Patrícia Constante

Câmara Municipal Matosinhos

Desafios para a avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem no 1.ºCEB

Sinopse:

Uma criança que não aprende a ler e a escrever eficazmente na entrada do 1.º CEB, dificilmente conseguirá utilizar estas competências para aprender. Por outro lado, a leitura e a escrita são competências que não se desenvolvem espontaneamente, mas que requerem uma aprendizagem consciente por parte de quem lê e escreve.

Frequentemente, as dificuldades dos alunos são detetadas tardiamente, quando já experienciaram um elevado nível de insucesso. Sendo um grupo heterogéneo, é essencial caraterizar as dificuldades dos alunos, não com o objetivo de diagnosticar ou rotular, mas antes para delinear planos de intervenção adequados às competências evidenciadas.

A investigação tem mostrado, de modo inequívoco, que a intervenção nos anos iniciais de aprendizagem é eficaz, com a maioria das crianças, na prevenção e remediação de dificuldades de leitura. A investigação deve ocorrer de modo contingente com a identificação das dificuldades dos alunos e deve assumir um cariz individualizado e sistemático.

Neste workshop será apresentada uma plataforma digital de avaliação e intervenção nas dificuldades de leitura no 1.º CEB, bem como serão discutidas diferentes metodologias de intervenção face a diferentes perfis de leitura.

37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José