Orçamento Participativo

Mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade.

 

 

 

logo orcamento participativo

                   site Foto presidente 

 

 

Caros e caras Lagoenses:

O caminho que percorremos desde 2014 demonstra que o Orçamento Participativo (OP) é e continuará a ser uma área que nos une cada vez mais e por isso agradeço a todos e a todas por se interessarem e por tornarem a nossa cidade cada vez mais sustentável, inclusiva e enquadrada nas necessidades de cada um de vós, mas também de toda a comunidade lagoense.

Atribuímos, desde a primeira edição do OP, 300 mil euros. Respeitamos e executamos as decisões dos/as nossos/as cidadãos/ãs com o máximo empenho, realizando os projetos apresentados e votados pelas pessoas e, pretendemos continuar nesta jornada.

No entanto, a edição de 2020, a realizar num contexto de pandemia, obriga-nos a alterar a nossa habitual vivência em sociedade face aos riscos de saúde pública associados a eventos que geram maior proximidade entre as pessoas.

Assim, tal situação obriga-nos a alterar a metodologia de apresentação e votação de propostas na edição do Orçamento Participativo de Lagoa, com recurso à plataforma Lagoa Participa, substituindo os encontros de participação em cada uma das freguesias por uma participação através dos canais de comunicação à distância.

Não deixamos de lado a participação das nossas pessoas nos processos de governação local e estamos, como sempre, dedicados à criação de condições para que se mantenha ativo e participativo na vida da sua comunidade.

Em 2020 renova-se, tal como em todos os anos, o investimento no valor de 300 mil euros. Por isso não deixe de apresentar a sua proposta de investimento! Diga-nos o que gostaria de ver construído na sua terra para benefício de todas as pessoas que escolhem Lagoa para viver, visitar ou trabalhar!

Os nossos serviços e as diversas Juntas de Freguesia estarão disponíveis para ajudar todas as pessoas que pretendam inscrever-se na plataforma digital do Orçamento Participativo de Lagoa em https://op.cm-lagoa.pt/ e apresentar a sua proposta já a partir de maio, votando também por meios eletrónicos durante o mês de agosto no projeto que considerar mais viável e prioritário para Lagoa.

Contamos convosco, reafirmando o empenho da Câmara Municipal de Lagoa em criar estratégias que mantenham a participação ativa das pessoas na vida pública, favorecendo a propagação de valores e de práticas de cidadania democrática.

Os melhores projetos nascem sempre de uma mente sonhadora e o Orçamento Participativo de Lagoa visa sempre apoiar os sonhos dos/as Lagoenses, procurando consensos e a participação de todos e de todas!

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa,

Luís Encarnação

 

 

 Despacho Comissão de Coordenação do OP 
Regulamento do Orçamento Participativo de Lagoa
 OP2020: Normas de Apresentação de Propostas e Votação por meios digitais

 

Pin It

Igualdade e Cidadania

Imprimir


Igualdade de Género e Cidadania
37°08'14.2"N 8°27'13.5"W
Convento São José
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 429
 +351 282 380 467
Caixa de correio eletronico 

 
 

Imprimir

 

Edifício dos Paços do Concelho
37°08'06.7"N 8°27'23.6"W
Largo do Município 
8401-851 Lagoa 
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 400
Número de faxe +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Sítio na Internet do Orçamento Participativo de Lagoa

documentos 1   

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.