolvimento de uma escola “transformadora” desde a estratégia até à metodologia. 

 

Com quem?

O projeto “Escola Aprender+: Ambientes educadores inovadores” irá ser desenvolvido com toda a comunidade educativa do Concelho de Lagoa.

 

 

 

Decorrerá em Lagoa, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, o Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente, SABERES EM FESTA, fruto de uma parceria constituída, no segundo ano consecutivo pelo Município de Lagoa (Algarve) pela Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP),pela Direção de Serviços da Região do Algarve (Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) e Universidade do Algarve.

SABERES EM FESTA, terá lugar nos espaços culturais do Auditório Carlos do Carmo e no edifício histórico do Convento de S. José, oferecendo momentos de participação diversificada como workshops, debates, exposições, mostras, espetáculos, num ambiente de aprendizagem, convívio e animação, em que se procura a promoção da cultura e da educação para todos, em todas as idades e contextos da vida social.

Tal como no ano transato, SABERES EM FESTA 2018 pretende reunir as muitas organizações e iniciativas que, enquanto frutos do dinamismo e do empenho cívico da sociedade algarvia, fomentam a curiosidade, a confiança, a vontade de saber mais e capacitam para a criação ou fruição de obras culturais: atividades de natureza cívica, socioeconómica, científica, artística, ambiental, desportiva ou recreativa; projetos que decorrem em instituições de promoção cultural e educativa para todos, (por exemplo, bibliotecas, museus, universidades seniores); iniciativas de ligação de escolas, centros de formação ou universidades à comunidade em geral.

As propostas de participação deverão ser inscritas preferencialmente até 20 de julho de 2018, no formulário.

Quaisquer esclarecimentos adicionais ou no apoio à formulação de candidaturas poderá usar o endereço  ou o contacto telefónico 282 380434.

 

 

Numa sociedade em constante e acelerada mudança, a educação de crianças e jovens torna-se cada vez mais um desafio que deve ser partilhado entre todos: famílias, escolas e comunidade em geral. Criar as condições necessárias para que essas crianças e jovens desenvolvam as suas potencialidades requer uma pluralidade de olhares, do ponto de vista científico e profissional, sendo fundamental a promoção de encontros que contribuam para a partilha de experiências, de conhecimentos e de novas perspetivas sobre o desenvolvimento infantil e juvenil.

Nesse sentido, comprometida com o seu papel enquanto agente educador, impulsionador e criador de estratégias que promovam o desenvolvimento holístico das suas crianças e jovens, a Câmara Municipal de Lagoa propõe-se a organizar um dia de reflexão que aborde, além das competências cognitivas - com enfoque na aprendizagem da leitura e escrita - a importância do desenvolvimento das competências emocionais para a aprendizagem em contexto educativo e da promoção da capacidade de reflexão, questionamento e resolução de problemas na formação de crianças e jovens com pensamento crítico, criativo e intuitivo.

Ainda no âmbito da leitura, e em torno dos livros e das histórias, pretende-se com este Colóquio refletir sobre como criar experiências de literacia (emergente) para todos, de forma a tornar a promoção da leitura acessível aos diversos perfis de leitores, isto é, a qualquer pessoa. Destacam-se ainda no programa deste dia, os benefícios da leitura em voz alta para o desenvolvimento infantil com a apresentação de um projeto de biblioterapia em unidades de neonatologia e o conceito de parentalidade positiva, enquanto promotor de relações saudáveis entre pais, mães e filhos.

Reforçando o sentido de partilha de experiências e a aquisição de conhecimentos e competências, e com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas dos participantes, na parte da tarde propõe-se ainda a realização de um conjunto de workshops subordinados às temáticas da comunicação para todos, das dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita e da filosofia para crianças e jovens.

 

 PROGRAMA COMPLETO 

 

PALESTRANTES 


Lourdes Mata
  Lourdes Mata
ISP - Instituto Universitário
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre    

 

 
Patrícia Constante
  Patrícia Constante
CM Matosinhos
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre   Workshop Lourdes Mata
 
João Canossa Dias
  João Canossa Dias
ARCIL
nota biográfica
      Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre   Workshop Lourdes Mata
         

Sandra Barão Nobre
  Sandra Barão Nobre
Abiblioterapeuta.com
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre    
 
Dina Mendonça
  Dina Mendonça
IFILNOVA, NOVA FCSH, UNL
nota biográfica
      Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre   Workshop Lourdes Mata
 
Magda Gomes Dias
  Magda Gomes Dias
EPPEP | Blog Mum's the boss
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata  

Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre

 
         

Patrícia Constante
  Maria Helena Horta
ESEC Universidade do Algarve
nota biográfica
  Vídeo Lourdes Mata
       
     

 

 

 

 

 

A Educação Permanente tem vindo a revelar que fora do meio escolar também se aprende e se desenvolvem atitudes e aptidões essenciais à vivência de todos os dias. Ao longo da vida, todos/as produzimos e adquirimos conhecimentos e competências, nas mais variadas ocasiões e dentro dos mais diversos contextos.

Aprendemos quando trabalhamos, observamos e escutamos, lemos, tocamos, cantamos ou dançamos; quando brincamos e praticamos desporto; quando fruímos ou produzimos obras, viajamos, passeamos na cidade e no campo; ou quando nos envolvemos em organizações e atividades de natureza cívica e social …

De facto, nascemos muito incompletos, mas dotados de uma capacidade permanente e quase ilimitada de buscar a perfeição, através de uma aprendizagem constante com outras pessoas e com o mundo em geral. Ora, neste processo permanente de aperfeiçoamento espera-se que a sociedade que nos integra proporcione os contextos e apoios mais adequados. Cabe, pois, às autarquias, como estrutura social mais próxima dos cidadãos, assegurar os meios e as medidas indispensáveis para que a educação aconteça em todos os momentos e espaços da vida local. Só assim é possível que o país avance decididamente na direção de uma sociedade educadora, assente em Concelhos Educadores e em Cidades Educadoras.

Dando continuidade aos Encontros Regionais de Educação Permanente de 2017 e 2018, com o objetivo de reunir e dar a conhecer as múltiplas e valiosas experiências de “Educação fora da Escola” que têm lugar um pouco por todo o país e, particularmente no Algarve, vai realizar-se em Lagoa a 3.ª edição deste certame, agora centrado nas atividades de Educação de Adultos que se enquadram no âmbito das Cidades Educadoras.
Assente numa parceria entre o Município de Lagoa e a Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP), e o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços Regionais do Algarve e Universidade do Algarve esta iniciativa terá lugar no Convento de S. José | Centro Cultural, a 29 e 30 de novembro de 2019, por ocasião do Dia Internacional da Cidade Educadora, este ano assinalado sob o mote “Escutar a cidade para a transformar”.

Banner (Farol Alfanzina Lanterna)

 

 

 

 

 

O VIII Congresso Nacional das Cidades Educadoras inscritas na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), irá decorrer entre 15 e 18 de maio, no Centro de Congressos do Arade em Lagoa do Algarve.

O programa deste Congresso pretende reforçar e valorizar três dimensões distintas, que concorrem em diferentes patamares para a realidade das nossas cidades: a política, a técnica e a da investigação académica.

Para refletir e afirmar estas dimensões, o programa prevê como pontos altos do VIII Congresso Nacional, duas mesas de autarcas, nos dias 15 e 17 de maio, a participação de conferencistas de prestígio nacional e internacional que trarão a debate os temas “Criar (na) Cidade”, “Periferias” e “Cidades e redes”, bem como, a apresentação de estudos académicos de Instituições de Ensino Superior.

De sublinhar ainda que este será o primeiro Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras que contará com jovens vindos de todo o território nacional e ilhas que terão a oportunidade de participar em diversas atividades e que serão envolvidos no processo de criação de propostas que melhorem as nossas cidades e a nossa sociedade.

Mostrando-se essencial capacitar os jovens para que estes se tornem agentes ativos e dinamizadores das suas comunidades, este será o espaço ideal para refletir os territórios, identificando as suas oportunidades e desafios e partilhar com os seus pares, ideias e experiências para potenciar as mesmas.

O Congresso reserva ainda espaço para um programa cultural a decorrer no dia 18 de maio, o percurso performativo “Um Rio… de Encontro ao Mar”, que convida os participantes a conhecer a identidade de alguns locais de Lagoa através de uma viagem pelas memórias, lendas, contos e espíritos enraizados no imaginário coletivo.



 

 

 

CONFERENCISTAS 


Carlos Fortuna
  Carlos Fortuna
FEUC

  Biografia do Carlos Fortuna   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre     

 

 
Inês de Oliveira
  Inês Guedes de Oliveira
Universidade de Aveiro

  Biografia do Inês de Oliveira   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre    
 
Paulo Dias
  Paulo Dias
Reitor UAB

  Biografia do Paulo Dias   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre    
         

Jaqueline Moll
  Jaqueline Moll
UF do Rio Grande

  Biografia da Jaqueline Moll   Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre    

 

 
Alberto Salume
  Alberto Salume
Prefeitura de Vitória

  Biografia do Alberto Salume    Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre     
 
Rosa Maria Coutinho
  Rosa Maria Coutinho
UNICEF Portugal

  Biografia do Alberto Salume    Sinopse da conferência Sandra Barão Nobre     

 

 

JavaScript must be enabled in order for you to use Google Maps.
However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser.
To view Google Maps, enable JavaScript by changing your browser options, and then try again.

Imprimir

Escola Aprender+

37°08'42.3"N 8°30'12.1"W
Rua Domn João II
Mexilhoeira da Carregação
8400-092 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 101 110
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Imprimir


Educação

37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 101 110
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.
ACEITAR NÃO