fb capa 1

O ano de 2020 é marcado pelo quingentésimo aniversário da fundação da povoação de Ferragudo, instituída pela carta de privilégios da Rainha D. Leonor, de 21 de agosto. Uma longevidade assinalável, digna de ser comemorada com a pompa e circunstância inerentes à memória centenária do lugar.

Sob a égide do 500º aniversário, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo juntaram esforços e prepararam um conjunto de iniciativas que, ao longo do ano, irão ter lugar sob o mote Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar. Neste vasto e rico programa comemorativo pretende-se envolver ativamente o povo de Ferragudo, como comunidade visada que é, mas também a participação de todos os lagoenses. Um programa que, ao pôr em destaque a vila e sede de freguesia e o seu espaço territorial, mais que assinalar o acontecimento dos 500 anos per si, presta-se a deixar uma marca indelével sobre a passagem desta histórica e irrepetível ocasião.

A programação foi trabalhada no sentido de abranger as mais diversas áreas, das artes ao exercício físico, da historiografia à gastronomia, do artesanato às festividades populares. Neste âmbito, irá ter lugar um colóquio que discutirá o passado e o futuro da localidade, composto por um conjunto de palestras a cargo de investigadores que têm trabalho sobre a história e o património locais, distribuídas ao longo do dia 31 de outubro (sábado). No mesmo dia, e no contexto do colóquio, que decorrerá no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, será lançado um trabalho de investigação histórica, da autoria de David Roque, intitulado: Ferragudo: uma economia local no Algarve setecentista. O programa do colóquio apresenta as palestras distribuídas ao longo do primeiro dia, organizadas em painéis temáticos. No dia seguinte, para o encerramento do colóquio terão lugar visitas guiadas ao património de Ferragudo.

Arquivo Municipal de Lagoa
37°08'08.6"N 8°27'16.8"W