Cultura

 

"Conhecer para Divulgar"
Caminhadas de Descoberta da História Natural de Lagoa

Percurso dos 7 Vales Suspensos
(30 de abril de 2019)

Caminho dos Promontórios e Caminho do Algar Seco
(07 de maio de 2019)

 

O Município de Lagoa promove a realização de caminhadas de descoberta da história natural do litoral do Concelho, no âmbito da Campanha “Conhecer para Divulgar”, dirigidas aos agentes turísticos do Concelho que, pela natureza das suas funções, desempenham um papel extremamente importante na promoção dos locais de interesse do Concelho de Lagoa.

A Campanha insere-se numa estratégia de afirmação de Lagoa como um destino turístico distintivo e de excelência que assenta na valorização e proteção do território e dos seus valores naturais e patrimoniais e encoraja os visitantes a uma atitude exploratória, porém respeitadora e sustentável.

O primeira périplo, agendado para 30 de abril, propõe uma caminhada ao longo do Percurso dos 7 Vales Suspensos, no litoral de Lagoa, à descoberta de valores naturais e cénicos singulares, de que se destaca a complexa geologia das arribas. O percurso estende-se por pouco mais de 5 quilómetros e meio, ligando a Praia de Vale Centeanes à Praia da Marinha.

O próximo périplo, agendada para 7 de maio, propõe uma caminhada ao longo do Caminho dos Promontórios e Caminho do Algar Seco no litoral de Lagoa, à descoberta de valores naturais e cénicos singulares, de que se destaca a complexa geologia das arribas. O percurso estende-se por pouco mais de 7 quilómetros e meio, ligando a Praia de Molhe à Praia do Paraíso e um troço de passadiço entre Carvoeiro e o Algar Seco.

 

PROGRAMA

 

RECOMENDAÇÕES

Caminhar a longo do litoral é uma atividade saudável e aprazível. Mas atenção! Como qualquer atividade exploratória no mundo natural, uma excursão nesta zona não está isenta de perigos pelo que, recomendamos que não corra riscos desnecessários que poderão transformar um agradável passeio numa tragédia. Para além dos cuidados recomendados pelo bom senso, chamamos a atenção para os seguintes cuidados de segurança: 

 

USE EQUIPAMENTO ADEQUADO

Use calçado confortável e adequado a caminhadas. A roupa deverá também ser adequada à atividade e às condições meteorológicas previstas para a altura do percurso. Não se esqueça do chapéu. Leve água e um pequeno lanche.
Se tiver uma vara de caminhada ou walking stick, leve-o porque pode ser útil.

Não se esqueça da máquina fotográfica para mais tarde recordar… 

 

NÃO SE APROXIME DEMASIADO DA CRISTA DAS ARRIBAS

Mantenha distâncias de segurança

Os ventos, por vezes fortes, a ondulação do mar ou uma pedra solta, poderão provocar uma queda. Há muitos troços em consola que poderão ser instáveis e desmoronar. Respeite a sinalética de perigo. 

 

NÃO SE APROXIME DEMASIADO DO BORDO DOS ALGARES

Mantenha distâncias de segurança

Muitos algares estão vedados. Não ultrapasse esses obstáculos para a sua segurança.

 

CAMINHE SEMPRE ACOMPANHADO

Caminhar em grupo é mais seguro. Se não pode evitar de fazer a sua caminhada sem companhia, partilhe a sua posição em tempo real, através de uma aplicação no seu telemóvel ou smartphone.

 

ALGUMAS PLANTAS E FUNGOS SÃO TÓXICOS

Algumas plantas e muitos cogumelos, são venenosos ou tóxicos. Não os ingira, mesmo se julga conhecê-los, nem os aproxime dos olhos ou ferimentos. Há ainda plantas espinhosas que poderão produzir arranhões dolorosos com tendência para infetar. Os animais são, em geral, inofensivos. Há no entanto alguns que produzem picadas dolorosas – abelhas, vespas, aranhas e pequenos escorpiões que, por isso, não deverão ser incomodados.

 

 

Pin It

Imprimir

Cultura
37°08'05.9"N 8°27'21.0"W
Largo do Municipio
8400-357 Lagoa
Portugal 
Número de telefone +351 282 380 400
 +351 282 380 444
Caixa de correio eletronico 

Inscrições Prémio Maria Barroso

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies de acordo com estas instruções.